[ editar artigo]

Indústria 4.0: o futuro da indústria

O que você prevê para o futuro da indústria?

Internet das coisas, sistemas de informação na nuvem, aulas de robótica para crianças, impressoras 3D, transformação digital, Inteligência artificial, consumidores conscientes, etc etc etc. Estamos no olho do furacão, e a indústria vem sentindo o impacto nos últimos 10 anos.

Indústria 4.0 é um termo para nos referir ao movimento de transformação da indústria com a vinda de todas aquelas buzzwords que eu citei acima. 4.0 porque é a quarta vez que a indústria sofre um completo processo de transformação, por isso também é usado o termo Quarta Revolução Industrial.

 

Muito além dos robôs

A industria 4.0 vai além da automação com a vinda de robôs. Basta lembrar que as montadoras já utilizam robôs há pelos menos uns 15 anos. A internet da coisas (máquinas conectadas a internet) e sistemas de gestão em nuvem, permitiram a análise dos dados coletados das máquinas em real time. É como se, agora, os braços da fábrica estivessem finalmente conectados ao sistema nervoso central. A coleta e análise de dados das máquinas tem possibilitou melhor compreensão e gestão das operações. Por isso muitos utilizam o termo Smart Factory, ou fábrica inteligente. Ou seja, a Indústria 4.0 tem muito mais a ver com a revolução da Informação do que a robotização.

Uma parte da definição da industria 4.0 fala da transferência de autonomia e decisões autônomas para um sistema ciber-físico com o melhor uso da informação.

 

Indústria 4.0 ainda nos seus estágios iniciais

Podemos dizer que ainda estamos nos estágios iniciais dessa revolução. como a Boston Consulting coloca: estamos no estágio de compreensão. As empresas estão implementando porém ainda de forma isolada.

“Este é exatamente o mesmo fenômeno que a gente vê em outros segmentos em processo de transformação digital. Isto é, vemos muitas industrias no estágio de intenção de transformação com esforços isolados, sem ainda ter uma visão estratégica mais ampla em um cenário macrocósmico da coisa 

 

Bate papo sobre indústria 4.0

Para entender melhor o conceito e quais os impactos da industria 4.0 e traçar um panorama do cenário brasileiro, eu chamei um consultor, especialista em melhorias de processo para a indústria. O Jameson Moreira é empresário e atua com consultoria de processos na industria desde 2010.

A ideia dessa conversa era trazer uma visão macro deste fenômeno e provocar reflexões sobre como está a minha empresa em relação a essa transformação digital e quais as oportunidades. 

Ele acabou trazendo muitas dicas importantíssimas, contou um pouco sobre a visita a fábrica da BMW, um grande case nesse assunto e muito mais. 

 

Espero que vocês tenham gostado dessa nossa troca de ideias.

Fique a vontade para deixar nos comentários um pouco da sua visão sobre o assunto e o que você enxerga como oportunidade. 

Um grande abraço

Clube Sebrae
Matheus Ferraz
Matheus Ferraz Seguir

Escritor e consultor de SEO @Upwell

Ler matéria completa
Indicados para você