[ editar artigo]

OS 5 ERROS QUE PODEM MATAR UMA EMPRESA

OS 5 ERROS QUE PODEM MATAR UMA EMPRESA

A maioria das pessoas ainda inicia um negócio sem o devido planejamento, e muitos desses empreendedores irão perder grande parte do seu investimento logo nos primeiros meses de empresa aberta. Por que isso acontece? 
Principalmente porque cometem os 5 erros que descrevo abaixo:

1 – Iniciar a empresa sem o capital financeiro necessário. Como consequência, precisarão recorrer a empréstimos logo nos primeiros meses de empresa aberta. Nessa fase, a empresa ainda não tem crédito em bancos, e o empreendedor se obriga a aceitar juros altos e parcelas que não terá condições de liquidar.

2 – Não fazer ações planejadas de marketing. Por terem iniciado o negócio com poucos recursos, não sobra dinheiro para investir em marketing; consequentemente, não vendem o montante necessário para cobrir as despesas, e a empresa passa a gerar prejuízos mês a mês.

3 – Não ter reserva financeira para manter a vida pessoal/familiar por pelo menos 6 meses. Muitos empreendedores acreditam que poderão retirar pró-labore logo nos meses iniciais da empresa aberta. No entanto, a empresa não terá como remunerá-los antes de 6 meses. Mas, como não há outra fonte de renda para o sustento pessoal/familiar, acabam se obrigando a retirar dinheiro da empresa, mesmo que esta não esteja em condição financeira capaz de suportar essa retirada mensal.

4 – Formar o custo e o valor de venda dos produtos de forma errada. Esse é o erro mais recorrente, cometido não somente por empreendedores inexperientes, mas também por empresários que já estão há tempo no mercado. De cada 10 micro e pequenas empresas, pelo menos 8 usam erroneamente o conceito de mark-up para formar o valor de venda de seus produtos, quando o conceito adequado a ser usado é o de margem de contribuição.

5 – Não se preparar para ser empresário. Geralmente, quando alguém pensa em abrir uma empresa, a intenção está ligada a um conhecimento técnico, ou seja, a algo que a pessoa sabe fazer; no entanto, grande parte dos empreendedores não se preocupa em aprender sobre gestão. Como consequência, comente erros que podem levar a empresa à falência.

Clube Sebrae
Márcio Gomes Seguir

Administrador, consultor de empresas, especialista em gestão financeira. O que eu faço? Ajudo pessoas a terem mais qualidade de vida, mais controle de seus negócios e a ganharem mais dinheiro.

Ler matéria completa
Indicados para você