[ editar artigo]

Os benefícios e as dificuldades de trabalhar em home office

Os benefícios e as dificuldades de trabalhar em home office

O home office já é uma realidade em diversos segmentos do mercado. Além de ser uma forma de trabalho que vem crescendo entre trabalhadores que possuem carteira registrada, este modelo deve ser ainda mais difundido com a aprovação dos ajustes na lei trabalhista.

Além disso, diversos empreendedores que resolveram sair de seus empregos e tentar carreira solo acabam optando por ofertar o serviço de freelancer, consultoria ou trabalho remoto. Esse contexto naturalmente acaba transformando a casa na sede da empresa!

Já imaginou poder gerenciar sua empresa de casa, ou até viajando ao redor do mundo? Pois bem: é possível.

 

Como é trabalhar no home office

 

No meu caso, o home office permite maior controle sobre minha rotina e produtividade, pois tudo depende de eu me organizar e gerenciar a vida pessoal e a profissional. Acaba sendo uma liberdade extra na hora de gerenciar a vida.

Além de tudo, tive o benefício de juntar o trabalho com um grande hobby: poder viajar para qualquer lugar do mundo. A regra é somente ter acesso a internet e tempo para trabalhar entre uma viagem e outra.

Talvez então, o maior benefício de se manter uma rotina de home office seja ter mais liberdade para realizar projetos pessoais. Isso sem contar que acabo perdendo bem menos tempo no deslocamento diário até a sede do escritório.

Este tempo extra pode virar uma hora a mais de sono, tempo para exercícios ou até mesmo mais tempo para ler livros e assistir a seriados. Isso acaba contribuindo para aumentar a qualidade de vida, o humor, diminuir o stress e melhorar a saúde.

Falando assim parece que tudo é muito fácil, no entanto também existem dificuldades. Talvez a maior delas seja a organização. Por isso é importante ter as tarefas tanto pessoais quanto profissionais bem definidas. Caso contrário, o dia pode ser frustrante e improdutivo tanto para o lado pessoal quanto para o profissional.

Outra coisa importante é que o home office depende de conectividade. Então, ter internet veloz e sempre disponível é muito importante. Outro problema é a aceitação. Muita gente ainda não acredita que alguém possa trabalhar remotamente ou de casa. Então o trabalho é colocado em cheque o tempo todo e o profissional precisa provar que realmente está trabalhando e mostrar resultados.

 

Como otimizar o trabalho no home office

Vista-se como se fosse sair para trabalhar

Este foi uma das primeiras dicas que lí sobre home office. Embora trabalhar de casa dê a liberdade de trabalhar da cama, de pijama, isso vai fazer a preguiça aumentar a cada dia e o trabalho começar a ficar cada vez mais improdutivo.

Então, durante as horas de trabalho, a melhor forma de manter a produtividade em alta e o cérebro em alerta é conservar uma rotina de acordar sempre no mesmo horário, tomar café e arrumar-se. A diferença é que em vez de perder 30 a 40 minutos se deslocando para a empresa você irá sentar em um canto da casa para trabalhar.

Tenha um espaço para você trabalhar, longe da cama

Para manter uma rotina saudável de trabalho e evitar misturar afazeres pessoais com os profissionais é preciso definir um espaço da casa, bem iluminado e arejado, para trabalhar. Também é importante cuidar da postura. Então trabalhar da cama ou do sofá deve ser uma prática evitada.

Tenha uma rotina

Manter uma rotina de trabalho é importante para não misturar afazeres domésticos com a rotina de trabalho. Isso pode fazer você misturar as coisas e achar que está trabalhando muito mais do que deveria, ficando cansado e improdutivo.

Para ajudar a manter a rotina existem diversas ferramentas que podem ajudar a organizar as tarefas e gerenciar o trabalho remoto. Já fiz um artigo aqui no clube sobre isso, veja só: as ferramentas para gerenciar uma empresa remotamente.

Deixe claro para família e amigos que você está trabalhando

Trabalhar de casa não é estar de férias. A maioria das pessoas não entende que é possível trabalhar em casa. Portanto é importante avisar a família e amigos que sim, você estará trabalhando em determinados horários. Ou seja, você não poderá dar aquelas escapadinhas para ir buscar algo no supermercado ou dar atenção para os amigos a qualquer horário do dia.

Varie o lugar de trabalho com cafés e coworking

Trabalhar todo dia de casa pode se tornar chato muito rápido. Portanto, uma forma de tentar não cansar da rotina e não enjoar da casa (ou fugir de família e amigos para se concentrar em algum projeto importante) é visitar algum café próximo de casa.

É incrível a quantidade de cafés que tem internet e já estão preparados para pessoas que irão sentar e trabalhar por algumas horas. Há também a possibilidade de procurar espaços de coworking, que possuem infraestrutura para trabalhadores remotos. Nestes lugares, inclusive, você pode alugar um espaço para ser a sede da sua empresa, gerenciando correspondências e até telefonemas para você.

 

Home office: um passo a mais para o nomadismo digital

Atualmente eu trabalho remotamente, fato que me permite trabalhar de qualquer lugar do mundo. Costumo dizer que o nomadismo digital é como um home office: a diferença é que o “home” pode ser em qualquer lugar do mundo.

Tudo começou com uma experiência de home office, já gerenciando projetos com minha empresa. Como as coisas começaram a dar certo, o nomadismo digital foi o próximo degrau. Assim, atualmente quando viajo tento ficar em apartamentos e tentar levar uma rotina normal, como se estivesse no Brasil.

Portanto, o modelo de home office vale como um grande teste para melhorar a qualidade de vida, conseguir achar mais tempo para os amigos e família, desenvolver uma melhor auto disciplina e até ser uma forma de tirar do papel o sonho de viajar mais, gerenciando a empresa remotamente.

 

Clube Sebrae
Fernando Kanarski
Fernando Kanarski Seguir

É Nômade Digital, já rodou por 28 países e só em 2016 pisou nos 5 continentes enquanto trabalhava remotamente. Em 2015, largou seu cargo de Sócio na agência para realizar o sonho de viajar ao redor do mundo enquanto trabalha como consultor.

Ler matéria completa
Indicados para você