Os caminhos para a seleção de bons fornecedores
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Os caminhos para a seleção de bons fornecedores

Selecionar bons fornecedores para seu negócio pode não ser uma tarefa fácil, e ainda mais difícil que tê-los é mantê-los.

Alguns fatores são fundamentais para a escolha de seus fornecedores: atendimento, qualidade, capacidade produtiva e logística, preço, prazo de pagamento, pontualidade, flexibilidade, entre outros.

Mas os itens mencionados acima, não são novidade para sua empresa. O que realmente faz de um fornecedor um parceiro, é mostrar para "ele" sua importância e trazê-lo para perto de sua empresa.

Passou o tempo em que o custo de produção era um segredo. Nos dias atuais os custos costumam ser entendidos e acordados entre clientes e fornecedores, uma vez que todos precisam ganhar neste jogo.

Para a execução eficiente da formação de parceria com fornecedores, minimamente se faz necessária a identificação da "Curva A" de compras de sua empresa, ou seja, os materiais que não podem faltar em seu estoque. Após, identifique quem são os fornecedores já desenvolvidos para estes itens mais importantes e inicie uma aproximação de parceria.

Traga-o (s) para conhecer sua estrutura, por mais simples que ela seja. Fale de seus planos de crescimento, sendo estes objetivos ou sonhos. Mostre a importância deste (s) fornecedor (es) neste seu plano.

Conheça a estrutura de seu fornecedor e o que ele tem feito para crescer ou minimamente se manter no mercado. Se necessário e se o seu segmento permitir, firme contratos básicos de fornecimento, com regras claras de abastecimento e rupturas.

Por melhor que sejam seus fornecedores, se mantenha atento ao mercado quanto aos preços praticados, possibilidade de materiais substitutos e opções de fornecimento secundárias (plano B).

Acordos comerciais entre clientes e fornecedores, são primeiramente baseados em relações humanas, e no final das contas, as pessoas querem atenção. Seja cordial e trate bem seus parceiros, pague-os em dia ou mantenha-os informados sobre possibilidades de atraso, use de planejamento antecipado para que todos tenham tempo adequado de trabalhar com qualidade e segurança, pois é no momento de "apuro" que estes últimos dois itens são deixados de lado para garantir a entrega a "qualquer custo".

É bem provável que o que sua empresa faz, outras tantas fazem igualmente. Para manter seus clientes fiéis, além do produto que você negocia, uma experiência positiva deve ser vivida por seus clientes e isso envolve energia dedicada aonde realmente agrega valor e reconhecimento ao seu negócio. Esta experiência começa no fechamento de um pedido ou contrato e termina na entrega do produto, dentro do prazo e na qualidade esperada.

Uma vez que seu cliente seja surpreendido com seu jeito de trabalhar, além da fidelidade, você conquistará um "vendedor" de seu produto, que atuará a seu favor no marketing ativo de sua empresa. Por isso repense sua cadeia completa, para que esta experiência de seu cliente seja intensa e marcante.

Estas parecem ser práticas simples, mas muitas empresas devido a correria do dia a dia não as realizam e isso enfraquece as parcerias com o passar do tempo.

Espero ter contribuído com minhas experiências.

Abraço e boa sorte!

Jameson Emanoel Moreira

Professor na FGV/Grupo ISAE e

Consultor BPM na Velg Assessoria Empresarial.

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