[ editar artigo]

Os Dez Termos em Inglês Usados no Meio Empresarial

Same Store Sales (SSS)

Muito utilizado em empresas de comércio, é o comparativo das vendas declaradas das mesmas lojas que se encontravam no mesmo local no período atual e no mesmo período do ano anterior.

 

Break-even Point

A tradução literal dele é “ponto de equilíbrio”. Essa métrica reflete o quanto o negócio precisa vender para não dar lucro e nem prejuízo.

É uma ferramenta importante para a empresa, pois além de permitir a análise de viabilidade de um negócio, também possibilita o controle dos resultados.

 

Return on Investiments (ROI)

Traduzindo para o bom português, retorno sobre investimento é um indicador que é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado.

 

Stakeholders

Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles.

 

Spin-off

Muito realizado em séries de televisão, spin-off é utilizado para designar aquilo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente.

No meio empresarial, é um negócio derivado de um já existente. Exemplo: A Reserva criou um negócio derivado chamado Reserva Mini (para o público infantil).

 

Brainstorm

Significa tempestade cerebral ou tempestade de idéias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras “brasin”, que significa cérebro, intelecto e “storm”, que significa tempestade.

É uma metodologia muito utilizada em empresas para resolver problemas específicos.

 

Budget

É um termo da língua inglesa que significa orçamento.

É frequentemente utilizado no meio empresarial para designar o orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa.

No orçamento são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.

 

Forecast

É a análise real do que foi previsto no budget. É uma comparação periódica (normalmente com periodicidade inferior à do budget) entre os dados estimados e os dados reais.

Caso haja uma discrepância acentuada nessa comparação, a empresa pode definir novas estratégias.

 

Core business

Quem nunca ouviu a pergunta: qual o core da empresa? Bom, o termo Core Business significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado.

 

Turnover

Se fossemos abrasileirar esse termo, a melhor tradução é rotatividade de pessoal. No contexto de Gestão de Pessoas, está relacionada com o desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los.

 

Esses são alguns dos termos mais falados em reuniões estratégicas de negócio e são de extrema importância.

 

Fonte: Informativo Mensal - Setembro/2017 - Contabilidade Noce.

Clube Sebrae
Claudio Noce
Claudio Noce Seguir

Experiência profissional de mais de 15 anos na área Contábil, Tributária e Trabalhista, com sólido conhecimento em legalização de empresas, e planejamento tributário em ME e EPP. Atualmente proprietário do escritório CONTABILIDADE NOCE.

Ler matéria completa
Indicados para você