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Os negócios promissores para os próximos anos

Os negócios promissores para os próximos anos

Para quem quer se sair bem no mundo dos negócios, a palavra de ordem é inovação, seja em momentos de crise econômica, seja em épocas de economia estável. Isso porque, todos os empreendedores desejam apostar seu dinheiro em negócios rentáveis e diferenciados.

Neste artigo, mostraremos quais são as principais tendências em negócios promissores para os próximos anos. E a relação a seguir traz novidades que acabam de começar ou são bastante promissores para dominar o mercado em bem pouco tempo. Acompanhe:

1 - Serviços ligados à automação

A automação (tornar as coisas automatizadas) veio para, literalmente, salvar nossa vida. Com ela, podemos ter mais tempo para realizar mais coisas em nosso dia a dia, além do trabalho — pois ganha-se mais tempo.

A robótica é um exemplo de tecnologia que facilitará todos esses serviços num futuro bem próximo. Isso porque, no Japão, a automação já é uma realidade e nos EUA ela já está chegando.

2 - Inteligência Artificial (IA)

Outra tendência em negócios promissores para os próximos anos é a Inteligência Artificial. Se as Startups já são um show com esse tipo de tecnologia, agora serão os produtos de transações robustas e já firmadas no mercado que estarão mais “inteligentes”.

Você, empreendedor, pode apostar em Inteligência Artificial investindo em customizar produtos segundo o perfil do seu cliente ou trabalhar com montantes de dados de clientes de empresas.

As principais características dos sistemas e máquinas com IA são:

  • Capacidade de raciocínio e de aprendizagem;
  • Reconhecimento de padrões visuais e sensoriais e de comportamento;
  • Inferência (aplicar o raciocínio em situações cotidianas).

3 - Educação Online (e-learning)

O formato de Educação a Distância já se popularizou em cursos profissionalizantes, de graduação e de pós-graduação. Porém, o conceito pode crescer ainda mais. Na gastronomia ele também já é muito utilizado e, agora, as aulas de maquiagem e mesmo de atividades físicas, entre muitas outras, podem apostar nessa mesma ideia.

4 - Aplicação de Realidade Virtual e Realidade Aumentada

As chamadas tecnologias imersivas vieram para ficar, mas ainda são tão novas que poucos as enxergam como oportunidade de negócio. Isso é tão verdade que os conceitos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada podem ser confundidos.

A primeira tem o objetivo de realidade virtual, transportar o usuário para dentro do mundo virtual e imersivo “dentro” do computador. Um exemplo são os óculos de realidade virtual, onde é colocado o smartphone e a pessoa pode ser levada para uma cidade que fica no planeta sem sair do lugar.

A Realidade Aumentada tem o propósito de expandir nossas possibilidades da realidade usando elementos digitais, mas não levando o indivíduo para um mundo digital. Um exemplo é o aplicativo para smartphones “Pokémon GO”, da Nintendo. Com ele, os usuários capturam monstrinhos virtuais (que aparecem na tela) no mundo real, bastando ligar a câmera do celular e procurá-los em qualquer lugar.

5 – Compartilhamento de serviços e objetos

A chamada economia colaborativa mostra que veio para ficar. Prova disso são os serviços baseados na “uberização”, compartilhamento de serviços e objetos que se popularizou com o aplicativo Uber e está se espalhando por outras áreas.

São exemplos o compartilhamento de carros, ferramentas, alimentos e até de casas, entre outras coisas. Essa tendência se une a outra: negócios que com grandes propósitos, a maioria fundamentados na sustentabilidade.

6 - Comida saudável

As comidas que trazem a proposta da saudabilidade estão em alta. As possibilidades são tantas que é possível apostar em todas elas ou focar em apenas um nicho. Os produtos para pessoas com dietas restritivas são uma necessidade e sua demanda só cresce. São exemplos:

  • Produtos livres de glúten, lactose, açúcar, corantes, etc.;
  • Superfoods, que são os alimentos altamente nutritivos como linhaça e quinoa;
  • Produtos orgânicos, cujo interesse vem aumentando vertiginosamente;
  • Comidas vegetarianas e veganas também têm tido bastante procura;
  • Técnicas naturais de produzir pães com fermentos naturais também é uma tendência.

Nesses segmentos, aposte em lojas físicas e virtuais especializadas nesses alimentos ou em restaurantes para pessoas com dietas restritivas, como os intolerantes à lactose e os celíacos (que não podem ingerir glúten).

Mas quem pretende investir nesse nicho deve saber que há certos desafios a enfrentar, como atender aos padrões requeridos para comercializar esses alimentos, o custo dos ingredientes e acertar na receita e apresentação do produto.

7 – Aluguel de energia solar

Isso é muito novo! Que tal alugar energia solar para grandes redes? Essa é uma super oportunidade de serviço porque as grandes empresas podem conseguir poupar muito dinheiro com essa tecnologia. Isso porque com o arrendamento de energia solar, há uma diminuição nos impostos cobrados e nos gastos com eletricidade.

E isso tudo sem falar no impacto positivo que tais empresas podem gerar no meio ambiente, o que agrega valor a essas instituições. São bons clientes dessa tecnologia as farmácias e os supermercados.

8 – Leitura biométrica

Sim, a mesma biometria que já é empregada nas eleições e em caixas eletrônicos pode ser utilizada em outros serviços. Um exemplo são os smartphones cujo bloqueio e desbloqueio da tela é feito pela leitura biométrica.

Além do meio digital (comumente na ponta dos dedos), a tecnologia também pode utilizar o reconhecimento de retina e facial. Seus usos incluem desde a identificação de funcionários para entrarem em áreas restritas entre outros que o futuro próximo trará como nicho de tendência de bandeja para os empreendedores.

9 – Impressão em 3D

O mercado de impressões em 3D é desafiador e o investimento não é barato, mas ele é muito promissor. Quem conseguir entendê-lo, dominá-lo e encontrar o nicho certo, conseguirá empreender em um ramo altamente lucrativo. Os principais negócios desse setor são as Startups que vêm do exterior.

10 - Drones

Há diversas aplicações para esses dispositivos voadores, desde o agronegócio, as operações industriais até o lazer. Por isso, não dá para deixar a produção de drones de fora dos empreendimentos em alta. Isso porque, há um grande potencial inexplorado para o seu uso comercial.

O comportamento do mercado desses robôs voadores deverá alavancar com a regulamentação do seu uso pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que ocorreu em maio desse ano.

Rede de empreendedores

Agora que você já sabe quais são os negócios mais promissores para os próximos anos, conheça também o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae, que ajuda os empreendedores a conhecer as novas tendências do mercado e depois aproveite para continuar aprendendo mais, conectando-se ao Clube Sebrae.

O Clube Sebrae é a maior rede de empreendedores do Brasil, desde os microempreendedores individuais (MEI) até os grandes empresários. Ao se cadastrar no Clube Sebrae, você saberá como investir nos negócios mais promissores para os próximos anos. Clique aqui.

Clube Sebrae
Renata Fraia
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Jornalista, Farmacêutica e Escritora. Como Redatora (Produtora de Conteúdo / Editora com SEO), é certificada em Inbound Marketing pela Hubspot, RockContent e Contentools. Experiência: Blog Posts e Social Posts, especialmente saúde em geral, medicina,

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