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Os posts da sua fanpage não atingem seu público alvo? Descubra o que pode estar acontecendo!

Os posts da sua fanpage não atingem seu público alvo? Descubra o que pode estar acontecendo!

Uma das principais vantagens de investir em mídias online é, sem dúvidas, a grande possibilidade de segmentação do público. Entendendo bem o perfil do seu cliente, fica mais fácil desenvolver conteúdos que sejam relevantes pra ele e, como consequência, aumentar o engajamento da sua página (seja ela uma rede social, blog, site, etc).

Pensando no Facebook, o alcance orgânico (ou seja, gratuito) é bastante limitado, por isso é importante investir um pouco de dinheiro para que suas publicações sejam visualizadas pelo seus fãs e também por pessoas dentro do mesmo perfil que ainda não conhecem sua página.

Muitas vezes, mudanças de detalhes são suficientes para que sua página seja mais notada pelas pessoas certas. Por esse motivo, separei alguns itens que é bom ficar sempre de olho. Confira ;)

1 - Público preferido da página

Frequentemente eu me deparo com micro e pequenos empresários que até têm uma fanpage para sua empresa, mas não lembram quem foi que criou e nunca sequer tiveram curiosidade em dar uma olhadinha nas configurações. Nesses casos, é comum que detalhes importantes acabem passando despercebidos.

Um desses detalhes é o "público preferido da página", ou seja, um perfil de usuário da rede social que você considera mais propenso a interagir e se interessar pelo seu conteúdo. Dependendo do seu negócio e área de atuação, esse perfil pode ser bem amplo ou mais específico.

Para editar esse público basta clicar nas "configurações" da página, e depois em "público preferido da página". Ali você consegue ver se alguém já definiu um perfil de usuário ou não, e se você quiser adicionar um público vá em "definir público".

Vamos pensar em uma loja de roupa feminina em uma cidade grande, por exemplo, que tem como objetivo atrair as pessoas do bairro e região. Ela pode selecionar apenas mulheres, dentro de um raio de "x" quilômetros do seu ponto de venda, que tenham de 20 a 50 anos. Assim, o Facebook concentrará seus esforços para que, de forma orgânica, suas publicações atinjam pessoas com essas características.

É possível ainda segmentar por interesses, como "alimentação saudável", "marketing digital" ou "esportes". Mas cuidado para não limitar demais e ter uma estimativa de alcance muito pequena, pois assim você pode deixar de atingir pessoas que poderiam se tornar clientes.

Caso sua empresa ofereça produtos ou serviços que se encaixam em vários perfis de público, talvez seja melhor não selecionar nada nesse primeiro momento e deixar para fazer a segmentação em cada post especificamente.

2 - Público do feed de notícias e visibilidade das publicações
Também é possível selecionar o perfil de público de maneira individual no momento em que você cria cada umas das suas publicações. Nas páginas com mais de 5 mil curtidas, essa possibilidade é automática, mas se sua página tiver um número menor de curtidas é preciso acionar essa função.

O processo é bem simples, vá nas "configurações" da página, e logo na primeira tela você vai encontrar a opção "Público do feed de notícias e visibilidade das publicações". Vá em "editar", selecione a opção de permitir e salve.

A partir de então será possível escolher quem você quer que veja sua publicação no feed de notícias (ela poderá ser vista por todos na página) apenas clicando no ícone de alvo:

E depois selecionar o público de acordo com o conteúdo da publicação:

Essa é uma alternativa muito bacana para negócios que atendem várias pessoas diferentes, mas não simultaneamente. Exemplificando, se você vende calçados femininos e masculinos mas quer fazer uma promoção válida apenas para sapatilhas, pode limitar o post para mulheres.

3 - Público do anúncio

Assim como é possível escolher com detalhes quem você atinge com seus posts de forma orgânica, mais importante ainda é saber selecionar esse público para os anúncios, pois isso interfere no valor que você precisará investir para conseguir o resultado esperado.

Nesse sentido, interesses muito genéricos podem ser um erro, assim como um público específico demais também pode prejudicar sua campanha. O segredo é ir analisando os resultados dos posts patrocinados que são feitos e aprendendo qual é o perfil de público que reage melhor à certas publicações.

Se seu objetivo é se tornar conhecido, talvez um público mais amplo possa ser uma boa estratégia. Mas se a empresa precisa conquistar seguidores com potencial de se tornarem clientes, é fundamental saber segmentar de forma a atingir os usuários certos.

Quer entender melhor sobre a segmentação da sua página? O Elefante Verde te ajuda! Oferecemos treinamentos sobre o Facebook para micro e pequenos empresários. A aula é individual e focada no seu segmento, para que você aproveite o potencial que a ferramenta pode oferecer. Entre em contato e saiba mais!

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Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

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