Os principais problemas vivenciados por donos de restaurantes nesse momento de crise

Durante a Feira do Empreendedor 2017, em São Paulo, diversos donos de restaurante nos contaram sobre as principais dificuldades que têm enfrentado nesse período de crise.

Para você ter uma ideia, em Curitiba, de acordo com dados da Abrasel, houve redução de 30% no movimento de bares e restaurantes em 2016. No mesmo período, o tícket médio, ou seja, o valor médio que um cliente gasta no restaurante, também caiu.

O resultado desse cenário pode ser observado sem grande esforço nas ruas e/ou conversando com quem trabalha no setor. Muitos estabelecimentos estão fechando as portas ou tendo que fazer magia para sobreviver.

Há quem diga que o pior já passou. De fato, os mais recentes indicadores mostram que a economia dá sinais de retomada. Porém, em crise ou não, você, enquanto empreendedor, tem sempre duas escolhas:

Chorar ou vender o lenço. O que você prefere?

Do lado do time que vende lenço, Karyna Muniz Ramalho Dantas, consultora do Sebrae-SP especializada no segmento de restaurantes, reforça a importância de inovar na experiência de compra e consumo para o cliente. Um alerta importante para você que, consumido pela rotina da operação, ligou o “piloto automático”.

Antes de inovar, porém, ela destaca um erro que é responsável por muitos fracassos: “Algumas pessoas, motivadas por seguir sua paixão, pensam que gostar de cozinhar basta para abrir um restaurante. Cuidado! Só isso não basta. É preciso se capacitar e prever todos os riscos dentro do plano de negócios para empreender com mais assertividade.”

Principais dificuldades enfrentadas por donos de restaurantes

Segundo Karyna, que diariamente tem contato com donos de restaurantes, os principais problemas vivenciados pelos empreendedores nesse momento de crise são:

1 - Queda no movimento.

2 - Inflação dos alimentos.

3 - Alta do dólar.

4 - Falta de gente boa na equipe.

5 - Ausência de tecnologia.

Esse contexto desafiador prova que, de fato, ser um apaixonado por comida é apenas um detalhe dentre tantos outros que são essenciais para ter sucesso no mercado.

As principais tendências no mercado de restaurantes

De acordo com Karyna, é sempre importante olhar e conversar com o consumidor. “Cada vez mais podemos observar as questões de praticidade e conveniência. Na mesma linha, os consumidores estão interessados em se alimentar de forma mais saudável e conhecer a origem dos alimentos. Somos mais ávidos por saber o que comemos. Existe uma demanda crescente pelos produtos saudáveis e também por produtos que são práticos para esse ‘novo’ consumidor”, orienta.

Seja qual for sua situação, é hora de repensar

Se você tem um produto/serviço bom, mas está enfrentando dificuldades em seu empreendimento, alguma coisa está errada. “Nesses casos, é preciso reposicionar o negócio. Olhar para o seu entorno, para as mudanças de perfil e hábitos de consumo e para a chegada dos millenials (a geração digital) no mercado. Esses jovens, que a cada dia que passa se tornam mais ativos economicamente, têm necessidades distintas do seu cliente tradicional”, alerta a consultora.

Compreender essas mudanças, que muitas vezes são sutis, é seu papel - bem como ter um olhar apurado a respeito das questões macroeconômicas, políticas e sociais.

Todo empreendedor, seja qual for o setor de atuação, precisa ser capaz de enxergar o que seu negócio significa dentro do contexto da localidade/território em que está inserido.

Quer uma ajuda? Assista ao vídeo abaixo. Nele, Karyna aprofunda os tópicos que você leu acima e um empreendedor que abriu um restaurante no auge da crise, em 2016, revela o que está fazendo de diferente para superar as adversidades.

E você, o que tem feito de novo para se destacar perante à concorrência?

João Guilherme Brotto
João Guilherme Brotto Seguir

Sou um jornalista curioso que descobriu que viajar é uma valiosa fonte de boas histórias. Aqui no Sebrae, meu objetivo é contar histórias inspiradoras sobre empreendedorismo, marketing, vendas, inovação e tendências a partir do que vejo pelo mundo.