Pare de perder vendas por culpa de mau atendimento ao cliente
[editar artigo]

Pare de perder vendas por culpa de mau atendimento ao cliente

Quantas vezes você deixou de comprar de uma loja, ou até mesmo saiu de uma negociação frustrado por ter sido mal atendido? Aposto que não foram poucas. Agora, quantas vezes você imagina que um prospect deixou de comprar da sua loja por conta de mau atendimento ao cliente? Infelizmente, imagino que também não tenham sido poucas as vezes que isso aconteceu.

Se você está lendo este conteúdo é porque sabe o quanto o mau atendimento pode ser nocivo para seu negócio. Se você quiser saber como deixar de perder clientes por este motivo, minha sugestão é que você continue a leitura.

Mais do que atendimento: a jornada do cliente

A evolução da internet permitiu que marcas e empresas passassem a manter uma proximidade maior com seus clientes e prospects. O resultado desta aproximação é um processo de tomada de decisão que vai além da simples retirada de pedidos. É a chamada jornada do cliente.

Como o próprio nome já deixa claro, a jornada do cliente é o caminho que eles percorrem durante o período em que se relacionam com a empresa – desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Ela reflete a forma como este cliente se comporta no dia-a-dia, e de que forma faz suas decisões de compra. É a partir da identificação das etapas desta jornada que você poderá melhorar seu atendimento para parar de perder clientes.

Atenda às expectativas do cliente

Quando um prospect entra na sua loja para a compra de um veículo, naturalmente ele vem munido de expectativas em torno da compra deste que é mais do que simplesmente um meio de locomoção: um bem que é um grande sonho para a maioria dos consumidores. Ou seja, seu desafio com o atendimento é não só atender a esta expectativa, mas também trabalhar pela manutenção do interesse dele pela sua empresa. Afinal de contas carro não é um produto que as pessoas compram no primeiro contato com a loja.

Entenda os clientes e não generalize

Para atender à expectativa do cliente não há melhor caminho que não seja entender ao certo suas necessidades, ao invés de simplesmente presumir o que é agradável a ele. Apenas com essa compreensão será possível oferecer a ele o veículo certo que atenda à sua demanda. Além disso é muito importante não generalizar na hora de investir neste entendimento. Expectativas e necessidades variam muito, inclusive em grupos de clientes aparentemente semelhantes. Atendimento ao cliente é um trabalho personalizado.

Evite a arrogância e não menospreze

Nem preciso dizer que treinar sua equipe de vendas é fundamental para manter um bom atendimento ao cliente. Mas mais do que isso. É necessário que cada um dos vendedores entenda que qualquer pessoa pode comprar um carro. Mesmo aquelas que aparentemente não têm condições de fazer isso. Mesmo porque aparência não é sinônimo de poder aquisitivo.

Jamais prometa aquilo que não pode cumprir

Vendedores, por natureza, costumam se esforçar ao máximo e fazer de tudo para fechar uma venda. No entanto, nessa ânsia de bater metas muitas vezes acabam oferecendo e prometendo benefícios que não têm certeza que podem cumprir, achando que isso não vai influenciar no resultado da negociação. Pois bem, saiba que se o cliente descobrir uma situação dessas a chance de frustração é gigantesca. Ou seja, ele nunca mais vai entrar na sua loja!

Bom atendimento ao cliente não é diferencial, é obrigação!

Por fim, o maior erro de todos: acreditar que qualidade de atendimento e experiência do cliente é um diferencial. Pelo contrário: é a sua obrigação! Seja para comercialização de um serviço relacionado ao veículo, ou mesmo para a venda propriamente dita do automóvel, garantia de experiência de compra de qualidade é essencial para os resultados do negócio. Ainda mais no caso deste bem que é, de longe, uma das paixões nacionais e sonho de consumo de todos os brasileiros.

Não se preocupe com a qualidade do seu atendimento ao cliente e a sua empresa estará fora do mercado em pouquíssimos anos. Você já tinha parado para pensar no quanto a qualidade de atendimento ao cliente é importante para seus resultados de vendas? Esse é o conteúdo que resolvi compartilhar hoje, o que serviu para que você preste mais atenção nisso e pare de perder clientes por erros bobos.

Da mesma forma, aposto que você também deve ter bons conhecimentos para dividir com os leitores do Clube. Faça seu cadastro aqui, e comece hoje mesmo a compartilhar suas boas práticas que também podem ser úteis para outras empresas.

Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir