[ editar artigo]

Passo 2 de 4 para fomentar a inovação na sua empresa

Passo 2 de 4 para fomentar a inovação na sua empresa

Crie uma estratégia de crescimento e fomente a geração de ideias

Criar uma estratégia de crescimento consiste em estimular os resultados pretendidos com a inovação, isto é, você precisa responder as perguntas: Porque vamos inovar e fomentar novos negócios dentro da empresa? Uma alternativa para isso é utilizar métodos - Cálculo do GAP de Crescimento que estimula a empresa a definir alguns parâmetros de crescimento (Para ter acesso a planilha envie um email para carlos@schulzeidee.com.br que enviaremos para você).

Para fomentar a geração de novas ideias a empresa precisa definir um fluxo de avaliação destas ideias, afinal, quem de nós gosta de preencher um formulário de sugestões em uma caixa e não receber o feedback sobre o que escreveu? Logo, não adianta estimular novas ideias, mas ninguém saber o que é feito com estas ideias, correto? Veja abaixo alguns CASES de gestão de idéias:

CASE (Votorantim Celulose e Papel) - Criou o programa i9 para eliminar a resistência a mudanças, inovação e empreendedorismo. A diretoria da empresa definiu diretrizes estratégicas para nortear as sugestões como: aumento de produção, eficiência dos equipamentos, foco no cliente, aumento de receita e redução de custos. Além disso os gestores tinham a meta de implementar ao menos um projeto inovador por ano.

CASE (Móveis Marelli) - Os colaboradores tem conhecimento de tudo o que acontece na empresa, participando da gestão e dos resultados. A filosofia da empresa virou destaque na categoria “envolvimento e novas ideias”, conforme estudo do GPTW (Grat Place to Work) e resultou no aperfeiçoamento dos processos internos, mais de R$ 500 mil de economia gerada e R$ 100 mil de aumento de receitas por uma única ideia.

Para a geração e o estabelecimento do fluxo de ideias, vale lembrar que é interessante estabelecer datas limites para a geração de determinados tipos de ideias para projetos de inovação, conforme relata os autores: Scott Anthony, Mark Jhonson, Joseph Sinfield e Elizabeth Altman no livro: Inovação para o Crescimento. Um caso inspirador que exemplifica isso é a MEDTRONIC:

CASE: Cresceu e se tornou mais complexa, pois os seus gerentes começaram a deixar a empresa e criar empresas menores concorrentes. O ritmo de desenvolvimento de produtos diminuiu. Quando ia lançar, clique aqui para continuar lendo.

Carlos Alberto Schulze

Consultor em Gestão da Inovação

Clube Sebrae
Carlos Alberto Schulze
Carlos Alberto Schulze Seguir

Consultor - Schulze Idee

Ler matéria completa
Indicados para você