Passo 2 de 4 para fomentar a inovação na sua empresa
[editar artigo]

Passo 2 de 4 para fomentar a inovação na sua empresa

Crie uma estratégia de crescimento e fomente a geração de ideias

Criar uma estratégia de crescimento consiste em estimular os resultados pretendidos com a inovação, isto é, você precisa responder as perguntas: Porque vamos inovar e fomentar novos negócios dentro da empresa? Uma alternativa para isso é utilizar métodos - Cálculo do GAP de Crescimento que estimula a empresa a definir alguns parâmetros de crescimento (Para ter acesso a planilha envie um email para carlos@schulzeidee.com.br que enviaremos para você).

Para fomentar a geração de novas ideias a empresa precisa definir um fluxo de avaliação destas ideias, afinal, quem de nós gosta de preencher um formulário de sugestões em uma caixa e não receber o feedback sobre o que escreveu? Logo, não adianta estimular novas ideias, mas ninguém saber o que é feito com estas ideias, correto? Veja abaixo alguns CASES de gestão de idéias:

CASE (Votorantim Celulose e Papel) - Criou o programa i9 para eliminar a resistência a mudanças, inovação e empreendedorismo. A diretoria da empresa definiu diretrizes estratégicas para nortear as sugestões como: aumento de produção, eficiência dos equipamentos, foco no cliente, aumento de receita e redução de custos. Além disso os gestores tinham a meta de implementar ao menos um projeto inovador por ano.

CASE (Móveis Marelli) - Os colaboradores tem conhecimento de tudo o que acontece na empresa, participando da gestão e dos resultados. A filosofia da empresa virou destaque na categoria “envolvimento e novas ideias”, conforme estudo do GPTW (Grat Place to Work) e resultou no aperfeiçoamento dos processos internos, mais de R$ 500 mil de economia gerada e R$ 100 mil de aumento de receitas por uma única ideia.

Para a geração e o estabelecimento do fluxo de ideias, vale lembrar que é interessante estabelecer datas limites para a geração de determinados tipos de ideias para projetos de inovação, conforme relata os autores: Scott Anthony, Mark Jhonson, Joseph Sinfield e Elizabeth Altman no livro: Inovação para o Crescimento. Um caso inspirador que exemplifica isso é a MEDTRONIC:

CASE: Cresceu e se tornou mais complexa, pois os seus gerentes começaram a deixar a empresa e criar empresas menores concorrentes. O ritmo de desenvolvimento de produtos diminuiu. Quando ia lançar, clique aqui para continuar lendo.

Carlos Alberto Schulze

Consultor em Gestão da Inovação

Carlos Alberto Schulze
Carlos Alberto Schulze Seguir

Consultor - Schulze Idee

Continue lendo
Indicados para você