Passo 3 de 4 - Para fomentar a inovação na sua empresa
[ editar artigo]

Passo 3 de 4 - Para fomentar a inovação na sua empresa

Premie e reconheça as melhores ideias

O que faz todos nós nos mantermos motivados com o nosso trabalho é saber que aquilo que fazemos está contribuindo para o resultado das empresas em que trabalhamos, assim é de extrema importância você estimular a geração de ideias e também ter uma estrutura que reconhecça as melhores ideias.

Definido o tempo e os objetivos, planeje a implantação de um fluxo de gestão de ideias para os colaboradores e um estudo sobre algumas práticas de reconhecimento e recompensa para estímulo a inovação. Se você deseja inovações mais radicais ou diruptivas, premiações maiores como bônus em dinheiro, viagens ou participações nos resultados do projeto de inovação são mais indicadas. Já se você deseja incrementos em processos, serviços, produtos ou no modelo de negócios, reconhecimentos como uma vaga e uma estação de trabalho diferenciada, uma celebração e um reconhecimento perante todos da empresa dará um gás e um ânimo no pessoal.

Alguns indicadores interessantes podem advir do processo de gestão de inovação e da implantação de um processo como falamos nos Passos 1 e 2, como por exemplo:

Quantas novas ideias foram geradas no último mês?

Quantos novos produtos ou serviços foram lançados nos últimos anos?

Qual o percentual de receita advém de serviços e produtos lançados nos últimos 3 anos?

Como está a sua empresa com relação a isso?

Clube Sebrae
Carlos Alberto Schulze
Carlos Alberto Schulze Seguir

Consultor - Schulze Idee

Continue lendo
Indicados para você