Passo 4 de 4 para fomentar a inovação na sua empresa
[editar artigo]

Passo 4 de 4 para fomentar a inovação na sua empresa

Monitore e acompanhe a inovação

O processo de gestão da inovação requer acompanhamento, avaliação, atualização e redirecionamento constantes, aprendendo com o sucesso e com o fracasso, sendo necessário estabelecer e monitorar um sistema de indicadores que considere, além da relação custo benefício (tangíveis e intangíveis), os 4 pilares do processo: pessoas (adequação e capacitação de equipes), estratégia (clareza de foco e desdobramentos), processos (efetividade e eficácia) e recursos (disponibilidades e adequação aos objetivos empresariais), dentre tantas outras questões igualmente relevantes.

Logo, para que se possa compreender e empreender a gestão da inovação na empresa é necessário, dentre outros aspectos, assimilar como a inovação pode impactar no aumento de competitividade do negócio, tanto em termos de diferenciação no mercado, quanto através do aumento de produtividade e redução de custos. Olhar para a própria empresa, entender e conhecer sua cultura e seus valores, pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, explicitando e desdobrando sua estratégia de inovação são os alicerces desta estruturação, recomendamos que algumas perguntas sejam feitas, para nortear o crescimento da sua empresa:

  • Qual a nossa meta de crescimento para os próximos 5 anos?
  • Quão autoconfiantes nos sentimos em nossa capacidade de concretizar essa meta?
  • Quão bem inovamos quando comparados a nossos pares?
  • Quão bem inovamos quando comparados a inovadores de alto nível de outros segmentos?
  • Existem razões para acreditarmos que nosso mercado irá passar por mudanças inovadoras e influentes nos próximos cinco anos? Nos sentimos adequadamente preparados para afrontar essa mudança?
  • Que condições deveriam existir para que nosso negócio declinasse 20% ao longo dos próximos 5 anos? Existem sinais de que tais condições são possíveis?
  • Que porcentagem de nosso portfólio de inovações é alocada para inovações próximas de nossa atividade principal?Assim, conhecer e aplicar métodos e técnicas de gestão essenciais para estruturar os processos, saber identificar as principais barreiras às inovações e visualizar como transpô-las é o grande desafio!

Assim, conhecer e aplicar métodos e técnicas de gestão essenciais para estruturar os processos, saber identificar as principais barreiras às inovações e visualizar como transpô-las é o grande desafio!

Veja exemplos das empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a revista Info e a ESPM , onde participaram mais de 300 empresas de Observando esses exemplos você poderá se inspirar ainda mais a começar hoje mesmo a inovar. Como diria Bill Gates: Inovem, inovem, porque se vocês não o fizerem, seus concorrentes farão.

TAGS
Carlos Alberto Schulze
Carlos Alberto Schulze Seguir

Consultor - Schulze Idee

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você