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Pay Per Click: por que você não tem retorno?

Pay Per Click: por que você não tem retorno?

Usar a internet para atrair novos clientes e ganhar dinheiro já não é mais uma novidade para ninguém. Muitas pessoas trabalham exclusivamente com isso e conseguem aumentar bastante a renda. Outras pessoas, porém, tentam e passam longe de obter bons resultados.

Com o Marketing Digital sendo uma das grandes oportunidades da atualidade, há enorme variedade de estratégias para atrair público para o seu site. Uma dessas estratégias envolve o uso de anúncios patrocinados.

E, ao contrário do que muita gente possa imaginar, trabalhar com campanhas de anúncios pagos não envolve apenas pagar para que seu serviço ou site seja visto na internet e automaticamente o aumentar o alcance, trazendo mais clientes e, consequentemente, o lucro. Não é simplesmente uma estratégia fácil de ser criada e entendida. Se você deseja compreender melhor o que é o Pay Per Click, as suas vantagens, os principais erros que não podem ser cometidos e como fazer essa estratégia funcionar, leia este post para encontrar as respostas!

Pagamento por cliques

Pay Per Click (PPC), como a tradução para o português já nos informa, é o pagamento por clique. Ou seja, uma forma de usar anúncios em mecanismos de busca para tornar seu site mais relevante, pagando cada clique que receber. Um exemplo de PPC é o Google AdWords, que posiciona anúncios em páginas de buscas do Google e o usuário que cria esses anúncios paga cada vez que alguém entra em seu site por meio daquela propaganda.

O seu modo de funcionamento é simples. O usuário elabora o seu anúncio, relaciona palavras-chave de forma estratégica e aguarda buscas, geralmente no Google, que levarão a resultados onde esses anúncios irão aparecer para o público. Essa estratégia é vantajosa, pois permite que, mesmo com investimentos iniciais de valores mais baixos, seja possível alcançar um bom retorno.

Principais serviços PPC

• Google AdWords: é o sistema mais conhecido na internet. Ele utiliza palavras-chave para relacionar os anúncios às buscas realizadas no Google. Um diferencial do serviço é a avaliação por qualidade do anúncio e do site de destino. Isso faz com que os usuários aprimorem suas páginas para conseguirem bons resultados.

• Facebook ADS: funciona de forma diferente do AdWords pois não se baseia em palavras-chave, mas em características de perfil dos usuários. O anunciante pode escolher quais filtros usar: idade, localidade e interesses, por exemplo. O valor de cada clique muda de acordo com os filtros escolhidos.

Vantagens do Pay Per Click

A maior vantagem desse tipo de anúncio é não precisar investir altos valores para obter resultados. Pagar apenas pelos cliques recebidos é outro fator que faz o PPC ser vantajoso para os anunciantes.

Poder segmentar o anúncio de acordo com diferentes produtos e públicos é um dos grandes diferenciais do Pay Per Click. Você pode direcionar as campanhas para um público-alvo que melhor se enquadra com a necessidade. Por exemplo: se o seu site é sobre técnicas de emagrecimento, com o uso de palavras-chave, você poderá direcionar a campanha para pessoas que buscam por essa temática. Assim é possível otimizar as campanhas e os investimentos.

Outro item vantajoso para adotar o Pay Per Click como ferramenta de divulgação do seu site é a possibilidade de expansão do alcance em velocidade maior do que seria com outras estratégias. Em comparação com os resultados obtidos de forma orgânica apenas com a otimização do site para mecanismos de busca (SEO), os anúncios patrocinados podem trazer pessoas realmente interessadas no seu conteúdo em menos tempo. Não é uma fórmula milagrosa, mas é eficaz, porém, exige bastante trabalho para funcionar da forma correta.

Não está recebendo o retorno desejado? Veja o que pode estar acontecendo

Apesar de ser bastante vantajoso, nem sempre o PPC é garantia de resultados imediatos. Muitas vezes o tão desejado retorno não vem. Há alguns motivos para que isso aconteça: baixa qualidade do anúncio, página não otimizada para ser bem classificada pelo serviço (tal como o AdWords), palavras-chave mal escolhidas, investimento no pagamento por clique abaixo do que seria suficiente para alavancar os resultados e, claro, a concorrência.

Se fosse algo simples, todo site poderia fazer e conseguir resultados expressivos. Mas não é bem assim. Digamos que você consiga escolher uma boa palavra-chave e faz um investimento X. Porém, outro site, melhor aprimorado e otimizado para as buscas do Google, investe 2X. O serviço dará preferência ao site que mais investiu.

A estratégia Pay Per Click permite que o usuário teste diversas possibilidades até que o resultado sonhado e desejado seja alcançado. Esse período que engloba a ativação do serviço, a passagem por diversas fases de testes e a conclusão com os resultados pode levar mais tempo do que o anunciante esteja esperando. Dessa forma, muitos acabam por desistir ou achar que o sistema não funciona.

Melhorar o desempenho das campanhas exige muito esforço. Investigar a fundo os resultados obtidos, verificar quais palavras-chave são mais condizentes com o tipo de negócio que você está querendo converter seus leads e buscar entender quais são as quantias mais adequadas para cada campanha são algumas das soluções que podem ser tomadas de imediato

O gerenciamento de campanhas é fundamental para o sucesso das estratégias Pay Per Click. Tendo pouco conhecimento sobre isso, dificilmente os resultados desejados acontecerão. Você deve se familiarizar com os termos, buscar cursos sobre como funcionam todos os detalhes do serviço e, claro, usar as dicas que aprendeu nesse post para fazer com que os resultados dos seus anúncios sejam cada vez mais benéficos para o seu negócio.

A dinâmica da informação na internet é extremamente veloz, por isso é necessário estar sempre atualizado. Novas notícias sobre o assunto saem praticamente todos os dias. Busque se informar a respeito de ferramentas para compreender melhor as palavras-chave, otimizar seus sites e anúncios para aumentar a qualidade e, também, fique atento ao conteúdo trazido pelo próprio Google.

Você tem trabalhado com anúncios patrocinados para atrair público para o seu site? Os resultados obtidos são os que você deseja? Quais são as estratégias diferenciais que você usa? Conte suas experiências sobre Pay Per Click para outros empreendedores no Clube Sebrae - nosso espaço é destinado para que pessoas como você possam compartilhar conhecimento e gerir negócios!

Clube Sebrae
Heider do Nascimento Mota
Heider do Nascimento Mota Seguir

Jornalista em formação, redator desde 2015. Um jovem em constante aprendizado que usa as palavras para passar suas mensagens.

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