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Pequenas mudanças podem trazer bons resultados

Pequenas mudanças podem trazer bons resultados

As novas e crescentes exigências dos clientes e os desafios no contexto do mundo tornam necessária uma nova forma de pensar e agir das empresas. Fazer diferente é a grande bola da vez e você irá perceber com esse texto, que inovações complementares podem ser a chave.

Inovação trata-se de mudanças tanto pequenas, médias ou grandes que possam gerar diversos benefícios, como aumento no número de vendas, aumento da cartela de cliente, redução de custos, maior satisfação dos clientes, e, necessariamente, o tão esperado por todos, aumento no faturamento.

Por isso, a capacidade de inovar é o princípio básico para se ter sucesso e crescer cada vez mais. Isso significa ter o pilar que sustentará sua vantagem competitiva no mercado.

Internet e redes sociais

Uma das maiores e mais impactantes inovações dos últimos tempos foi a internet, por ter revolucionado as formas de comunicação, imprimindo maior velocidade de transmissão das informações por uma ampla diversidade de canais (redes sociais, mensagens de texto, vídeo conferências, etc…).

As redes sociais, muito em alta para facilitar a comunicação, inclusive pela expressão de opiniões e sentimentos, também têm sido utilizadas como eficazes canais de compras. Muito importante para os empreendedores brasileiros é que um estudo divulgado em 2016 pela eMarketer coloca o Brasil como o principal usuário de redes sociais da América Latina.

Segundo o estudo, o Brasil tinha em 2014 cerca de 78,1 milhões de usuários mensais ativos, em 2015 já eram 86,5 milhões e na metade de 2016 93,2 milhões, sinalizando que a tendência de aumento ainda persistirá por mais algum tempo, dado que a população brasileira é de cerca de 207 milhões de habitantes, segundo estimativa do IBGE.

Como usar as redes sociais a seu favor

A empresa Bazar Taliane da cidade de Mondaí, situada no Extremo-Oeste de Santa Catarina, participante do Programa Agentes Locais de Inovação do Sebrae, percebeu com o programa o potencial das redes sociais e passou a promover seus produtos e aumentar vendas.

O Bazar Taliane comercializa objetos de decoração, utensílios domésticos, brinquedos, roupas para bebês e mais uma diversidade de produtos. Para ampliar o raio de alcance de internautas, a empresa ampliou sua atuação, antes restrita a um perfil no Facebook, via criação de uma fanpage, ou seja, uma página de fãs específica, dentro do Facebook, direcionada para organizações com ou sem fins lucrativos que desejam interagir com os seus clientes.

Mesmo com a fanpage alimentada semanalmente, as empresárias Taíse Provenzi e Eliane Baseggio notaram que poderiam explorá-la melhor para ampliar as vendas. Após algumas reuniões focadas em aumentar a cartela de clientes, decidiram oferecer aos clientes o serviço de lista de chá de bebê. Criaram uma campanha no Facebook, comunicando esse novo serviço por meio de artes gráficas para chamar a atenção das futuras mamães. Mas o esforço não parou por aí, elas conseguiram os nomes das gestantes do município na Secretaria de Saúde e passaram a parabenizá-las convidando-as para visitar a loja.

Segundo as empresárias a campanha deu super certo! “As pessoas têm nossa fanpage como referência e mesmo sendo uma época calma, com essa estratégia, as vendas aumentaram em torno de 15%. Isso nos animou tanto que estamos pensando em mudar o layout da loja para aumentar o espaço de roupas e brinquedos para os bebês”, conta Taise Provenzi, sócia proprietária.

A empresa também oferece sistema de delivery de roupas de bebês, inteligentemente realizado com uma bicicleta cor de rosa, que além de chamar atenção pela cor angelical, é também simpática por remeter a práticas sustentáveis, além de minimizar os custos da empresa.

Viu só como inovar não é tão difícil? Cada empresa possui sua realidade, suas particularidades, mas isso não impede que a cultura de inovação seja implantada na empresa. Você pode fazer como o Bazar Taliane e inovar e buscar novos serviços para oferecer aos clientes, novas formas de apresentar e divulgar seus produtos e maneiras diferentes de diminuir custos.

Se você quer saber mais sobre como usar as redes sociais para dar mais visibilidade a sua empresa e vender mais, leia essa dicas.

Até breve!

Clube Sebrae
Sandra G. Klabunde
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ALI - Sebrae / CNPq

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