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Planeje-se para faturar ainda mais no Natal

Planeje-se para faturar ainda mais no Natal

O Natal é uma das festividades mais esperadas do ano, tanto para o consumidor quanto para os lojistas e, sem sombras de dúvidas, é a data mais significativa para o comércio. E para quem pretende lucrar ainda mais nessa data, é preciso se preparar, pois, a contagem regressiva já começou.

Para você, lojista, que deseja alcançar excelentes resultados, é necessário um planejamento eficaz a fim de criar um diferencial competitivo e atrair ainda mais pessoas para a sua loja, portanto, entre no clima e aproveite as vantagens que esta data pode trazer para o seu negócio potencializando as suas vendas.

Antes de mais nada, é preciso que os empresários estejam preparados para vender mais e se destacarem entre os concorrentes. O ponto primordial é se planejar e criar estratégias que atraiam os consumidores para adquirirem o seu produto ou serviço. Sendo assim, seguem 10 dicas para aquecer as vendas e lucrar ainda mais:

  1. Treinamento: Capacite os vendedores. É importante orientá-los para que eles abordem os clientes de maneira assertiva, oferecendo os produtos de acordo com as suas necessidades individuais. Para isso é necessário conhecer bem os artigos e as suas características.
  2. Estoque: Um efetivo controle de estoque evitará a falta de produto na hora “H”. Por isso fique de olho nos produtos de maior giro. Se necessário, faça os últimos ajustes, negocie com fornecedores e caso precise de alguma emergência não deixe para a última hora.
  3. Decore a loja: Entre realmente no clima, decore a sua loja (pisca-piscas, bonecos do Papai Noel, árvores de Natal, músicas natalinas, etc...) É importante entrar no espírito natalino e criar um clima favorável para encantar durante o atendimento.
  4. Vitrine: Aproveite a data para mudar e personalizar a vitrine e a fachada. Novamente, entre no clima natalino. Coloque a criatividade em jogo, tomando cuidado apenas com os excessos.
  5. Faça a divulgação nos meios tradicionais: Comunique com o seu cliente, informe que a loja está em festa e que ele é o convidado especial. Panfletagem, faixas, banners, displays, adesivos decorativos na fachada são algumas opções.
  6. Invista nas redes sociais: Por que não utilizar essas ferramentas baratas e poderosas de acesso ao público? Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin podem impactar positivamente um determinado público trazendo maior engajamento para sua marca. Um post ressaltando o espírito natalino pode gerar interação com a loja e ajudar a divulgar a marca.
  7. Horários especiais: Muita gente deixa as compras de fim de ano para a última hora, por isso, manter a sua loja aberta por mais tempo, em horários estratégicos, podem garantir mais vendas.
  8. Vale presente: Boa opção para o cliente que ainda não decidiu o que levar. Também é uma oportunidade de ganhar um novo cliente quando a pessoa presenteada fizer a troca do vale pelo produto.
  9. Faça cadastro de seus clientes: Após o cliente realizar a compra, solicite seu cadastro. Faça um formulário simples: nome, telefone, data de aniversário, histórico de compras, etc... Com essas informações, o empresário consegue manter os clientes informados sobre as novidades da sua empresa de acordo com a preferência de cada um.
  10. Invista no Pós-Vendas: Um cliente satisfeito traz outros clientes. Uma ligação ou mensagem de feedback, por exemplo, é uma ideia que valoriza e fideliza o consumidor.

Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar. Boas Vendas!

 

JARBAS BOLSONI ROSÁRIO

Coordenador da Agência de Desenvolvimento Regional de Linhares – Sebrae Linhares.

Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing - Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado CoraçãoUNILINHARES.

MBA em Gerenciamentos de Projeto - Fundação Getúlio Vargas – FGV.

MBA em Empreendedorismo para Micro e Pequenas Empresas – Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

MBA em Gestão Empresarial - Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

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