{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
[editar artigo]

Por onde começar a reduzir custos?

Há um tempo atrás, publiquei um ebook sobre Gestão de Custos junto com o Matheus dos Santos do Sebrae.

Naquele ebook, criamos um passo a passo bem importante para dar os primeiros passos rumo a um melhor controle dos custos do seu negócio. O conteúdo foi tão bem recebido pelos leitores que decidi compartilhar com vocês aqui no Clube.

Vou listar o passo a passo que você deve fazer para reduzir custos, e consequentemente, melhorar os resultados do seu negócio.

1. Tenha controle de cada centavo que entra e que sai

É impossível você gerenciar uma conta que você nem percebe que existe. Seja rigoroso com isso!

2. Estruture um relatório da forma correta

As vezes os relatórios financeiros criados podem ficar bem confusos. A 4blue desenvolveu um método que é bem completo, mas ao mesmo tempo simples de se entender para onde está indo o dinheiro da empresa.

Neste artigo super completo você vai entender como estruturar de maneira ótima um relatório de Fluxo de Caixa.

3. Analise quais são as contas mais relevantes

Tendo um relatório de gastos em mãos, você conseguirá perceber facilmente quais são as contas mais relevantes no seu negócio. Geralmente será a conta de Pessoal e, em caso de comércio, as contas de Fornecedores também

4. Comece a definir o que fazer

Quais destas contas podem ser renegociadas? Quais podem ser eliminadas? Quais podem ser substituídas por outro fornecedor? Em quais você pode simplesmente reduzir o uso? É importante listar tais ações.

5. Não esqueça das contas menores

Com certeza haverá um conjunto de contas pequenas que, isoladamente, não representam tanto, mas que em conjunto, podem representar uma boa redução de custo.

6. Seja criativo

Muitas vezes fazemos algo simplesmente "porque sim", ou seja, seguimos a manada ou fazemos porque sempre foi feito desta forma.

Está na hora de repensar os velhos hábitos. Desde o software que é utilizado até o número de funcionários que a empresa precisa – você pode encontrar novas formas de fazer o negócio funcionar.

7. Aja

Não adianta deixar os planos no papel. Após listar tudo o que pode ser feito, defina prazos e responsáveis. Comece pelas contas mais fáceis e vá migrando para as mais complexas de serem reduzidas.

Espero que esse guia torne mais fácil o processo de implantar uma gestão de custo.

Lembre-se que uma das formas de tornar seu negócio mais rentável e mais eficiente é reduzindo custos. Em breve vou trazer aqui casos de algumas empresas que implementaram essas ações, e deu certo, é lógico.

Até a próxima ;)

Renan Kaminski Damasceno

Renan Kaminski Damasceno

Renan Kaminski Damasceno

Sócio - 4blue

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar