Por que compartilhar suas melhores práticas aqui?

Toda empresa, com o passar do tempo, acaba gerando uma série de lições aprendidas que passam a ser incorporadas como práticas. Porém, o conhecimento não precisa necesssariamente vir dos próprios “erros”. Muitas empresas estão constantemente na busca de formas de melhorar a estratégia e a operação com o objetivo de obter vantagens competitivas e eficiência. Para isso, empresários buscam as “melhores práticas”. Nada mais é do que inserir na empresa o aprendizado de outros players do mercado. Parece uma boa idéia!

Melhores práticas trazem melhores resultados?

Um estudo do Banco Mundial publicado em 2015 por David Mckenzie e Christofer Woodruf buscou responder essa pergunta. A conclusão dessa pesquisa diz:

“Nós observamos que a implementação de práticas de gestão traz impactos nos resultados das empresas que independem do capital humano, ou seja, o resultado tem a ver com as práticas e não com as pessoas que executam."

Seja ativo na comunidade

Você já imaginou o impacto que você pode gerar no seu segmento? Compartilhando suas experiências e práticas, você passa a ser visto como uma autoridade no assunto. Seu nome e sua marca ficam atrelados àquele conhecimento. Compartilhar conhecimento te ajuda a se posicionar como um expert no seu segmento e consequentemente colocá-lo em uma posição de liderança.

Nós acreditamos que o compartilhamento dos nossos erros e acertos é o que impulsiona o mercado e ajuda no seu crescimento. O exercício de parar para compartilhar suas ideias o ajudará a trazer mais clareza e organização dos seus pensamentos. Os possíveis questionamentos e feedbacks auxiliarão a ampliar suas perspectivas.

Por fim, se você já leu o artigo 6 descobertas sobre nós, consumidores, você já sabe que umas das características psicológicas marcantes em todos nós, seres humanos, é a reciprocidade. “Somos seres que tem necessidade de dar algo em troca quando recebemos algo primeiro.” Dessa forma, uma vez que você faz o primeiro movimento de compartilhar, você deixa uma abertura para que outros membros da comunidade queiram colaborar com o seu crescimento. Não há forma melhor de se conectar e ampliar sua rede de network.

Perfil Empreendedor

Para que suas publicações sejam divulgadas aos membros do Clube, você precisa completar seu cadastro de Perfil Empreendedor. Esta é a forma do Sebrae garantir que a rede de usuários da plataforma seja de empreendedores. Complete já seu Perfil Empreendedor e conecte-se já com a maior rede de empreendedores do Brasil.

Matheus Ferraz
Matheus Ferraz Seguir