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Por que o empreendedor precisa de um propósito?

Por que o empreendedor precisa de um propósito?

Por que o empreendedor precisa de um propósito? Você precisa ler isso e refletir sobre estes argumentos e compreender como poderá assumir atitudes, ações e comportamentos mais adequados no seu cotidiano fortalecendo sua resiliência e construído ações para conectar clientes.

Aqui você irá entender também como é importante a formatação de um propósito claro, objetivo e contextualizado com as necessidades e desejos dos seus clientes. Portanto, leia o texto até o final para também adaptar, criar ou alinhar seu propósito para gerar mais oportunidades de negócios.

Isso é um fato difícil de se enxergar pela viés do aprendizado e amadurecimento intelectual.

Por isso, tenho plena convicção que você assumindo o comportamento protagonista precisa ter certos esclarecimentos necessários sobre valores nobres em seu universo empreendedor.

Por que o empreendedor precisa entender a necessidade de acreditar num propósito?

Mario Sérgio Cortella, autor do livro Por que fazemos o que fazemos, reflete sobre a necessidade do indivíduo de ter direito a reivindicar o desenvolvimento de propósitos que façam sentido para a própria existência do ser.

Provavelmente este conceito subjetivo seja difícil para alguns de compreender, uma vez que não seja objeto tangível ou simbolizado por imagem ou figura, mas precisa estar no DNA do empreendedor, pois diferente disso, a sustentabilidade de seu negócio pode ser difícil de conquistar.

Quanto maior seu comprometimento com um propósito, maior será sua capacidade de engajar pessoas, independente de seu segmento.

O que torna forte o interesse do cliente pelo que você materializa num produto ou serviço é o compromisso desta entrega em prol de um bem maior do que seu objetivo de vender, alugar ou comercializar.

Propósito define a relevância de sua existência. Quem não acredita num propósito claro, não constrói relevância e por isso precisa apelar para outros pontos concorrentes, como prazo de entrega ou custo da entrega que se propõe realizar.

O que significa propósito para o engajamento?

Propósito não significa causa social ou bandeira ideológica. O significado da palavra, aliás, diz respeito àquilo que se busca alcançar, objetivo, finalidade, intuito. Remete-se, portanto, a intenção de fazer algo, algum projeto ou desígnio. E quanto maior for o propósito do ponto de vista aspiracional, maior será o poder de engajamento.

Empresas que têm propósitos em prol de grupos ou comunidades, inspiram pessoas. Gosto muito do exemplo que Salim Ismail dá em seu livro Organizações Exponenciais, aonde ele exemplifica este conceito demonstrando o que o Google sustenta como propósito, ou seja, organizar as informações do mundo.

Quando eu comecei minha jornada empreendedora, provavelmente tenha sido motivado pela necessidade de sobrevivência. E acredito que grande parcela dos empreendedores hoje estão neste cenário. No entanto, encontrar seu propósito cria um poder de força muito maior do que essa nossa necessidade de sobrevivência.

Quando escolhemos um propósito que faça sentido e montamos nosso negócio baseado nisso, podemos também atender nossa necessidade de caixa emergencial, porém, teremos mais condições de acelerar este negócio porque ele está calcado num propósito que inspira.

Depois de compreender o quanto o propósito é importante entender a consequência disso na busca pelo seu espaço no mercado.

Conectar clientes é seu objetivo

Todo empreendedor gostaria demais de ter seus negócios aquecidos. Porém, para essa realidade estar antenada com seus objetivos, você deve conectar clientes ao seu negócio.

E o que isso tem a ver com o propósito? Absolutamente tudo! Clientes conectam com empresas que trazem para eles as suas expectativas atendidas. Quem é que vai lhe dar atenção se você não deixa claro isso em seu posicionamento no mercado? Ou mesmo nas mídias sociais ou na forma como você se comunica?

Enquanto você está buscando formas de chamar atenção com shows pirotécnicos, eventos colossais ou campanhas de marketing digital caríssimas, os concorrentes já devem estar buscando formas para conquistar estes clientes com técnicas de engajamento.

Hoje em dia, aquilo que poderia ser diferencial, agora está nivelando o mercado como um todo. Campanhas de marketing digital com foco em estratégias de produção de conteúdo são mais presentes em todas as esferas do segmento. E se você ainda não entendeu isso, precisa percorrer um longo caminho para o conhecimento dos desejos de seus clientes.

Qual a solução?

O princípio do engajamento é a admiração que você pode despertar em seus clientes com um propósito claro para sua empresa. Assim, eles conseguem compreender o que sua empresa está disposta a realizar em prol das necessidades e desejos deles. A partir disso, o engajamento começa a ser natural e forte.

Com este propósito definido, você constrói elos e conexões duradouras. Desta forma, acontece o diferencial, pois nem todas as empresas têm o entendimento sobre a clareza de seus próprios propósitos. E você pode trazer luz à realidade do cliente que fica perdido ao se deparar com empresas buscando somente atender os objetivos de venda.

Propósito não significa assistencialismo

Quando eu afirmo que propósito precisa ser contextualizado com as necessidades dos clientes, significa que você pode criar um propósito também que lhe faça criar mais oportunidades de negócios.

Propósito precisa também prever os interesses de sua empresa, porém, não pode ficar somente atrelados a isso. O cliente não é bobo e também não é ingênuo. Ele sabe que a sua empresa precisa ser sustentável para dar a ele a sua necessidade atendida. Por isso, você não deve criar um propósito que não atenda à sustentabilidade de seu negócio.

Espero que tenha contribuído para você encontrar o propósito ideal ao seu segmento. Caso ainda tenha dúvidas sobre como criar um propósito assertivo, pode buscar leituras como o livro de Mário Sérgio Cortella - Por que fazemos o que fazemos?

Convido você a comentar aqui o que fez sentido para você o texto. Assim podemos ampliar o debate e trazer mais aprendizado à comunidade.

 

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Rafael Cardoso
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Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

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