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Por que toda pequena empresa deveria usar um sistema de CRM para ajudar nas vendas?

Crescer em vendas é um dos grandes desafios de uma pequena empresa e saber se relacionar com os contatos gerados pelo marketing surge como outro fator predominante para, não só aumentar o número de clientes na carteira, como também reter e fidelizar aqueles que já estão ativos. Vendas e marketing são departamentos que devem atuar juntos para o crescimento sustentável de um negócio.

Dentre as atividades que compõem um departamento de vendas - ou a rotina de um vendedor - destaca-se a boa gestão do tempo. Atender uma quantidade grande de contatos que chegam até sua empresa, pode não significar uma boa estratégia. O que deve ser levado em consideração, e algumas empresas não fazem, é entender o estágio de maturidade dos contatos antes de tomar uma decisão.

Outro fator preponderante dentro de um processo comercial é a capacidade do marketing em gerar bons contatos aos vendedores. Isso também está diretamente ligado à produtividade em vendas da empresa. Não adianta possuir uma boa equipe de vendedores se as ações de marketing não são capazes de trazer bons contatos comercias a equipe de vendas. Lembre-se: produtividade deve ser a busca constante de qualquer empresa que deseja ser bem sucedida e vender de forma escalável.

Mas afinal, como aumentar a produtividade em vendas na minha empresa?

Tanto o marketing, quanto os vendedores, devem possuir um nível alto de conhecimento acerca dos contatos que a empresa possui.

Imagine uma empresa gerando mensalmente em torno de 500 contatos, ao mesmo tempo em que precisa trabalhar numa taxa média de 10% em fechamentos.

Esta mesma empresa possui uma base de 10.000 clientes cadastrados (que compram ou já compraram ao menos uma vez), e entende a importância de realizar um atendimento efetivo a esta base também, já que, é de conhecimento de todos que fidelização diminui os custos em vendas.

O que fazer com tantos dados assim? A resposta é simples: Comece a usar um sistema de CRM em sua empresa.

Custumer Relationship Management, ou simplesmente CRM, é a tecnologia que permite a uma empresa alimentar, a partir do marketing e das vendas, dados que permitirão facilitar a rotina de trabalho das duas áreas dentro de uma organização.

Todas as informações devem ser organizadas através da tecnologia e o CRM é o sistema que permite a aplicação deste processo.

Quais as vantagens reais de um CRM para uma pequena empresa?

A partir de um sistema de CRM, todos os leads - contatos gerados pelo marketing - que chegam até a empresa, deverão ser cadastrados e alimentados pelos departamentos a cada nova interação realizada. Novos dados sobre a pessoa devem ser inseridos no sistema para que a empresa tenha um cadastro rico e relevante. Na medida em que esse contato estiver mais preparado para comprar, os vendedores terão acesso ao seu cadastro, possuindo, assim, uma série de informações com riqueza de detalhes sobre o perfil do potencial comprador. Entende-se que assim, as chances de fechamentos de novos negócios serão consideravelmente maiores.

Outra grande vantagem que as empresas encontram ao utilizar um bom sistema de CRM ocorre na atividade de atendimento e pós-vendas. Sempre que houver uma ligação ou algum tipo de interação com um cliente, esse registro deve ser inserido no cadastro e procedimentos automatizados podem ser criados, como por exemplo: enviar um tarefa ao suporte técnico quando houver uma queixa em relação ao produto comprado.

Ou então: enviar uma notificação ao departamento de vendas sempre que o contato abrir no mínimo três e-mails promocionais.

Esses gatilhos automáticos ajudarão a diminuir os problemas relacionados a falta e demora no atendimento, além de permitir que um cliente não esqueça de sua empresa e volte a comprar. Compreende como a tecnologia pode ajudar na produtividade de sua empresa?

É muito caro contratar um sistema de CRM que seja simples e profissional?

Graças ao avanço da tecnologia e a evolução da internet, hoje temos uma infinidade de sistemas CRM que funcionam através da famosa computação em nuvem. São sistemas que rodam pela internet, sem a necessidade de instalação em computadores ou servidores físicos.

Se no passado pagava-se muito caro em sistemas de CRM, atualmente, paga-se pouco em soluções que atendem exclusivamente pequenas empresas.

Segue abaixo uma lista de sistemas CRM super bacanas e voltados para pequenos negócios:

Agendor (ferramentas nacional)

Zoho CRM

Pipedrive

HighRise

SalesCloud

SugarCRM

Se sua empresa nunca trabalhou com sistemas de CRM, não perca mais tempo. Abandone todas aquelas planilhas de excel com cadastros de clientes e relatórios imprecisos de atendimentos, importe tudo para um sistema profissional. Isso tornará a vida da sua empresa e de seus vendedores muito mais produtiva.

Importante frisar que CRM é mais que tecnologia, deve ser encarado como uma cultura. Empresas que não possuem o hábito de utilizar a tecnologia para melhorar a performance comercial, devem, antes de mais nada, evangelizar todas as pessoa envolvidas, sem distinção. Um CRM só funciona quando todos os departamentos o entendem e participam do processo.

E sua empresa, como controla as atividades de marketing e vendas?

Um forte abraço e boas vendas!

Felipe Orsoli
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Planner Digital - Felipe Orsoli

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