Pós venda - Ferramenta para fidelizar clientes
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Pós venda - Ferramenta para fidelizar clientes

PÓS VENDA - FERRAMENTA PARA FIDELIZAR CLIENTES.

Aconteceu em Loanda na data de 21 de fevereiro a oficina de Pós venda, durante o evento os participantes  entenderam a necessidade a de se fazer um pós venda eficaz dentro das empresas, a instrutora Sirley Souza que comandou a turma apresentou a todos 10 dicas de como manter um relacionamento com o cliente e através deste desenvolver oportunidades.

10 dicas de pós-venda para que você mantenha o relacionamento com os clientes e desenvolva novas oportunidades:

1. Demonstre interesse sincero por seu cliente

A venda é a consequência de um processo bem conduzido. Não adianta manter contato apenas para vender, é necessário manter contato para se relacionar, colaborar, etc. Não investigue problemas (podendo assim criá-los), apenas se coloque sempre disposto a ajudar.

2. Aproveite seus contatos para ratificar a boa decisão do cliente

É normal que clientes desenvolvam o que chamamos de “Síndrome de Arrependimento da Compra”. Algo do tipo: “Será que era o melhor preço?”, “Eu deveria ter comprado?”, etc. É neste momento que eles precisam ser convencidos de que tomaram a decisão certa e de que escolheram o vendedor correto.

3. Uma venda nunca termina!

Aproveite o relacionamento com cliente, preste a atenção às oportunidades de realizar o upselling e/ou o cross-selling de seus produtos e serviços. Tenha sempre em mente e demonstre ao cliente, sua intenção de lhe servir da melhor forma e de oferecer as melhores soluções.

4. Proponha para a empresa um programa que premie os clientes mais antigos, que compram mais, com mais frequência, etc.

O aspecto lealdade tem que ser bilateral. Se um cliente escolhe frequentemente sua empresa para realizar suas compras, ele merece uma contrapartida, que deve ir além dos descontos.

5. Mantenha seus clientes bem informados

Seja mais do que um vendedor, seja um consultor no seu negócio. A informação vale muito e os clientes adoram receber informações que os façam aproveitar melhor suas aquisições. Para isso, se mantenha informado sobre o que acontece em seu mercado, na concorrência e com o seu cliente.

6. Escute muito, principalmente às críticas

É verdade que existem clientes difíceis, mas pense, são ainda melhores que os inexistentes. Neste momento, o importante é ouvir o cliente com atenção, ser assertivo e priorizar a solução (seja qual for) da situação. Muitas vezes o cliente deseja ser ouvido, sentir que alguém compreende a sua situação e de que pode ao menos tentar ajudar.

7. Mantenha uma agenda atualizada sobre seus clientes

O histórico de seus clientes vale ouro. Saiba tudo que puder (e que realmente interessa) sobre seus clientes. Não misture relacionamento pessoal com profissional, mas elimine a barreira entre cliente e vendedor.

8. Jamais divulgue problemas de sua empresa para seus clientes

Alguns vendedores exageram na sinceridade e na transparência quando conversam com seus clientes sobre detalhes internos de suas empresas. Muitas vezes, as impressões que passam são de falta de profissionalismo, insegurança, etc.

9. Seja ético sempre

Ao atender clientes do mesmo segmento, jamais troque informações com eles. Não se transforme em espião da concorrência.

10. Invista na rede

Se seus clientes estão satisfeitos com seu atendimento, é provável que o indiquem para seus conhecidos, portanto, seja ativo neste processo. Não tenha receio de solicitar indicações aos seus clientes. Desta forma, você ampliará sua base de clientes e realizará mais e melhores vendas.

Por Fernando Lucena ele  é  Consultor e Presidente do Grupo Friedman.

Pra mim Agente do Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Loanda e Região é satisfatório poder ver o sorriso no rosto de cada um deles e saber que de uma forma ou de outro você ajudou a contribuir para o aprendizado de todos é melhor ainda. Conseguimos reunir 27 participante entre indústria e comercio, turma animada e descontraída, no final elogios foi o que não faltaram, quem participou aprovou, conhecimento que eles vão levar pra vida toda.

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