{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Prepare-se para o Dia das Crianças da nova geração
[editar artigo]

Prepare-se para o Dia das Crianças da nova geração

Ao falar em crianças do futuro, é comum pensar em tecnologia – cada vez mais vemos crianças com interesse crescente em dispositivos como smartphones, tablets e vídeo games.

Quem convive atualmente com crianças pequenas já percebeu o nível de intimidade que eles possuem com as tecnologias. Mexendo em tablets e celulares com uma facilidade superior à nossa, parecem até que “nascem sabendo”. A geração Alpha, crianças nascidas a partir de 2010, é marcada por interagir com a tecnologia desde o momento em que nasceu. Essa exposição precoce aos recursos tecnológicos faz com que eles realmente desenvolvam essas habilidades rapidamente.

Por essa geração nova, muito está tendo que ser repensado: o modelo de ensino atual, por exemplo, parece ser ineficiente para crianças que não entendem mais a tecnologia como uma ferramenta, e sim como algo que faz parte de sua vida. E os brinquedos? Também deverão ser necessariamente tecnológicos para despertar o interesse da geração Alpha?

Do que as crianças gostam?

Desde sempre, vemos nos brinquedos infantis a procura constante de imitar o que os adultos usam: caixas de ferramentas, utensílios de cozinha, carros – tudo de brinquedo, para que as crianças possam se identificar com seus pais e outros adultos ao seu redor. O uso atual da tecnologia pelos adultos também influencia o brincar, pois seguindo essa lógica, atualmente vemos também notebooks, tablets e smartphones de brinquedo, para que as crianças imitem o uso (ou até o abuso) que seus pais e outros adultos fazem desses dispositivos.

No entanto, o dia da criança para a geração Alpha não precisa ser só baseado na tecnologia. Apesar de ser um grande apelo, ainda existem os desenhos e jogos que estão em alta e fazem sucesso com seus inúmeros produtos licenciados. Por isso, é importante para o lojista, que possui uma loja de brinquedos e quer se preparar para o dia das crianças, estar antenado em o que as crianças de sua região estão consumindo e explorar ao máximo os produtos relacionados. Além disso, é preciso conhecer a fundo o perfil das crianças que serão atendidas, de forma que exista uma comunicação entre as crianças e sua loja.

A criança é o seu único público-alvo?

Contudo, conhecer o perfil do seu cliente em uma loja de brinquedos vai além de simplesmente tentar saber quais são os produtos que fazem sucesso com as crianças. O vendedor também tem que dar atenção aos pais, afinal, são eles que irão de fato realizar a compra. Da mesma forma que a loja de brinquedos deve ser agradável e convidativa às crianças, precisa ganhar também o interesse dos pais, para que eles decidam que o espaço é o mais adequado para fazer suas compras de dia das crianças. Preço competitivo, organização nas prateleiras e produtos diferenciados contam pontos a favor ao estabelecimento.

Investir em produtos mais tecnológicos, que com certeza fazem sucesso com as crianças da nova geração, é necessário. Porém, tente sempre oferecer opções de diferentes faixas de preço. Brinquedos de última geração chegam com preço elevado ao consumidor final, e o momento de crise talvez não seja o mais adequado para se investir nesses presentes para as crianças.

Juliana Soares

Juliana Soares

Gestão Site - SebraeMS

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar