Cocriação: uma poderosa abordagem na busca de melhores soluções

O processo de cocriação tem se tornado uma poderosa ferramenta para a customização de produtos, engajamento e mobilização de pessoas, troca de experiências e aprendizados.

O termo cocriação, amplamente utilizado nos últimos anos, na realidade é um processo antigo que antecede à revolução industrial. No passado, quando os processos eram artesanais, era muito comum artesão e cliente “cocriarem” o desenvolvimento de um produto.

Com a Revolução industrial, veio a automatização de processos, permitindo a produção em massa e a redução do custo de fabricação. Por outro lado, possibilitou um afastamento do cliente e da customização de necessidades. Contudo, a temática inovação e design tem trazido à tona, nas últimas décadas, novas formas, processos e ferramentas para diminuir esse distanciamento.

Além disso, o perfil do consumidor também mudou muito nos últimos anos, passando de um perfil de consumo em escala, para um cliente participativo, crítico e responsável.

Nesse contexto, o processo de cocriação cada vez mais se torna relevante para empresas e clientes que procuram encontrar juntos, soluções para melhorar o dia a dia de todos.

Cocriando Sebrae

Em 2014 realizamos uma campanha chamada Cocriando Sebrae, em que convidamos nossos clientes a trazerem suas ideias para criar o próximo curso do Sebrae/PR.

A experiência foi incrível, tanto para nós do Sebrae, quanto para nosso cliente, que se sentiu incluído em um processo que buscava soluções para eles mesmos.

Como resultado criamos um workshop chamado Clube de Prática: um workshop para troca de boas práticas e formação de networking, essencialmente prático e vivencial.

Para o lançamento da solução, convidamos os clientes que participaram do processo de cocriação para que experimentassem a solução. Mais uma vez, tivemos uma experiência única com nosso cliente. Mais que incluído, esse cliente se sentiu ouvido e respeitado nessa relação de interação. Além de super satisfeito com o resultado do workshop.

Essa experiência de cocriação pode ser replicada para qualquer segmento, atividade ou necessidade. Experimente incluir seu cliente, fornecedor ou parceiro para cocriar com a sua empresa. Você vai se surpreender com os resultados.

TAGS
Ilka Toyomoto Furtado