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Promoção de Vendas - Comece pelos seus atuais clientes.

Acabo de ler a sua mente, e se a informação que codifiquei está correta descobri uma coisa importante: você quer vender mais! Se eu estiver certo, isso não fará de mim alguém sobrenatural, mas apenas alguém que conversa diariamente com empresários e sabe que este é o desejo de 99% deles!

Geralmente, quando se pensa em vender mais, conecta esse fato a obter mais clientes. E clientes novos deveriam vir por meio de novas propagandas em veículos de mídia de massa ou por meio da clássica e ineficaz "panfletagem".

Minha sugestão é que comecemos a aumentar nossa base por "ondas":

1) Clientes Atuais: existem vários consumidores que já são clientes do seu negócio mas que poderiam aumentar a frequência de compras com você ou o valor gasto. Por exemplo, pessoas que não vão ao seu restaurante há mais de 6 meses (mas que estão almoçando todos os dias). Que tal fazer algum tipo de oferta ou oferecer algo novo para que ele durante essa semana decida almoçar ou jantar no seu estabelecimento?

2) Clientes Indicados: seus atuais clientes convivem com pessoas de mesma faixa etária, classe social e até com hábitos similares. Por que não incentivar seus atuais clientes a indicarem seus estabelecimento por meio de cupons exclusivos ou premiação por indicação?

3) Potenciais Clientes nas Redes Sociais: qual o incentivo que seu atual cliente possui para postar que esteve no seu estabelecimento? Como você pode premia-lo por fazer um "check-in" na sua loja ou tirar uma foto com o produto ou serviço que você vende?

De uma maneira simples e prática sugiro que você realize alguns testes considerando essas questões. Certamente, são ações baratas e que se derem certo trarão retorno rápido!

Leandro Krug
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Especialista em Franquias e Consultor de Varejo Empresário do Varejo com operações em Shopping Center Professor de Pós Graduação há 10 anos

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