[ editar artigo]

Quais as características de um negócio local de sucesso?

Muito se fala em livros, revistas e jornais sobre as grandes empresas com suas estratégias sofisticadas (e caras!) para construir negócios de sucesso, mas e você que tem um pequeno negócio de atuação local, o que pode fazer para que seu negócio seja um sucesso?

Vamos conversar sobre isto agora:

1º: Conhece-te a ti mesmo. Esta frase grega é muito, muito antiga, mas pode ser muito bem utilizada atualmente para o mundo dos negócios. Você precisa conhecer bem seu negócio. Quais seu pontos fortes e seus pontos fracos? Pergunte para clientes, funcionários e fornecedores quais as grandes virtudes da sua empresa? Por que as pessoas compram de você em vez de comprar nos seus concorrentes?  Pergunte também quais são os problemas mais graves que enxergam na sua empresa?

ATENÇÃO: Não faça a lista somente com base no que você já sabe. Pergunte (de verdade) deixando as pessoas bem a vontade para responderem com sinceridade e tenho certeza que obterá informações importantes e talvez surpreendentes sobre o seu próprio negócio.

2º Reforce os seus pontos fortes

Agora que você já sabe quais são seus pontos fortes (não apenas na sua visão, mas também por que perguntou para clientes, funcionários e fornecedores - parece muito simples fazer isto, e é mesmo, mas há quanto tempo você não fazia estas perguntas e já estava Aquilo que é bom deve ser ampliado e reforçado.

3º Analise os seus pontos fracos e resolva o que deve ser resolvido

Observe que não deve sair querendo resolver tudo que foi apontado como ponto fraco. Analise com frieza e procure identificar quais destes pontos realmente podem impedir o sucesso do seu negócio. É importante refletir da seguinte forma: se eu resolver este ponto qual o impacto para o meu negócio? Nenhuma empresa é perfeita, assim é importante saber no que deve ser investido tempo, dinheiro e energia para resolver.

4º Monitore o seu desempenho

Para saber se o que fará em relação aos seus pontos fortes e fracos está dando resultado é preciso que você possa medir seu desempenho. Para começar tenha pelo menos dois indicadores para medir o sucesso do seu negócio. Por exemplo

Se você tiver um comércio:

  • Faturamento MensalValor do Ticket Médio
  • Valor do Ticket Médio

Se for uma empresa de serviços:

  • Faturamento mensal
  • Número de orçamentos solicitados

Assim você deve buscar estes números agora e medi-los novamente após realizar as ações em relação ao seus esforços.

Veja que apesar de existirem muitas dicas que podemos dar sobre a gestão e a operação de pequenos negócios, a primeira coisa que precisa fazer é conhecer muito bem sua empresa (a partir da sua visão mas também considerando, obrigatoriamente a visão dos outros). A partir daí poderá utilizar as dicas, orientações e ferramentas de maneira muito mais efetiva para o seu estabelecimento.

Se gostou deste artigo, de uma olhada também no meu site franqueador.com

Você que é de Curitiba consegue adivinhar quem é o açougueiro que dei como exemplo de excepcional atendimento no vídeo?

Clube Sebrae
Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir

Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

Ler matéria completa
Indicados para você