Quais ferramentas de monitoramento de redes sociais disponíveis para pequenas empresas?
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Quais ferramentas de monitoramento de redes sociais disponíveis para pequenas empresas?

Você sabia que é possível saber o que estão falando sobre sua marca ou sobre seu segmento usando ferramentas disponíveis no mercado?

Sim, essas ferramentas vasculham o que as pessoas falam sobre determinado assunto em forma de relatórios. Se você fizer uma pesquisa encontrará cases de sucesso de marcas como TIM, O Boticário, Red Bull, Gatorade, etc. Marcas que souberam utilizar o que as pessoas estão falando para se posicionarem melhor e se aproximarem mais dos clientes.

Essas ferramentas ajudam a entender como a atuação da empresa está sendo conduzida e percebida nas mídias sociais. É preciso saber o que as pessoas falam de você pelas costas.

Existem quatro aspectos básicos de monitoramento que podem ser observados no monitoramento das redes sociais:

  • Marca: Reunir e analisar as citações sobre sua marca, produtos, serviços, personalidades e ter feedback das ações e campanhas online e prevenir crises.
  • Concorrência: Monitorar as marcas concorrentes permite entender as estratégias dos concorrentes, analisar o que pode dar certo com sua marca, e planejar melhor seu conteúdo e Capturar oportunidades de negócios relacionadas ao seu mercado. Toda empresa quer saber o que os clientes pensam sobre os concorrentes e seus serviços. Quais são seus pontos falhos? O que poderia ser melhor? O preço está agradando?
  • Segmento de Mercado: Verificando e percebendo o que é falado sobre nossos parceiros, fornecedores e o mercado, é possível ter uma ideia de mercado mais global e Capturar insights para futuros planejamentos de diversas áreas, identificando tendências.
  • Público-alvo: É essencial saber as necessidades, dúvidas, anseios e crenças gerais do público alvo da empresa parater um melhor relacionamento com o publico alvo e gerar conteúdos mais específicos, aprimorando o canal de comunicação com o público alvo.

No ano de 2011, a Arezzo decidiu usar o seu perfil no Twitter ( naquele momento com 20 mil seguidores), para divulgar uma nova coleção, a “Pelemania”, confeccionada com peles de animais, que segundo a marca seguiam tendências da Europa. Imediatamente os seguidores se manifestaram.

No Facebook, foi criada uma Fanpage Boicote Arezzo, que alcançou mais adeptos do que a página oficial da Arezzo. O assunto viralizou. Muitos usuários do Facebook diziam que a marca excluía as mensagens que apresentavam críticas, aumentando ainda mais insatisfação e revolta.

No dia 19, a Arezzo respondeu em todas as suas redes e no site comunicando a retirada de todos os produtos da campanha. Tiveram inúmeras menções sobre a marca que se dividiam entre elogios e críticas afirmando que os animais não terão suas vidas de volta.

Já imaginou o que poderia ter ocorrido caso a marca Arezzo não estivesse de olho na opinião das pessoas?

Ferramentas de monitoramento para pequenos negócios

O problema é que a maioria destas ferramentas são ainda pouco acessíveis às pequenas empresas. Por trazerem relatórios com grande quantidade de informação, o monitoramento não se restringe ao acesso a ferramenta, mas sim a análise e tratamento dos dados. E para isso você vai precisar de tempo. Seu ou de um colaborador.

Porém existem algumas ferramentas disponíveis com um custo acessível e simples de usar, que podem resolver o problema das pequenas empresas e ajudar o empreendedor que não dispõe de recurso para contratar as ferramentas líderes do mercado.

Algumas das ferramentas que mostrarei abaixo são bem específicas e atendem a necessidades diferentes, o que faz com que nem todas possam ser úteis para a sua marca no momento atual. Algumas das ferramentas que mostraremos abaixo são bem específicas e atendem a necessidades diferentes, o que faz com que nem todas possam ser úteis para a sua marca no momento atual.

SocialBro:

  • Pago.Monitora: Twitter
  • Monitora: Twitter

LikeAlizer:

  • Gratuito
  • Monitora: Facebook

HowSociable:

Pago: Você pode usar a versão free da ferramenta, com recursos bastante limitados. Vale investir por um dos planos mensais, trimestrais que mais recursos.

Monitora: Youtube, Linkedin, Google Plus, Foursquare, etc.

Google Alerts:

Gratuito

Monitora: Google

Hootsuite:

Pago: A ferramenta é paga, mas eles oferecem um período de teste gratuito. Compensa pagar pois o Hootsuite é muito útil.

Monitora: Todas as suas redes sociais ao mesmo tempo.

SocialBakers:

O Social Bakers fornece muita informação do universo das redes sociais, ideal para quem precisa analisar dados antes de tomar alguma decis����o. O site também conta com uma ferramenta poderosa de análise das páginas no Facebook e Twitter. O ponto forte do produto de análise é que permite configurar o que é engajamento para sua empresa. Dessa forma você não precisa ficar preso a métricas como curtidas e falando sobre que são facilmente alteradas por compra de anúncios. Por exemplo, se sua empresa considera que curtir vale 1, comentário 2 e compartilhamento 3, você pode configurar com precisão a forma ideal de engajamento.

Scup:

Esta é uma das ferramentas top do mercado. Mas estou listando aqui porque apesar de ter um custo considerável, ela permite que você faça um trial. Acho que vale a pena um trial.

Sei que tem várias ferramentas que não listei nesse post, mas a intenção aqui não é que você as conheça todas, mas sim, reflita sobre a importância de ouvir o que as pessoas estão falando sobre seu negócio e sobre seu segmento. Tem sempre ferramentas acessíveis para nós pequenos empresários.

Qual ferramentas de monitoramento você já usou? Qual mais gostou? Comente abaixo para que outros empreendedores conheçam estas ferramentas.

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