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Qual a importância das TIC's nas empresas?

Qual a importância das TIC's nas empresas?

Nos últimos anos, é cada vez maior o número de administradores e gestores de diversas áreas que têm usado as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como uma forma de aumentar a eficiência e garantir um nível melhor de integração entre os colaboradores da empresa e o público.

Nesse cenário, precisamos considerar que as inovações tecnológicas, especialmente aquelas relacionadas com a informática e as telecomunicações, contribuem de forma significativa para a promoção do processo de globalização.

Aqui percebemos que os impactos dizem respeito tanto ao micro (a empresa) quanto ao macro (o mercado global).

Foi a partir da estruturação de uma rede eficiente de tecnologias da informação e comunicação (TIC) é que se tornou possível o compartilhamento de informações entre os negócios e as instituições financeiras, por exemplo, integrando todos os mercados, sejam eles regionais ou globais.

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

Quando falamos sobre esse assunto, estamos nos referindo a um recurso, uma verdadeira ferramenta que veio para somar positivamente e tornar o mercado mais competitivo.

Na realidade, é por isso que a TIC é considerada essencial dentro do ambiente empresarial. Analisando com um pouco mais de atenção percebemos a sua importância fundamental para os três níveis basilares da instituição – o operacional, o tático e o estratégico.

Outro fator importante é que a TIC, inevitavelmente, precisa considerar e estar relacionada às necessidades e prioridades do empreendimento, tudo com o objetivo de que ela possa contribuir positivamente para o crescimento e para a lucratividade dos negócios.

Com base nisso, as empresas precisam buscar a adaptação de forma que ações a serem tomadas, diante de situações complexas, possam ser baseadas em conceitos e dados corretos.

O gestor, não apenas pode, mas, deve ter as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como grandes aliadas na execução de suas atividades procurando sempre, por meio delas, encontrar formas de obter a excelência em todos os processos estratégicos e operacionais.

O que são as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)?

As TICs dizem respeito a todas as tecnologias que podem interferir e fazer parte dos processos de comunicação e de aquisição de informações.

Elas também podem ser compreendidas como um conjunto de ferramentas e recursos tecnológicos que trabalham de forma integrada entre si com o objetivo de proporcionar níveis de automação e comunicação dos processos empresariais de forma mais rápida e eficiente.

No que se relaciona à informação e comunicação, temos que lembrar que as possibilidades oferecidas pela tecnologia surgiram como um recurso ou alternativa na atualidade, para que todos os processos pudessem ser otimizados.

Além disso, vale ressaltar que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) já estão deixando de ser uma tendência para as empresas tornando-se a cada dia uma necessidade.

O mundo digital oferece uma gama de fonte de informações. E todas elas podem ser usadas para que o negócio aumente seu desempenho no mercado.

Sem contar que essas informações podem ser disponibilizadas de forma imediata e integradas, oferecendo um verdadeiro campo com fontes atualizadas que podem ser tomadas como base para futuras decisões.

Dentro de um ambiente empresarial, onde todos atuam tendo em vista, sempre, a conquista e a realização de objetivos comuns, a comunicação tem um papel ainda mais prioritário.

Por exemplo, dentro de uma mesma instituição vamos encontrar obstáculos em todos os sentidos: temporais, geográficos, tecnológicos, sociais, culturais, comportamentais, entre outros.

Tomando como base apenas esse último ponto já fica um pouco mais claro sobre a real importância e a finalidade de se estar por dentro e definir usos práticos para as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) dentro das empresas.

Qual a importância das TIC's para o negócio?

O primeiro ponto a ser observado é que a cada dia os consumidores tem aumentado o nível de consciência com relação ao seu poder de compra. Afinal, o fluxo de informação disponível é cada vez maior e mais amplamente distribuído.

Considerando a alta concorrência do mercado atual, a necessidade de se mostrar e garantir a superioridade dos produtos e serviços oferecidos ao cliente é muito grande.

E isso, se ainda não considerarmos o fator atendimento ao cliente, que deve ser sempre foco de melhorias por parte do estabelecimento e de seus integrantes.

E aqui, com a clara finalidade de aumentar a vantagem competitiva no mercado e superar os desafios impostos, a TIC surge como uma ferramenta muito importante.

Quando a empresa começa a fazer uso de hardwares e softwares e a trabalhar a comunicação de forma integrada, ela consegue superar todos aqueles obstáculos que citamos anteriormente.

O setor de Tecnologias da Informação e Comunicação tem a capacidade de oferecer ao negócio oportunidades para que ela cresça de forma sustentável sem perder a competitividade no mercado ao qual se encontra inserida.

Entretanto, é importante lembrar que, apenas agregar novos recursos de tecnologia e comunicação não é a única coisa necessária para que exista aumento da produtividade dos colaboradores ou ainda, uma melhora significativa no desempenho dos processos.

Para que tudo possa funcionar de forma correta todas as iniciativas precisam ser baseadas em uma linguagem única, além de haver um mapa estratégico para integração da empresa e as TICs.

Acompanhe alguns dos principais benefícios das TICs para um negócio:

  • Aumento da produtividade e diminuição dos custos

Não importa o tamanho do negócio, todo empresário quer aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que diminui os custos.

O mais interessante das TICs é que elas permitem que ele faça isso. Como? Ao possibilitar que todo o fluxo de trabalho e seus respectivos processos possam ser reavaliados e reinventados de forma que seja possível reduzir os custos na mesma proporção em que a produtividade aumenta.

Um exemplo disso: imagine que o setor de TI de sua empresa passe a considerar usar e integrar na rotina corporativa o recurso de videoconferências. Caso isso ocorra, seus colaboradores evitarão perder tempo com deslocamentos desnecessários.

Como resultado, seu negócio terá menos despesas e mais “tempo extra”, que poderá ser usado em outras atividades relevantes.

  • Melhorias na comunicação

Os empreendimentos que têm um nível mais fluido de comunicação entre seu setor interno e externo, contam com muito mais chances de crescer e impulsionar seus negócios em direção ao sucesso.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm exatamente esse objetivo. Ou seja, ajudar a fazer com que a comunicação se torne mais transparente e objetiva de forma que mais valor possa agregado ao negócio.

A videoconferência que citamos no tópico anterior pode ser considerada um exemplo dessa comunicação mais objetiva.

Além disso, ainda vale acrescentar os aplicativos de todos os tipos, sincronização de agendas e plataformas que tornam diversos processos otimizados e automatizados.

  • Melhor relacionamento com o público

Quanto mais presença digital a empresa tiver, mais fácil será obter recursos e formas para abordar, se relacionar e interagir com o público-alvo.

Como primeiro resultado desse benefício, temos a promoção positiva da reputação no mundo virtual, ou seja, na internet.

Outro grande benefício de melhorar o relacionamento com os clientes por meio das TICs é o fato de que poderemos conhecer mais sobre eles além da possibilidade de segmentar melhor nossas ações e estratégias futuras.

Há uma série de maneiras que podem ser usadas para tornar tudo isso realidade: as interações nas redes sociais, ações de pós-venda, uso de dados na criação de estratégias que envolvam os hábitos e comportamento dos clientes entre várias outras.

Em cada uma das ações acima, as TICs se fazem presente melhorando e tornando mais eficiente o nível do relacionamento, nos permitindo alinhar nossas estratégias ao perfil de nossos potenciais clientes.

  • Segurança

Um dos pontos mais interessantes com relação às TICs é que investir nelas é uma forma de garantir uma maior proteção para o negócio como um todo.

Precisamos considerar sempre que vivemos em um mundo em constante transformação digital. Algumas soluções que surgem nesse setor podem ser muito úteis para o sucesso dos negócios enquanto que outras podem acabar sendo prejudiciais.

Por exemplo, os famosos crimes virtuais - ataques cibernéticos - representam um risco enorme para qualquer modelo de negócio.

Diante desse cenário negativo, as TICs podem trazer soluções eficientes em termos de segurança para os dados gerados pela sua empresa.

Para isso, podemos usar uma série de recursos tais como a computação em nuvem, backups, certificados e sistemas de segurança.

O mais interessante de tudo isso é que. ao mesmo tempo em que seu empreendimento está investindo em segurança, ela pode perceber outros benefícios, como mais integração entre os setores, um melhor desempenho na realização dos processos e, até mesmo, mais produtividade entre os colaboradores.

E isso, sem acrescentar o fato de que as soluções oferecidas pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão cada vez mais capilarizadas, acessíveis e integradas.

Dessa forma, você poderá aumentar o potencial dos resultados de seus negócios aproveitando cada ferramenta como diferencial para tornar sua empresa mais sólida, robusta e tecnológica.

Aliás, isso é algo que pode ser aproveitado por empreendimentos de qualquer tamanho: do vendedor de barraquinha que precisa de um sistema de pagamento online até uma multinacional.

De que forma as TIC's podem aumentar a produtividade na empresa?

As Tecnologias da Informação e Comunicação estão cada vez mais consolidadas no mercado. E isso apenas evidencia o quanto as instituições estão antenadas nas inovações e de olho nos rumos apontados pela transformação digital.

Você já parou pra pensar que o sonho de qualquer empresário é fazer com seu estabelecimento produza com cada vez mais qualidade fazendo uso de cada vez menos recursos?

É exatamente aqui que vamos perceber como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem atuar diretamente no aumento da qualidade e da produtividade dentro do negócio.

Sabendo disso, confira como as TICs podem ajudar seu comércio nesse sentido:

  • Processos facilitados

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até o fim de 2018 devemos acompanhar um crescimento em torno dos 12,5% no setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Esse crescimento pode ser explicado pela praticidade com a qual as TICs conseguem reduzir o custo, o tempo e o esforço na realização de cada tarefa. Um exemplo nesse sentido até já foi citado anteriormente: as soluções na nuvem.

Por meio dessas soluções, seu negócio poderá agregar características do mundo digital tornando-se de certa maneira mais “móvel” e “flexível”.

Em outras palavras, seus colaboradores poderão trabalhar onde estiverem e de forma integrada com a estabelecimento. Tudo isso porque você implantou soluções para unificar a comunicação e tornar o fluxo de trabalho mais dinâmico. Por exemplo, aquele colaborador que pode trabalhar remotamente graças a uma plataforma adotada por sua empresa.

  • Comunicação aprimorada

Não há dúvida alguma de que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são excelentes recursos quando o assunto é tornar melhor a comunicação interna e externa do empreendimento.

Anteriormente havíamos apontado que, quanto melhor a comunicação, mais chances sua empresa tem de atingir o sucesso.

Pois bem, como complemento ao que foi dito, é interessante que você perceba que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) oferecem cada vez mais novos meios de comunicação. E estes abrangem canais que podem ser usados para os clientes e para os colaboradores de forma unificada ou separadamente, se você preferir.

E tem mais, as TICs, com suas infinitas soluções digitais, estão contribuindo significativamente para a diminuição dos custos - nada pequenos - dos serviços de telefonia.

Basicamente, como a empresa permanece cada vez mais tempo online, esse tipo de serviço acaba sendo menos utilizado.

  • Processo de aprendizagem

Escolas e universidades têm utilizado largamente as possibilidades oferecidas pelas TICs.

Afinal, a tecnologia é uma das melhores maneiras que essas instituições podem usar para agregar valor aos seus cursos e métodos de ensino. Além, é claro, de facilitar a vida de quem tem pouco tempo e não pode se deslocar até o local de estudos.

Pensando em negócios, podemos observar que essa solução tem um papel muito grande quando a empresa quer formar um quadro de profissionais mais treinados e capacitados.

Formações por meio do Ensino à Distância e especializações são coisas atuais e necessárias. E claro, ao trazer isso para dentro da instituição estamos ajudando o profissional a ser melhor.

Como sabemos quanto mais qualificado for o profissional, mais produtivo ele será. Em outras palavras: se o profissional cresce, o empreendimento cresce junto.

De que modo ela auxilia na gestão empresarial?

Até aqui observamos e analisamos alguns dos aspectos gerais relacionados às aplicações práticas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no âmbito dos negócios.

Entretanto, os benefícios não acabam aí. Ainda há o fator “gestão empresarial”. Veja como trazer para a empresa essas soluções pode ajudar como um todo esse aspecto:

1 - Integração de dados

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) auxiliam na geração de insights para os negócios. Quando as soluções oferecidas são trabalhadas de forma integrada é muito mais fácil e rápido fazer o cruzamento de dados, analisar e avaliar novas oportunidades, rever etapas do fluxo de produção e de operações e identificar os gargalos responsáveis por travar o negócio.

Isso sem considerarmos que as aplicações obtidas por meio desse tipo de tecnologia ainda abrangem outras áreas fundamentais, como:

  • promover a marca;
  • atrair clientes;
  • fidelizar clientes;
  • criar ofertas personalizadas;
  • desenvolver ações de pós-venda.

E não fica apenas nisso. Diversas outras podem ganhar muito poder de fogo estratégico quando as TICs conversam entre si.

2 - Segurança da informação

Falamos um pouco sobre isso anteriormente. Mas aqui, vamos um pouco mais fundo.

Quanto mais segurança uma corporação ou marca consegue oferecer, mais seus clientes se sentirão confortáveis em continuar como parceiros.

Temos que considerar que atualmente dificilmente vamos encontrar alguém que não conheça ou que já nunca teve problemas com algum comércio devido à falta de segurança de dados - que o digam as redes sociais! - e isso está fazendo com que as pessoas fiquem cada vez mais atentas e criteriosas com relação às marcas com as quais pretendem criar um relacionamento.

Além disso, vale ressaltar que as dores de cabeça perseguirão sua empresa por muito tempo – além dos prejuízos financeiros – caso algo do tipo venha a acontecer.

Disponibilidade e facilidade de acesso às informações

Como vimos, o aumento da produtividade é uma consequência do fato de que as TICs tornam o acesso às informações muito mais fácil.

Mas não apenas isso. O compartilhamento, a seleção e análise dessas informações em sistemas próprios fazem com que o comércio e seus colaboradores evitem perder tempo em tarefas repetitivas - mais produtividade - na busca e verificação dos dados armazenados no sistema.

Tudo isso representa um grande diferencial que a instituição possa explorar para se manter ativa e em pleno crescimento no mercado.

Nesse sentido, é importante considerar que vivemos em uma época em que a concorrência não está apenas de olho em nós. É preciso entender que ela está atenta às soluções do mercado!

Faça o mesmo e evite que sua empresa perca espaço no mercado. Afinal, quando isso acontece, nem sempre é possível recuperar o que foi perdido!

3 - Custos operacionais

Softwares de gestão de telecomunicações, plataformas e sistemas de auditoria são recursos que, quando aliados de forma correta, conseguem contribuir significativamente para que haja redução de custos.

Por exemplo, com ferramentas de gestão é possível controlar o tempo que o funcionário permanece no telefone, assim conseguimos reduzir não apenas o tempo, mas os custos que envolvem essa tarefa. Além disso, ainda vamos ter um aumento na produtividade da equipe.

Outro recurso são as plataformas que permitem o acompanhamento em tempo real das atividades desenvolvidas. Por meio delas podemos analisar quem esta deixando a desejar e por que está falhando na execução de sua parte do trabalho.

Claro que esses são exemplos simples, mas por meio deles já é possível termos uma ideia sobre como podemos reduzir custos, não apenas nas tarefas que envolvem os colaboradores, mas naquelas inerentes a gestão da empresa - finanças, arquivos, contabilidade entre outros.

4 - Satisfação dos clientes

Quanto melhor o atendimento e melhor for o acompanhamento dado ao cliente durante sua jornada de compra e pós compra, mais satisfeito ele ficará com o estabelecimento. Como consequência, as chances de que ele se torne fiel a marca crescem significativamente.

Ao contar com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para aumentar a eficiência e o desempenho do atendimento dado ao cliente estamos fazendo com que eles se tornem grandes defensores da marca.

Lembrando que esse marketing boca a boca é um recurso que não podemos dispensar, independentemente do tamanho, segmento ou proposta do negócio.

São várias as ferramentas tecnológicas que um negócio pode usar para integrar e otimizar a comunicação com o cliente.

O ponto chave é analisar o perfil de sua empresa e procurar identificar quais das disponíveis se encaixam melhor em suas necessidades.

5 - Vantagens

As vantagens e benefícios que podem ser percebidas pela instituição ao trazer para sua rotina as soluções das TICs puderam ser observadas de forma detalhada acima. Mas ainda falta uma:

Não adianta em nada seu comércio oferecer um ótimo serviço e um excelente produto se não consegue entender como o mercado funciona e como ele se comporta.

Sem isso, não há como explorar as potencialidades e aproveitar as oportunidades. Ou seja, vamos perder dinheiro.

Com as TICs temos a possibilidade e os meios necessários para recolher e organizar todas as informações, tanto de nosso negócio quanto dos concorrentes. Assim, poderemos gerar relatórios de comparação cada vez mais específicos.

Com essas informações poderemos analisar de forma detalhada os dados de compras, comportamento do cliente, tendências, rotação, sazonalidade, perfil e muito mais!

A ideia disso tudo é muito simples de ser compreendida: quanto mais precisos os dados levantados forem, mais corretamente o negócio conseguirá definir uma visão estratégica de mercado de forma inteligente e sólida.

Como consequência, a tomada de decisões e as avaliações para a identificação do que deve ser feito para aumentar a participação da empresa e fazer com que ela se destaque poderá ser estruturado de forma cada vez mais certeira.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão em constante evolução e dominando mais e mais segmentos.

Perder isso de vista ou não acompanhar as tendências pode representar prejuízos significativos para a corporação a médio e longo prazo.

Talvez você esteja pensando: como vou agregar tudo isso na minha empresa? Como vou aprender? Curiosamente, essa é a parte mais simples e prática de todo esse processo.

Tecnologia e comunicação são temas dos quais não podemos mais fugir e isso faz com que especialistas e consultores se capacitem cada vez mais no setor. Então, se alguma dúvida surgir é só pedir ajuda. Na verdade, buscar informações com quem entende do assunto e do processo de integração deveria ser algo a ser feito por todo gestor, com dúvidas ou não!

E você, caro leitor, qual a sua visão de tudo isso? Compartilhe sua opinião conosco em nossos comentários!

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Denisson Soares
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Analista de Produção de Conteúdo. Atua no mercado de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Acompanha de perto tudo que acontece no mundo da tecnologia. Entusiasta de ideias inovadoras que ampliam os horizontes e as possibilidades das empresas.

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