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Qual a importância dos seminários e convenções para uma startup?

Qual a importância dos seminários e convenções para uma startup?

No mundo do empreendedorismo é necessário estar sempre presente. É preciso mostrar aos outros que você existe e, dessa forma, apresentar sua empresa. E os lugares perfeitos para isso são as reuniões de startups, seminários e convenções - encontros organizados com o objetivo de promover o compartilhamento de ideias e conhecimento, conectar startups e investidores e ajudar empreendedores como você a crescer.

Participar desses eventos pode ampliar os horizontes da sua startup. São muitas as oportunidades de negócio criadas nessas reuniões que, como empreendedor, você não pode perder!

Por meio dos encontros de networking - geralmente proporcionados por esses eventos - há uma grande variedade de pessoas de muitos lugares diferentes, dispostas a compartilhar o que sabem e a ajudá-lo.

Comparecer a essas reuniões possibilita participar de diversos eventos que abrem as portas para conhecimento, além de contato com várias pessoas - boas oportunidades de aumentar a sua rede de contatos e aprender com quem já passou pelo mesmo momento que você está passando. Além disso, esses acontecimentos facilitam a aprendizagem com palestras de especialistas, proporcionam trocar experiências e adquirir um conhecimento importantíssimo e indispensável para o seu negócio.

Além disso, nesses encontros você tem a chance de mostrar a sua ideia aos outros, apresentar o seu negócio. Assim, quem sabe, captar novos leads, clientes e, talvez, até mesmo, investidores dispostos a levar a sua ideia mais longe.

Confira abaixo os principais motivos que fazem dos encontros de startups, seminários e convenções algo tão importante e necessário a qualquer startup.

Aprendizagem

Por mais que que você já tenha um alto grau de conhecimento sobre seu negócio e nicho de mercado, sempre há algo novo que você pode aprender e usar para ir mais longe.

Nestes encontros você tem ótimas oportunidades de aprendizagem. Seja ouvindo um palestrante especialista ou, até mesmo, tendo uma conversa com outras pessoas. Você pode aprender com todo mundo, e de tudo um pouco. E o que você aprender pode ser usado para expandir seus negócios.

Há também a viabilidade de poder compartilhar o que sabe com as outras pessoas - afinal, você também tem muito a ensinar - gerando uma troca de conhecimento muito valiosa e importante para quem ensina e para quem aprende.

Conhecer pessoa novas

Relacionar-se com pessoas novas é sempre importante, ainda mais indivíduos com o mesmo mindset que você - que empreendem e que estão tentando transformar suas ideias em realidade.

Os seminários e convenções são ótimos lugares para você conhecer essas pessoas e expandir o seu networking. Lá é possível encontrar os mais diferentes tipos de gente, de diversas regiões do país e de vários lugares do mundo. Algumas que estão começando o seu negócio, outras que já estão afirmadas e crescendo no mercado. E todas essas pessoas estão dispostas a compartilhar com você o conhecimento que possuem, a ajudá-lo, a ensinar e a aprender e a motivarem a continuar.

Mostrar a sua ideia

Por mais que você já tenha tornado a sua ideia em um negócio, é essencial mostrá-la aos outros. Talvez ela seja a solução do problema de alguém. Quem sabe você não encontre uma pessoa disposta a investir no seu conceito? Por isso é essencial que você mostre aos outros o seu empreendimento.

E os lugares ideais para fazer isso são os seminários e convenções. Como já disse, esses encontros estão lotados dos mais diferentes tipos de pessoas, muitas empreendendo e muitas investindo também, assim é possível firmar parcerias, conseguir investimento, aumentar a sua rede de contatos e levar o seu negócio ainda mais longe.

Atração de leads e clientes

Ao frequentar esses eventos você mostra aos outros o seu produto ou serviço, despertando o interesse deles em conhecer melhor a sua startup e o responsável por ela. Isso gera leads que já conhecerão você quando decidirem adquirir um produto ou serviço, se transformando em seus clientes.

Expor a sua marca

É fundamental apresentar aos outros a sua marca. Estar presente e mostrar a eles que a sua startup trabalha em busca de resolver os problemas deles. Os encontros de startups são ideais para isso, já que você tem um alcance muito grande.

Frequentados por muitas pessoas com objetivos e um mindset como o seu, estes encontros são os lugares ideais para expor a sua marca, construir uma boa imagem e chamar a atenção para sua startup.

Possíveis investidores

Os seminários e convenções são muito frequentados por pessoas e empresas à procura de boas ideias para investir. Se você está tentando construir o seu negócio do zero ou precisa de dinheiro para expandir a sua startup esse é o local ideal para conseguir um investidor. Além disso esse investidor pode te dar conselhos valiosos e ajudá-lo a guiar os seus negócios. Há, inclusive, seminários com o objetivo específico de colocar empreendedores em contato com investidores e empresas dispostas a investir.

Então se você está procurando investimento para expandir os seus negócios ou para tirar a sua ideia do papel, não deixe de participar de seminários, conferências, convenções, entre outras atividades.

É essencial estar presente nesses locais, entrar em contato com outras pessoas que estão montando ou já têm uma startup como você para compartilhar experiências e conhecimento, aumentar a sua rede de contatos, mostrar ao mundo seu negócio, aprender e crescer. Por isso, compareça sempre que possível. Afinal só há benefícios.

Não importa se você já tem uma startup ou apenas uma ideia e está procurando formas de torná-la realidade. Você vai adquirir muito conhecimento que vai ajudá lo a continuar com o seu negócio. Como já dito, é possível encontrar aprendizado, informações e pessoas dispostas a ajudá-lo, o que com certeza fará toda a diferença.

Quer uma dica sobre onde encontrar bons assuntos para sua startup?

O Sebrae organiza diversos seminários e convenções por todo o Brasil com o intuito de ajudar empreendedores como você a crescer e conseguir mais oportunidades. São diversos tipos de conteúdos com os mais variados objetivos, como por exemplo, o Startup Weekend, uma forma diferente de capacitar e desenvolver talentos empreendedores e de transformar sonhos em realidade.

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