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Qual a melhor forma de pagamento para seu negócio?

Qual a melhor forma de pagamento para seu negócio?

A análise e a escolha das formas de pagamento que vamos oferecer é uma das mais importantes etapas dentro de um plano de negócios estruturado para empreendimentos físicos, virtuais ou ambos.

Quanto mais opções de pagamentos os consumidores tiverem à sua disposição, mais propensos estarão para fechar uma compra e maiores serão as taxas de conversão.

Por outro lado, o empreendedor precisa ficar atento a questões relacionadas à saúde financeira de sua empresa. É por isso que a definição das formas de pagamento deve ser feita de maneira estratégica. Isso possibilita visar a satisfação dos consumidores e gerar lucros em cada venda realizada.

Sendo assim, destacamos algumas dicas e orientações práticas que podem ser levadas em consideração na hora de escolher a melhor forma de pagamento para seu negócio, seja ele físico ou virtual.

Cartão de crédito

Com crise ou sem crise as pessoas dificilmente abandonam os cartões de crédito. Entre os principais motivos, temos a possibilidade de parcelar a compra e a evidente praticidade. E, se o consumidor deve ficar atento a forma como usa seu cartão para não ter nenhuma surpresa, o lojista também precisa dar uma atenção especial às taxas que são cobradas pelas operadoras. Bem como aos prazos previstos para o recebimento dos valores.

Cartão de débito

É uma forma de pagamento muito efetiva, especialmente, se o empreendedor tiver uma loja virtual. Por outro lado, para disponibilizar esse recurso é necessário fechar convênios com bancos que, por sua vez, podem cobrar algum tipo de taxa. Aliás, essas taxas nem sempre são atraentes para o lojista.

O lado bom é que o comerciante receberá quase que, imediatamente, o valor pago pela compra. E isso, sem falar que não terá que lidar com o chargeback – ação em que o cliente pede o reembolso após a autorização de compra e, em muitos casos, até mesmo depois de o pedido ter sido enviado.

Boleto bancário

O boleto bancário é uma forma prática e barata, tanto para os clientes quanto para os comerciantes. Para o consumidor, essa opção é ainda mais interessante, já que muitos não têm cartão de crédito ou débito ou não querem ter um.

Mesmo considerando que é uma forma de pagamento à vista, é muito comum que o empresário disponibilize essa alternativa para compras também a prazo. Alguns chegam a oferecer descontos para o cliente que quitar o valor na data do vencimento.

As facilidades se estendem aos locais onde o boleto pode ser pago, a exemplo das agências dos Correios, casas lotéricas e bancos. Além disso, ele pode ser oferecido para qualquer cliente, independentemente de ele possuir ou não conta em algum banco.

A dica é procurar seu gerente e avaliar qual a melhor alternativa para emissão de boletos para seu modelo de negócio.

PayPal

O PayPal é uma das melhores formas para que empresas e pessoas físicas possam movimentar o dinheiro de compra e venda no mundo virtual. Essa forma de pagamento conta com mais de 120 milhões de usuários e é o sistema online mais popular do mundo.

Transferência Online de Fundos – TEF

O TEF se destaca entre as formas de pagamento por ser uma alternativa muito barata e rápida. O lojista recebe os valores relativos às compras em um espaço de poucos dias e, em determinados casos, até em menos de 24 horas. Outro fator positivo aqui é que as taxas, que comumente são cobradas, não chegam à R$1,00.

O ponto negativo é que o empresário precisará disponibilizar seus dados bancários e lidar com plataformas de internet banking. Como estamos tratando de informações importantes, é necessário contar com sistemas de segurança de ponta.

Essas são apenas algumas das opções mais usadas em termos pagamento. Há outras alternativas interessantes que podemos considerar como o Mercado Pago, PagSeguro, Cielo, Moip e até a troca de milhas que tem se tornado cada vez mais popular.

Como escolher as melhores formas de pagamento

Como vimos, há várias opções disponíveis atualmente. A questão é que essa escolha não deve considerar apenas nosso ponto de vista. Afinal, quem mais fará uso desses recursos é o cliente. Mas não é só isso que precisa ser avaliado. Confira a seguir alguns critérios para guiar sua escolha:

Público e mercado

Antes de escolher alguma forma de pagamento, o lojista deve avaliar quais são as mais utilizadas em sua região e em seu segmento. Uma dica é analisar o que a concorrência anda fazendo nesse sentido e que tipos de estratégias ela costuma adotar dentro desse tema.

Prazos

Avalie os prazos praticados pelas operadoras de cartão e pelas intermediadoras de pagamento. É essencial que possamos oferecer para nossos clientes diversas formas de pagamento, mas o que não podemos deixar em segundo plano são as maneiras de como a empresa receberá os valores de cada compra. Vale lembrar que, quando esse ponto é mal gerenciado, a saúde financeira da empresa pode acabar em risco.

Dica: Ofereça o maior número possível de bandeiras de cartão e descontos para pagamentos feitos à vista. Essa fase do processo de compra e venda é uma ótima oportunidade para fazer com que o cliente sinta-se satisfeito e tenha vontade de retornar.

Facilidade de integração

Seja qual for o sistema de pagamento escolhido para sua loja é extremamente importante que você avalie como se dá a integração - principalmente se estiver avaliando trabalhar com e-commerce. O ideal é encontrar um sistema de pagamento que inclua a plataforma de negócio, as operadoras de cartão e as instituições financeiras. Claro que, para tudo ocorrer da melhor forma possível, devemos avaliar a performance e as funcionalidades de cada uma das soluções.

Experiência do cliente

Não tem nada de complicado aqui: quanto mais prático e fácil for para o cliente fazer o pagamento, mais chances de vender você terá. Como observamos anteriormente, faça suas considerações partindo também da lógica do cliente.

Não importa qual a forma escolhida, apenas não se esqueça de informar ao cliente quais são as possibilidades que ele poderá usar (se necessário, ensine-o como usar) e qual é a mais prática para o seu perfil de consumidor.

Então, o que achou de nossas dicas? Tem alguma sugestão sobre esse tema? Compartilhe conosco e com nossos leitores sua percepção sobre as melhores formas de pagamento para seu negócio!

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Denisson Soares
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Analista de Produção de Conteúdo. Atua no mercado de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Acompanha de perto tudo que acontece no mundo da tecnologia. Entusiasta de ideias inovadoras que ampliam os horizontes e as possibilidades das empresas.

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