{{ warning.message }} Ver detalhes
Qual a melhor hora para postar nas redes sociais?
[editar artigo]

Qual a melhor hora para postar nas redes sociais?

Esta é a pergunta que todos os profissionais de marketing gostariam de ter a resposta. Particularmente, se você ainda não leva isso em conta na hora de fazer seus posts devo dizer que é importante começar a pensar nisso.

É verdade, existem alguns padrões de horários difundidos no mercado para cada segmento de negócio. Entretanto, não há uma resposta mágica que vale para todas as empresas. O ideal é que você analise seu trabalho e avalie quais os horários que funcionam melhor para o seu negócio.

De qualquer forma existem algumas questões importantes que podemos abordar em relação a isso. Inclusive com algumas sugestões de horários para cada rede social.

Para começar, experimente

Existem diferentes variáveis que você pode testar em suas postagens nas redes sociais para engajar melhores seus seguidores. Você pode testar ofertas diferentes com variações de texto, por exemplo. Outra opção ainda é testar seu público postando em dias diferentes para descobrir qual teve mais retorno.

Analise os dados

A internet permite que você colete dados. Todas as redes sociais entregam uma ferramenta de analytics, para que você possa tomar suas decisões baseadas em números. Nessa hora vale lembrar que o objetivo final deve ir além dos likes. Sua avaliação de performance deve levar o impacto do conteúdo na geração de conversões para o seu negócio. 

Existe a melhor hora para postar no Facebook?

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Facebook é de longe a rede social mais "movimentada". O problema é que por conta das regras do algoritmo que decidem quem vai ler o quê, tem sido complicado fazer o conteúdo chegar de forma orgânica aos fãs. 

De qualquer forma, ainda é a rede social em que o engajamento é mais constante entre os 7 dias da semana. No entanto, existem alguns picos notáveis que eu posso destacar aqui, segundo uma pesquisa da empresa SproutSocial.

Em resumo:

Quinta-feira é de longe o dia mais recomendável para se postar, sendo das 12hs as 13hs o melhor horário. Começo da manhã (08hs as 09hs) e fim de noite (22hs as 23hs) são também recomendáveis.

Para entender isso basta pensar no seu comportamento. Vai dizer que olhar o Facebook não é a primeira e a última coisa que fazemos no dia-a-dia.?

Já para os fins de semana o engajamento varia muito com relação aos perfil da sua base de fãs. 

Para aumentar o engajamento com seu conteúdo leve em conta 3 coisas:

- Use vídeos.

- Avalie antes os conteúdos que funcionaram bem anteriormente.

- Mantenha mensagens curtas e objetivas.

Qual é a melhor hora para postar no Instagram?

As marcas rapidamente descobriram o Instagram. Já ouvi casos de lojas de roupas que vendem apenas utilizando essa rede social. Uma pesquisa da Forrester descobriu que o Instagram é a rede social com maior índice de interação por usuário (2,2%). Em segundo lugar está o Facebook com 0,22%.

Isso quer dizer que no Instagram existe uma chance maior de seus seguidores interagirem com seu conteúdo. Nesse contexto saber em quais momentos os seus seguidores mais interagem se torna fundamental. Segundo a pesquisa da SproutSocial:

- Dias da semana são melhores que fins de semana, sendo segunda-feira o melhor dos dias. Interessante, não? Bem diferente do comportamento no Facebook.

- Os melhores horários para postar são 2h (sim, na madrugada), 8 da manhã (enquanto toma café) e 17hs (quase no fim do expediente).

Os usuários do Instagram geralmente interagem pelo celular, e isso significa que eles podem usar a rede o tempo todo, a qualquer hora.

O engajamento no Instagram é bastante estável, com ligeiros aumentos na segunda-feira e diminuição no domingo. No geral, porém, qualquer dia da semana é bom.

O que funciona para você?

Como disse no inicio, estas são as conclusões baseadas em observações de uma empresa especialista em redes sociais. Que tal fazermos aqui uma troca de experiência? O que você tem observado de dicas em termos de melhores horários para postar nas redes sociais? 

Compartilhe aqui nos comentários abaixo! :)

COMPARTILHE
Vera Moraes

Vera Moraes

Consultora - Inventtando

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Novo post

Artigos relacionados