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Qual o mais importante: O produto ou a comunicação do produto?

Esse é um dilema que o pessoal costuma se pegar no tapa nas ruas de Palo Alto. O que eu quero dizer aqui é: Dá pra escolher entre o produto ou a comunicação?

Bom, pra uma empresa idônea funcionar ela precisa de algo a oferecer (vamos chamar aqui de produto) e ela precisa de algo em troca deste oferecimento (chamamos de venda, lucro, etc).

Para ela atingir este lucro, há a necessidade de divulgar seu produto de alguma forma, ou seja, fazer com que as pessoas saibam que ele existe, correto?

Parece óbvio mas ainda há muita controvérsia em relação a isso!

Não é mentira, quantas pessoas abrem seus negócios sem se dedicar à porcaria da comunicação (não me entenda mal, foi só uma força de expressão).

~voz de mongo~ "O produto se vende sozinho", "as pessoas irão perceber o real valor do produto se eu fizer ele excelente", "meu produto é difícil de copiar".

Não, não e não. O produto só se vende "sozinho", se for este o caso, depois de muito tempo de conhecimento de marca (ex: Nike. Eu nem sei porque compro os tênis deles).

As pessoas não irão perceber nada porque a percepção é um tanto quanto relativa e não necessariamente as pessoas estão buscando o melhor. Isso é partir do pressuposto que todas as pessoas são competentes e exigentes no seu mais último nível.

Seu produto muito possivelmente é bem fácil de copiar.

Então vamos lá, você quer ouvir a verdade? Eu vou te dar a verdade.

Grandes exemplos mostram que ambos são extremamente importantes. A combinação perfeita entre eles faz com que as coisas se tornem excelentes.

Claro estou excluindo aqui o modelo de negócio, mas isso é assunto para outro post.

No entanto, baixando a régua um pouquinho, podemos descobrir que uma comunicação excelente de um produto ruim é mais bem sucedido do que um produto excelente e comunicação ruins.

Pelo menos no médio prazo. Contudo, não queremos fazer produtos meia boca, não é mesmo? A combinação das duas artes potencializa e muito seu valor gerado; em todos os sentidos.

Caique Lauerti
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