{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Qual o seu Modelo de Negócio Pessoal?
[editar artigo]

Qual o seu Modelo de Negócio Pessoal?

Qual o seu Modelo de Negócio Pessoal?

Um grande entrave na vida do Empreendedor é sentir-se realizado.

É poder ter satisfação plena não apenas no que produz (produto ou serviço), mas no que entrega ao seu Cliente.

No mundo corporativo fala-se muito em oportunidades de negócios e um bom Empreendedor deve sempre estar pronto para notá-las, avaliá-las e usá-las se forem realmente boas oportunidades. Pois, todo dia aparecem milhares de grandes ideias, produtos, sistemas, franquias, métodos e tudo com promessas de grandes resultados ao Empreendedor, mas que muitas delas não trazem realmente o retorno financeiro prometido e pior, trazem um desgaste emocional absurdo ao Empreendedor deixando-o sempre com a sensação de fracasso. O que é péssimo levando-se em conta que a perseverança é um grande aliado do Empreendedorismo.

Já conversamos sobre Empreendedorismo e também sobre Propósito.

Agora você irá se conhecer um pouco mais através do Modelo de Negócio Pessoal e verá do que é capaz de realizar!

O Modelo de Negócio Pessoal

O Modelo de Negócio Pessoal, originalmente Business Model You (BMY) é um derivado do Business Model Generation (BMGen). Porém, com características próprias. Se você já conhece o Business Model Generation irá logo notar as particularidades de cada um deles.

Este método que apresento aqui de maneira mais direta e comentada pode ser visto nos livros de mesmo nome já publicados no Brasil.

Também ressalto que para didática gosto de usar o conceito de Negócio no singular, pois vejo o como único um Modelo de Negócio Pessoal.

Conheça os livros:

Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios

Business Model You – O Modelo de Negócios Pessoal

O Modelo de Negócio Pessoal é um método poderoso e eficaz para entendimento próprio, de carreira e até de posicionamento pessoal.

Falo com a propriedade de quem teve a vida revolucionada por ele e hoje tenho o privilégio de escrever sobre este assunto para você e também de aplicações práticas com outros Empreendedores que mudaram o próprio conceito sobre Empreendedorismo e do que eles podiam realizar usando ao máximo seu potencial Empreendedor, suas habilidades e competências.

Ter um Modelo de Negócios Pessoal é de suma importância para todos Empreendedores, para alguns a usabilidade é mais direta como no caso de profissionais liberais e microempreendedores, para outros serve como guia de carreira dentro de uma empresa e tantos outros que mudaram suas vidas pessoais e de suas famílias com mais tempo para eles ou outras atividades.

É uma organização de suas ideias pessoais, do seu modo de pensar, de suas ações, que valores elas possuem, para quem eles servem, como você transmite isso, o que recebe em troca e outros conceitos que unidos e organizados mudarão ou aprimorarão sua forma de pensar e agir.

No mundo atual e competitivo empresas têm que se adaptar e mudar o tempo todo, portanto, profissionais e Empreendedores também. Além de saber reconhecer as oportunidades, usar suas melhores habilidades para que todos ganhem. Você e seus Clientes precisam muito de satisfação.

O Cliente de satisfazer suas necessidades e você a sua satisfação pessoal de um negócio bem sucedido, uma venda, um serviço, um agradecimento do seu Cliente ou mesmo a indicação do seu trabalho a outro. E claro, a satisfação financeira em muitos casos.

Satisfação não é apenas felicidade, mesmo por que o conceito de felicidade cada pessoa tem o seu, satisfação é mais que isso, é saber que está no caminho certo, que as pessoas admiram sua ideia, seu trabalho e consomem isso mesmo que seja apenas na aceitação e não em uma compra.

Comece pela sua satisfação

Enquanto escrevia esta séries de artigos fui distribuindo aos poucos alguns textos e apresentando os conceitos deles para algumas pessoas. Novos Empreendedores, novos varejistas e outros com vasta experiência de mercado, professores (alguns mestres e doutores) e profissionais de diversas áreas.

Mesmo tendo a certeza do que escrevo sempre fica aquela pequena ansiedade do que vão dizer, criticar ou sugerir pelo conhecimento que eles já possuíam.

Nestas apresentações é que minha satisfação ia a níveis estratosféricos, pois todos demonstravam grande surpresa ao conhecer esta minha “provocação” do novo comportamento Empreendedor e do que sugiro como um guia para este redescobrimento pessoal e profissional. E o melhor, muitos deles quando conheciam já me convidavam para participar de alguma ação, aula, curso ou palestra relacionados a este tema ou faziam bons elogios e críticas.

A melhor parte da minha satisfação é saber que mesmo com uma antiga ideia de auxiliar Empreendedores só consegui colocar isso em prática quando me redescobri usando o método do Modelo de Negócio Pessoal que apresento agora a você.

Começando o seu Modelo de Negócio Pessoal (Business Model You)

Cada bloco, como chamamos as partes do quadro (Canvas), tem sua importância e merece sua atenção especial.

Baixe grátis o Quadro do Modelo de Negócio Pessoal.

Por enquanto conheça cada um destes blocos e como comumente chamamos em Português. Sem tradução literal para melhor entendimento.

  1. Quem é Você? O que Você Possui? (Recursos Principais)
  2. O que Você Faz? (Atividades-Chave)
  3. Quem Você Ajuda? (Clientes)
  4. Como Você os Ajuda? (Proposta de Valor)
  5. Como Chegam até Você? Como Você entrega? (Canais)
  6. Como Vocês interagem? (Relacionamento com Clientes)
  7. Quem Ajuda Você? (Parcerias Principais)
  8. O que Você ganha? (Fontes de Receitas e Benefícios)
  9. O que Você oferece? (Estrutura de Custos)

Vá tentando responder estas questões.

Pode ser da seu jeito mesmo.

O importante é que a resposta seja curta e bem objetiva. Com poucas palavras.

Nos próximo artigos veremos com mais detalhes cada bloco do nosso quadro e suas aplicações.

Por isso é importante que você Participe da Eu Quero Clientes para receber todos os conteúdos gratuitamente.

Baixe grátis o Quadro do Modelo de Negócio Pessoal.

Compartilhe este texto com outros empreendedores e ajude o empreendedorismo a crescer em nosso país!

A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!

Guilherme Evangelista

Guilherme Evangelista

Consultor - Eu Quero Clientes

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar