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Quando a curiosidade vira negócio

Quando a curiosidade vira negócio

Muita gente se pergunta: de onde vêm as ideias para criar um negócio, um produto ou um serviço? Cristiana Arcangeli é especialista em criar novidades e sair na frente do mercado da beleza. Mas a beleza para ela, não é apenas estética. É qualidade de vida e saúde.

Palestrante no Summit Sebrae PR 2018 e, atualmente, dona de cinco marcas, Cris Arcangeli está entre os maiores empreendedores do Brasil e contou para a plateia do evento como sugiram suas operações e as lições que aprendeu ao longo desse período. O mais interessante é que a inovação, para ela, veio através da sua curiosidade e das próprias necessidades. 


A empresária, que hoje é apresentadora do programa Shark Tank Brasil (Negociando com Tubarões) na Sony, - reality show que une empreendedores e investidores -, mudou de profissão para empreender, porque desejava cuidar melhor do seu cabelo e com produtos naturais. Após ter cursado e atuado na Odontologia, uma tese requisitou pesquisas com plantas e Cris decidiu desenvolver seu próprio xampu, porque ela afirmava que o seu cabelo era difícil de cuidar. Foi assim que surgiu a Phytoervas, a primeira marca de xampus com base natural e sem sal. E esse foi apenas o começo da sua jornada como empresária serial. 

Um das suas mais recentes criações foi o Beauty Drink, bebida da marca Beauty’in, criado depois de uma viagem da empresária para o Japão. Numa farmácia local, Cris encontrou um shot de colágeno na prateleira e trouxe para o Brasil para descobrir quais os componentes do produto. O item havia sido desenvolvido no Japão para ser consumido como bebida, mas tinha um gosto ruim. Cris então passou a produzir uma bebida gostosa e saudável que contivesse colágeno, o que ela começou a chamar de colágeno de beber. Entretanto, como o componente perde vitaminas em contato com a água, foi necessário criar uma embalagem diferenciada que misturasse o colágeno com o líquido apenas no momento de consumir, garantindo a eficácia dos benefícios, com a preservação dos nutrientes. Foi dessa forma que a empreendedora ganhou prêmios de inovação e passou a oferecer diversos produtos com o componente, que hoje são encontrados no varejo e primam pela beleza que vem de dentro.


A empreendedora serial ressalta que o caminho para o sucesso foi bastante complexo, em muitos casos, inclusive, houve erros e fracassos. Entretanto, decisivo é identificar o erro e reparar rápido, mas persistir na busca dos seus objetivos e ter resiliência para superar os obstáculos. O que ela mais de orgulha de dizer é que os empreendedores possuem uma força extraordinária, por acreditar e ir à luta pelo seu propósito, que foi o que a moveu durante toda a sua existência. 

Entre outras dicas da empresária estão a coragem de investir em algo novo, a busca por competências emocionais, o desenvolvimento de funcionários empreendedores que tenham a inovação como parte da cultura da empresa, menos graus hierárquicos e, tão importante quanto todos os outros, testar e medir resultados daquilo que você está se propondo a oferecer e solucionar.
 

Clube Sebrae
Suzane Marie
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Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades do Clube Sebrae!

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