[ editar artigo]

Quais heróis você e cada membro da sua equipe mais se parecem?

Quais heróis você e cada membro da sua equipe mais se parecem?

 

No início do primeiro filme dos Vingadores cada herói tenta vencer a guerra sozinho e são todos derrotados, mas, o aprendizado que tiveram nesta situação deve ser considerado uma vitória. Eles percebem a ausência de um propósito comum entre eles e a falta de trabalho em equipe.


O propósito acaba surgindo quando os heróis são comunicados que o agente da SHIELD Phil Coulson morreu. Como ele era carismático e acreditava na Iniciativa Vingadores, sua morte acaba se tornando o propósito que a equipe precisava para trabalhar unida, cada um agregando com seu talento.

O que tudo isso tem haver com o mundo empresarial e, ainda mais importante, como pode agregar para um empreendedor e/ou um líder?


Em nossas equipes de trabalho precisamos de algo similar, ou seja, um propósito claro e comum a todos. Além disso, precisamos que todos se conheçam bem para, desta forma, os talentos atuem de forma complementar.

Cada Vingador tem um perfil único, cada um com motivações muito diferentes. Leia o artigo Como se automotivar e motivar sua equipe , nele você aprenderá como superar o desafio de criar um ambiente motivar e lidar com diversos perfis de colaboradores.

Faça uma analogia entre o perfil de cada herói do filme vingadores em relação a sua empresa, descubra com quem você e cada membro da sua equipe mais se assemelha. É importante que você lidere sua equipe conforme o seu perfil e de cada colaborador, de modo que trabalhem aproveitando o que cada um tem de melhor.

Hulk é um colaborador que tem personalidade forte, fala o que pensa, é o cara da atitude, da execução, da ação, não tem "mimimi", é explosivo, mas, no fundo é uma boa pessoa e "pau pra toda obra".

Thor se assemelha àqueles colaboradores que se acham melhor do que os demais, que diz trabalhar melhor sozinho, porém, com um bom líder para lhe orientar percebe que tem muito a aprender e a contribuir para a equipe.

Homem de Ferro é o aquele colaborador inovador, questionador, com dificuldade de respeitar hierarquia, age por por impulso, então necessita de supervisão e direcionamento constantes. Mas, é de extrema importância ter este perfil na empresa, ele pensa fora da caixa e faz com que a empresa saia da zona de conforto. 

Gavião Arqueiro é aquele cara que tem sempre a percepção aguçada e abrangente sobre um projeto, enquanto a Viúva Negra tem o equilíbrio e destreza para tarefas árduas que ninguém quer. Eles se enquadram no perfil produtivo, algo desejado e comum em todas as equipes, mas, devido às inúmeras urgências diárias nas empresas, acabam por fazer o líder cair em uma armadilha; esses colaboradores estão sempre sobrecarregados, o que acaba desmotivando-os.

Por fim, o Capitão América é aquele perfil carismático, estrategista, agregador, ponderado, excelente comunicador e com total ciência de que é sempre melhor trabalhar em equipe. As vezes age como um idealista inocente, mas trata-se de um líder estratégico e de pensamento rápido em emergência. É uma cola que mantém a equipe unida. Um perfil completo de um grande líder.

É importante ressaltar que não existe ninguém melhor do que o outro, não tão pouco rótulos, mas a necessidade de todos da equipe se conhecerem e aproveitar o melhor o talento de cada um.

Clube Sebrae
Rafael Souza
Rafael Souza Seguir

Analista de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP no Escritório Regional de São José dos Campos, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios.

Ler matéria completa
Indicados para você