Que tal transformar seu negócio em uma franquia?

Você sabia que nos Estados Unidos cerca de 62% dos negócios são franquias (e outros tipos de redes) enquanto no Brasil apenas 19% dos estabelecimentos estão estruturados desta forma?

O que isso importa para o meu negócio?

Normalmente o que acontece no mercado americano depois de um tempo acontece por aqui. Isso significa que as franquias ainda vão crescer bastante. Quem faz parte de uma grande rede tem várias vantagens em relação a quem tem apenas uma ou duas unidades.

Algumas destas vantagens são:

• Poder de barganha na negociação com fornecedores (comprando em grandes quantidades torna-se um cliente com poder e consegue melhores preços e condições).
  • Capacidade de investimento em Marketing (cada unidade contribui com um pequeno valor que somados permitem grandes ações de divulgação da marca).
  • Aprendizado muito mais rápido (as práticas realizadas nas unidades e que deram bons resultados podem ser compartilhadas na rede beneficiando a todos). Se alguma unidade está com alguma dificuldade pode consultar a rede para ver se alguém já passou por aquela situação e assim pode saber como deve agir para superar esta dificuldade).
  • Facilidade para resolução de problemas (se alguma unidade está com alguma dificuldade pode consultar a rede para ver se alguém já passou por aquela situação e assim descobrir rapidamente qual o melhor forma de superar tal situação).

Difícil competir sozinho contra uma rede, não é?

Então você tem que fazer parte de uma rede! Pode ser como franqueado, comprando uma franquia, ou como um franqueador, montando sua própria rede de franquias.

Para você que já tem um negócio legal, ao montar uma rede de franquias, poderá ter um negócio muito mais lucrativo e ainda ajudar muitas pessoas que querem empreender e poderão fazer parte de uma rede sendo seus franqueados.

Ao ser uma franqueador, além das vantagens acima, que são geradas só por fazer parte de uma rede, terá ainda os seguintes benefícios:

• Receberá de cada novo franqueado um valor referente a Taxa de Franquia (valor pago para poder fazer parte da rede).
  • Receberá mensalmente de todos os franqueados os valores referentes a royalties (valor pago pelo uso da marca e pelo suporte). Normalmente é um percentual do faturamento.
  • Receberá um valor de todos os franqueados mensalmente para fazer ações de marketing para "a sua marca". Uma boa marca tem valor, e ela é sua!
  • Poderá deixar de atuar na operação (dia a dia do negócio) e conseguirá atuar no estratégico (planejamento do futuro do empresa).

O Sebrae tem várias ações para ajudar na criação de redes de franquias. Algumas são em parceria com a ABF - Associação Brasileira de Franchising, como o Franquias Brasil e o Programa Franquias Paraná, que é desenvolvido em parceria com a Fecomércio-PR.

Para aprender como ser um franqueador aproveite a oportunidade para fazer um curso gratuito e online.

Continue acompanhando o Clube Sebrae para saber mais sobre como montar uma franquia.

Sucesso! E até a próxima.

Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir