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Quem é seu público mais valioso?

Quem é seu público mais valioso?

Como descobrir quem é seu público mais valioso, utilizando Google Analytics?

Olá novamente! Como gerente de comunidade do Clube Sebrae, eu estou constantemente analisando os relatórios do Google Analytics para descobrir coisas interessantes sobre as pessoas que navegam no Clube e entender quem são essas pessoas e traçar um perfil delas com base em dados demográficos, localização, etc.  

Você já deve ter lido que usar dados é muito legal para o seu negócio, e Google Analytics é uma ferramenta importante e bla bla blá. Na minha experiência, o que eu percebo é que, na maioria das vezes, as pessoas usando o Google Analytics não passam do relatório que mostra quantas pessoas entraram no meu site.

Quer saber como ir além e usar o GA para saber quem são os usuários mais valiosos para o seu negócio usando essa ferramenta incrível?

Vem comigo.

Para fazer essa análise eu basicamente segui 3 passos:

1- Criei um segmento avançado chamado “Membros Engajados no Clube”

2- Filtrei os dados desse segmento

3- Analisei os dados demográficos

Se você não entendeu o que significa cada um desses passos, fica tranquilo que vou mostrar como fazer cada um deles. O mais importante é chegarmos juntos ao resultado dessa análise.

Tudo o que você precisa é ter acesso ao Google Analytics e obviamente ter a ferramenta corretamente implementada no seu site.

  1. Criar um segmento avançado.

Essa é uma funcionalidade muito importante e que poucos sabem que ela existe. O que acontece é que quando você está olhando para os relatórios, o que você está vendo é uma grande média entre os visitantes do seu site. Acontece que as pessoas acessam por diferentes motivos.

É impossível seu site ser relevante para todo mundo.

Isso é uma verdade. Seu site (e seu negócio) nunca será para todos.

Dentre as pessoas que navegam o Clube por exemplo, existem pessoas que estão atrás de uma informação e vão embora e outras se engajam com a proposta de valor de trocar conhecimento, outras lêem para se informar. Enfim, existem várias razões que fazem uma pessoa navegando chegar até você. Sabendo disso, o GA tem uma funcionalidade que permite filtrar e segmentar um público-alvo que você deseja olhar mais de perto.

Essas são todas as pessoas que navegam seu site. Mas e se você quisesse analisar apenas o que as pessoas “vermelhas” fazem no seu site?

É para isso que usamos a funcionalidade de Segmentos ou Público-Alvo

Onde ela fica?

Esta opção fica logo abaixo do nome do relatório.

Então eu criei um novo segmento chamado “membros engajados no Clube”. E quem são essas pessoas? Para mim, se a pessoa entrou mais que 3 vezes e visitou o Clube nos últimos 15 dias, pode-se dizer que é um membro dedicado e engajado com o Clube. Esse foi o segmento que eu criei. Veja como é simples criar essas regras

Sim, de todos os 30 mil usuários por mês que passam pelo Clube, estamos olhando apenas 888 usuários, que representam 2,8% de todo o tráfego? Sim, estas são as pessoas que eu considero Membros mais fiéis. Se o Clube fosse um ecommerce, era para essas pessoas que eu iria focar minhas campanhas e dar as melhores ofertas. É a velha regra dos 80/20, que diz que 80% da sua receita vem de 20% dos seus clientes. É isso que estou fazendo aqui nessa análise: Descobrir quem são meu público mais valioso.

2- Filtrar esse segmento

Agora que eu tenho criado esse Público-Alvo chamao “Membros Engajados’ eu posso visualizar todos os relatórios do Google Analytics filtrando apenas essas pessoas.

Tudo o que você precisa fazer é clicar na seta para baixo no Filtro “todos os Utilizadores” e clicar em Remover.

Pronto, agora eu consigo analisar apenas os dados dos meus Membros mais engajados.

3- Analisar dados dos relatórios:

3.1- Dados demográficos:

A primeira coisa que eu gostaria de saber é qual era o público predominante de acordo com sexo e idade desse público engajado.

Sexo me pareceu bem equilibrado. Já a idade, foi possível ver como esse público é predominantemente entre 25 e 34 anos. Isso me ajuda inclusive a direcionar a linguagem com esse público.

3.2) Geolocalização:

De onde é esse meu público mais engajado?

Fica bem autoexplicativo que as pessoa mais engajadas no Clube são do Paraná. Quase 50% do meu público mais engajado vem daqui.

Para ver como a análise segmentada ajuda muito. Quando eu olho o relatório geral, ou seja, todas as pessoas que passam pelo Clube, a maior parte dos acessos vem de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, quando falamos de pessoas engajadas, o jogo muda. Interessante não?

3.3) Conteúdo de interesse

Aqui está uma das melhores descobertas do meu público engajado. Quais os assuntos eles mais têm interesse.

Ao olhar o relatório de artigos mais lidos, eu me deparei com isso.

Se você analisar de perto, os artigos mais lidos fazem parte do Grupo Sebrae Trends, uma coleção de artigos dentro do Clube que fala sobre Tendências e Coolhunting.

https://clubesebrae.com.br/sebrae-trends

Particularmente, eu também curto muito os artigos publicados nesse grupo e recomendo muito que vocês sigam. Vale a pena.

3.4) Origens de Tráfego:

como você deve saber, o Google Analytics tem um relatório que permite descobrir de onde as pessoas estão vindo. Quais as fontes de tráfego para o seu site. No caso do Clube Sebrae, por ser uma plataforma de conteúdo, boa parte vem do Google.

Mas, analisando somente nossos usuários mais engajados, pude perceber uma grande influência dos chamados Sites de Referência. Isto é, qualquer site ou blog que tenha um link para algum conteúdo do Clube Sebrae.

Entre os sites de referência, podemos entrar no detalhamento e ver a diferença entre essas duas fontes de tráfego para o Clube. O Beracode é a plataforma na qual o Clube foi construída e por isso traz um tráfego mais preparado porque são usuários que entendem a importância do Marketing de Conteúdo, marketing digital e Gestão de Comunidades e por isso mais facilmente engajam-se com a proposta de valor do Clube, que é compartilhamento de conhecimento entre empreendedores.

Por outro lado o Taboola é uma ferramenta de Publicidade Nativa, e traz tráfego. É um tráfego que lê bastante notícias na internet, porém não se identifica com a razão se ser do Clube. Isso fica bem claro comparando o tráfego que eles trazem Total Vs. Tráfego de membros engajados.

Descobertas:

Viu a quantidade de descobertas foi possível apenas criando uma visualização dos usuários mais engajados? Que tal fazer esta mesma análise para seu site, para seu ecommerce, ou para seu blog?

Não deixe de compartilhar aqui nos comentários o que você descobriu.

Além disso, eu escrevo alguns artigos sobre Marketing Digital aqui no Clube. Espero que goste

Abraços

 

Clube Sebrae
Matheus Ferraz
Matheus Ferraz Seguir

Escritor e consultor de SEO @Upwell

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