[ editar artigo]

Quem precisa do certificado digital?

Quem precisa do certificado digital?

Independentemente da sua posição - se você está pensando em dar início a uma nova carreira ou se já é um empreendedor com mais experiência - acredito que tenha percebido que essa jornada de empreendedorismo requer uma série de conhecimentos. A busca por informação não deve cessar em momento algum, até porque, vivemos em uma época em que tudo muda rapidamente e, o que era novo até ontem, hoje se torna obsoleto.

Em um mercado muito mais competitivo, é preciso aprimorar-se cada vez mais e buscar a excelência sempre. Hoje em dia, por exemplo, existe uma série de conhecimentos que são imprescindíveis para quem deseja avançar com seu empreendimento.

Já ouviu falar em certificado digital?

Acredito que muitos de vocês já viram ou até já fizeram uso de carimbos, assinaturas e selos para comprovar a autenticidade de um determinado documento. Essa era uma prática bem comum até alguns anos atrás. Natural que, com o avanço da tecnologia, ela fosse aprimorada.

O mercado atual demanda uma agilidade muito maior nos processos e, então, para isso, quase sempre utilizamos a internet. Mas para garantir a segurança e autenticidade das informações que trafegam na rede, é preciso que tomemos alguns cuidados. Aí que entra o Certificado Digital.

Essa ferramenta eletrônica é equivalente à assinatura que fazemos no papel e que comprova a identidade de uma pessoa física ou jurídica, possibilitando assim, a autenticidade em termos de autoria, o sigilo e controle sobre as informações. Também, garante a validade jurídica de transações e documentos eletrônicos na internet, além da integridade das informações, evitando que os dados transmitidos de uma máquina para outra sejam interceptados e alterados.

Com o intuito de agilizar alguns processos, o certificado digital viabiliza que vários procedimentos e transações eletrônicas sejam realizados sem que haja a necessidade de se deslocar até uma unidade física.

Tipos de certificado digital

Dois tipos de certificados digitais são bastante utilizados, são eles: o A1 e o A3. Vale ressaltar que ambos são seguros. Veja as diferenças entre eles:

Certificados A1

Esse tipo de certificado digital é completamente (me perdoem a redundância) digital mesmo. Isso porque não está vinculado a qualquer dispositivo externo ao computador. A chave privada deste certificado é gerada em um software e fica armazenada em um computador ou programa de computador.

Certificados A3

Diferente do A1, esse tipo de certificado é gerado e armazenado em um hardware, ou seja, ele é vinculado a um dispositivo fixo que pode ser um cartão ou um token (que é parecido com o popular pendrive).

Quem pode e quem deve usar o certificado digital

Todas as pessoas jurídicas e físicas que desejam realizar atividades online de maneira segura, podem fazer uso do certificado digital. Em alguns casos, ele é obrigatório, como nos locais que emitem nota fiscal eletrônica e as inscritas no regime tributário de lucro real ou presumido.

Como adquirir um certificado digital para seu negócio

Para obtê-lo é preciso que você procure uma Autoridade Certificadora - que é uma instituição autorizada pela Receita Federal a autorizar e certificar sua empresa - podendo ser uma entidade pública ou privada. Após procurar, escolher uma Autoridade Certificadora e o tipo de certificado digital que deseja adquirir, seja A1 ou A3, você deve reunir os documentos exigidos para a emissão do certificado e agendar uma visita presencial. A Autoridade Certificadora então, irá verificar todos os documentos e, se não houver qualquer irregularidade, dará início ao processo de emissão.

Quais as vantagens

Fato é que, o certificado digital, se tornou um aliado e tanto na rotina de trabalho. Inúmeras são as vantagens de adquiri-lo:

  • Redução de despesas

O certificado digital poupa gastos com diversas impressões de documentos e, também, com o armazenamento de toda a papelada. O que, também, pode ser encarado como atitude sustentável, até porque, permite que diversas atividades sejam realizadas sem o uso de papéis, resultando, posteriormente, em uma quantidade menor de lixo.

  • Tempo

Vivemos cercados de um amontoado de obrigações, trabalhos, compromissos e outras atividades que tomam muito do nosso tempo. Natural que, cada vez mais busquemos maior praticidade na hora de realizar qualquer tarefa.

O certificado digital pode ser um grande aliado nesse sentido, pois ao realizar diversas atividades pela internet você, muitas vezes, não terá que se deslocar de um ponto a outro. Pode ser o fim de algumas filas e horas perdidas no trânsito, por exemplo.

  • Mobilidade

Por se tratarem de dispositivos eletrônicos e práticos para se usar, os certificados digitais podem ser facilmente levados de um canto a outro sem qualquer problema. É possível que você trabalhe e envie informações, arquivos, onde e quando quiser, sem precisar estar no escritório, por exemplo.

  • Segurança e confidencialidade

De nada vale poder enviar informações confidenciais com rapidez e facilidade se isso não for feito com segurança. Basta acompanhar os noticiários para nos deparamos cada vez mais com casos de ataques cibernéticos, violações de mensagens e informações sigilosas.

Sendo assim, o certificado digital auxilia a garantir que um conteúdo não seja violado ou perca a sua autenticidade. Você terá a segurança de enviar informações sem que elas sejam modificadas ou acessadas por terceiros.

Já tem seu certificado digital?

Certificado digital é sinônimo de avanço, segurança, rapidez, sustentabilidade e fluidez. Em um mundo extremamente dinâmico, é imprescindível que cada atividade se torne mais rápida e fácil de ser realizada.

Essa nova tecnologia veio para facilitar e muito a vida de todos os seus usuários, permitindo que de forma segura e sigilosa, as transações sejam feitas com o máximo de velocidade. É o fim da burocracia em demasia, que exigia o deslocamento para consultar alguma informação ou concluir determinada atividade.

Como o certificado digital é um aliado à praticidade, você garante mais tempo para empregar em outras atividades. Então, que tal escrever um post aqui no Clube Sebrae contando um pouco da sua experiência? Tenho certeza que você tem algo bom para dividir conosco, seja um conhecimento ou até mesmo uma ideia. Ela pode ajudar outros empreendedores a avançar. Aqui no Clube Sebrae abrimos espaço o tempo todo para que essa troca de conhecimento possa nos levar a novas ideias, novos negócios, novos desafios. Curta e compartilhe esse artigo nas redes sociais!

Clube Sebrae
Thiago Franklin dos Santos
Thiago Franklin dos Santos Seguir

Profissional de Letras pela Estácio de Sá, certificado em Produção de Conteúdo pela Universidade Rock Content. Conhecimento avançado de técnicas de Copywriting, SEO e Marketing Digital. Conhecimento básico de Desenvolvimento para Web.

Ler matéria completa
Indicados para você