Quem são os millenials e como eles vão impactar o seu negócio
[editar artigo]

Quem são os millenials e como eles vão impactar o seu negócio

Se você está ligado nas novidades e tendências de negócios provavelmente já deve ter ouvido falar da geração Y, também conhecida como geração dos millenials. Antes que você comece de novo a se perguntar o que comem e onde vivem estes indivíduos, me deixe te tranquilizar.

Composta por pessoas que vêm impactando de forma definitiva todo o mercado consumidor, esta nova geração sofre influência direta da tecnologia e da ruptura que a inovação nos modelos de negócios vem provocando nos últimos anos. Chegou a hora de você entender definitivamente quem são estas pessoas e de que forma elas podem impactar o desenvolvimento da sua empresa.

<<Baixe agora a pesquisa que fizemos sobre os Millenials e o seu impacto na criação de novos negócios. É GRATUITO!>>

Quem são?

Para começar é importante entender o que caracteriza as pessoas que fazem parte deste grupo, até mesmo para você compreender quem pode ser considerado millenial e quem não pode.

Em linhas gerais os millenials são todas as pessoas nascidas entre o ano de 1980 e o começo dos anos 2000. Ou seja, são indivíduos que, em linhas gerais, possuem hoje entre 20 e 35 anos. Diferente da geração anterior à deles que nasceu no período pós-segunda guerra mundial, nos anos marcados pela guerra fria, os millenials cresceram em um mundo diferente.

Especialmente se analisarmos as duas décadas entre 1980 e 2000 vamos perceber um período que contou com término da guerra fria, abertura do mercado e da política, estabilização da moeda, surgimento e popularização da internet e dos computadores pessoais. Mais recentemente, ainda, é possível relacionar esta geração ao crescimento acelerado das plataformas mobile, do consumo colaborativo e das startups.

<<Baixe agora a pesquisa que fizemos sobre os Millenials e o seu impacto na criação de novos negócios. É GRATUITO!>>

Falando sobre as características de personalidade destas pessoas, podemos citar alguns aspectos comportamentais bastante marcantes. A primeira delas, e quem sabe uma das mais impactantes, é a não linearidade tanto de atitudes quanto de pensamento destas pessoas.

Isto significa que para eles as hierarquias tradicionais e o modelo de trabalho convencional não fazem sentido. Ao invés disso preferem um mundo mais horizontal onde eles podem ser multitarefas e transitar em diversas atividades diferentes. Propósito de vida, para eles, vale muito mais que uma carreira de sucesso.

São pessoas que cresceram junto com o desenvolvimento da tecnologia digital de comunicação, e por conta disso, são indivíduos super conectados e visuais. Nunca antes uma geração teve acesso a tanto conhecimento, em tempo real e independente do dispositivo necessário para isso. Se comunicam o tempo todo e de forma instantânea se valendo muito mais de recursos visuais, como fotos e vídeos, do que de texto.

<<Baixe agora a pesquisa que fizemos sobre os Millenials e o seu impacto na criação de novos negócios. É GRATUITO!>>

O que comem? Onde vivem?

Entre as principais características dos millenials é claro que não poderia faltar os hábitos de consumo. Enquanto a geração anterior se preocupava muito com a posse de bens, os millenials têm uma ligação muito maior com a experiência e a solução de problemas. Ou seja, querem usar mas não querem ter. A ascenção de serviços da sharing economy, inclusive, como AirBNB e Uber, não me deixam mentir com relação a isso.

Falando em sharing economy, esta nova geração tem uma coragem muito maior para compartilhar e colaborar com outros indivíduos. Pessoas que começaram compartilhando seus arquivos via torrent e sua vida pessoal nas redes sociais, agora dividem também espaços de trabalho, meios de transporte, roupas, habilidades e até tempo.

No âmbito do aprendizado estas pessoas também trouxeram novos hábitos, já que acreditam muito mais em um modelo horizontal e colaborativo de aprendizado. Sem distinção entre professores e alunos, todos podem aprender juntos. Vivem uma vida que valoriza o presente, e onde não existe apenas uma forma de fazer cada coisa. Existem problemas e soluções, apenas.

É com base nesta mentalidade, portanto, que você deve pensar seus negócios daqui em diante. Esta é uma geração que busca novos serviços e produtos, com integração tecnológica, flexibilidade, customização e colaboração. Quem não se atentar a isso, fatalmente vai ficar para trás.

Você não quer ser um deles, não é mesmo? Então acesse o link aqui abaixo e faça download da pesquisa completa que fizemos sobre os millenials. Sua empresa agradece!

<<Baixe agora a pesquisa que fizemos sobre os Millenials e o seu impacto na criação de novos negócios. É GRATUITO!>>

Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir

Mkt Digital e Conteúdo @ Beracode

Continue lendo
Indicados para você