Quer aumentar o alcance das suas publicações no Instagram? Veja 4 dias sobre o uso das hashtags ;)
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Quer aumentar o alcance das suas publicações no Instagram? Veja 4 dias sobre o uso das hashtags ;)

O Instagram é uma rede social que não para de crescer no mundo inteiro, e especialmente no Brasil. Nós já somos o segundo país em número de usuários, ficando atrás apenas dos EUA e atingindo 35 milhões de contas.

Principalmente se o seu negócio tem um forte apelo visual, como por exemplo empresas que oferecem produtos ou serviços relacionados à moda, beleza e gastronomia, marcar presença na rede social pode ser uma ótima alternativa para atingir seu público potencial e fortalecer sua marca, como já comentei por aqui anteriormente.

É claro que a principal dica para ter sucesso no Instagram é pensar em formas criativas e atrativas de retratar o seu produto ou serviço e fazer com que as pessoas queiram comprar o que você tem a oferecer. Mas as hashtags podem te ajudar a atingir mais pessoas e aumentar seu engajamento.

Pode parecer óbvio para alguns, mas mas você sabe qual é o real objetivo das hashtahs? Ao contrário do que muita gente ainda pensa, elas não estão lá "de bonito", as palavras utilizadas logo após o símblo "#" formam uma espécie de manismo de busca, sendo assim, a função das hashtags é acumular conteúdos semelhantes e facilitar a pesquisa por determinados temas.

Pra te ajudar a usar essa estratégia de maneira positiva para seu negócio, separei algumas dicas interessantes baseadas nas principais dúvidas que ouço de clientes do dia a dia. Vamos lá? :)

1 - Seja específico

Evite utilizar #bom dia, #love, #instagood e termos amplos. Por serem muito populares, seu post vai ter pouquíssimo destaque entre tantos outros, e vai ser posicionado ao lado de conteúdos dos mais variados estilos e assuntos, sem foco algum.

Ou seja, você não tem como saber se atingiu seu público ideal. Pode até acontecer de sua publicação receber algumas curtidas, mas elas serão de pessoas que dificilmente se tornarão clientes.

Então pense em como as pessoas buscariam pela sua empresa, e tente segmentar por assunto, por localização, por tempo ou como achar melhor.

2 - Cuide com os excessos!

Não existe uma regra ou um número máximo de hashtags que sua empresa deve utilizar, mas dizem que tudo o que é demais faz mal, não é?

Então concentre-se na regra número 1 e foque nos termos que você considera que são mais interessantes para o se negócio, variando de acordo com o assunto da publicação, e buscando atingir um público mais específico, que tem mais chances de interagir com você e até comprar o que você está oferecendo.

Algumas vezes, é possível até incluir a hashtag no meio do texto, como uma palavra normal. Com o tempo você vai observando quais são os termos que te trazem um destaque maior. Faça testes, procure novas opções, sem a necessidade de inundar a publicações com #s.

3 - Inspire-se

Uma ótima forma de saber quais são as tendências em hashtags no seu segmento é acompanhar, de tempo em tempo, como os concorrentes estão trabalhando com isso.

Analise os perfis de lojas que focam no mesmo público que o seu, de marcas que você oferece ou que são similares às suas, que você admira e acha legal. Assim você pode tirar algumas ideias e aplicar aquelas que forem relevantes para seu negócio.

Outra forma de conseguir opiniões é conversando com seus próprios clientes. No momento da venda, aproveite para bater um papo com o consumidor e entender o que ele busca no Intagram, quais são os perfis que ele gosta, quais os termos que ele usa quando quer procurar pelo que você oferece e o que faz com que ele interaja na plataforma.

4 - Pense na possibilidade de criar sua própria hashtag

Dependendo da sua área de atuação e do perfil dos seus clientes, criar uma hashtag com sua marca e incentivar o uso dela pelos consumidores pode ser uma estratégia bem bacana.

Dessa forma, é possível acompanhar um pouco do que estão publicando sobre você, e talvez, até utilizar esse conteúdo na sua própria página.

Uma loja de roupas, por exemplo, ao incentivar o uso da hashtag com seu nome pode publicar em sua página imagens dos looks montados pelas clientes (desde que elas autorizem, é claro). Muitas pessoas se sentem lisonjeadas e gostam de servir de inspiração para outras.

Inclusive, pessoas que ainda não conhecem sua empresa e estão pensando em visitá-lo podem conseguir mais informações além daquelas oficiais, que você mesmo compartilha. Os clientes mostram o ponto de vista deles, e você ganha mais visibilidade.

Com essas dicas básicas já é possível explorar o universo das hashtags e conquistar um alcance maior para sua publicações :)

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