[ editar artigo]

Quer vender online? Veja 3 motivos para começar com Marketplaces!

Quer vender online? Veja 3 motivos para começar com Marketplaces!

Com a popularização crescente da internet e, principalmente, de grandes e-commerces (lojas virtuais), o desejo de pequenos e micro empresários de se aventurar nesse universo das vendas pela internet tem se tornado algo bastante comum.

Geralmente, a primeira coisa que passa pela cabeça desses empresários que pretendem oferecer seus produtos online é criar um e-commerce próprio da sua marca, sem saber a fundo quais são os esforços que a empresa precisa investir para que o resultado seja positivo.

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, não é só colocar um site de vendas no ar para que os consumidores do país inteiro comecem a comprar de você. O buraco é um pouco mais em baixo...

Uma dica bem bacana para quem quer começar a vender pela internet e testar se esse estilo de negócio é adequado para sua marca são os Marketplaces, locais onde várias empresas, de vários segmentos,  anunciam os seus produtos, o consumidor pode decidir com facilidade os itens que quer comprar e paga tudo de uma só vez. Alguns marketplaces bem conhecidos no Brasil são Mercado Livre, OLX e Elo7.

Para facilitar a compreensão, vou listar 3 motivos pelos quais sua empresa deveria começar a vender online com a ajuda de marketplaces. Confira ;)

1 - Investimento reduzido

Muita gente ainda tem receio de comprar pela internet, especialmente se for em um site novo, ainda sem credibilidade e que não é conhecido. Por isso, além do custo inicial para desenvolver sua própria loja online, você precisaria investir muito mais em divulgação em sites de busca, redes sociais e no marketing digital da empresa como um todo.

Isso não significa que não se deve promover produtos à venda em marketplaces nas redes socais, elas continuam sendo um ótimo aliado na divulgação dos seus produtos. Afinal, quanto mais acessos você tiver de pessoas interessadas, melhor :)

2 - Possibilidade de testar o modelo de negócio

Vender online não é tão simples quanto muita gente pensa. O processo de entrega do produto, estoque, administração, atendimento e logística demanda bastante dedicação, tempo e conhecimento. Além disso, é importante que sua empresa ofereça um produto que se destaque, com um preço atrativo e construa um bom relacionamento com os clientes, pois estará concorrendo com grandes marcas e inúmeras empresas.

Por isso, antes de querer vender na internet é imprescindível que você coloque tudo isso na balança e certifique-se de que seu negócio tem uma equipe capacitada para resolver todas essas questões. Afinal, a reputação da empresa na internet conta muito! E atrasos na entrega dos produtos, falhas no envio e demora no atendimento podem arruinar suas vendas.

Se depois de um tempo se dedicando a isso você perceber que não era o que esperava e que não vale a pena persistir nesse modelo de venda, pode simplesmente parar. O investimento terá sido bem menor do que com seu próprio e-commerce e fica o aprendizado para futuras tomadas de decisão da empresa.

 

3 - Tráfego maior

Por estarem no ar há bastante tempo e contarem com a presença de diversas empresas, os marketplaces têm a imensa vantagem da alta visibilidade. Eles já são conhecidos, já são muito acessados e passam uma certa segurança para quem compra.

Montando sua lojinha no Mercado Livre, por exemplo, você acaba pegando uma carona em uma marca que já está consolidada no mercado e a chance de possíveis clientes te encontrarem é muito maior do que se você começasse com um site desde o início.

Concluindo, o comércio online é sim muito promissor e uma ótimo oportunidade de ampliar seu negócio, mas é preciso estar preparado para oferecer o que o consumidor espera. Sendo assim, anunciando seus produtos em marketplaces você economiza recursos, aproveita o fluxo intenso de pessoas e consegue desenvolver s reputação da marca.

Precisa de ajuda para trabalhar com o Marketing Digital da sua empresa? Entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Somos uma franquia de marketing digital focada no micro e pequeno empresário e podemos te ajudar. Estamos presentes nas 3 maiores cidades do Paraná:

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.br Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.br Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou (44) 997077798

  

 

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você