Quero aumentar os negócios do meu comércio atacadista. Por onde começo?

Se você é empreendedor do comércio atacadista provavelmente já sabe que este segmento representa um mercado gigantesco. Conhecido entre empresários pela sua natureza B2B (Business to Business) o atacado reúne empresas de grande porte que chegam a ter orçamentos que superam o PIB de diversos países.

Todo esse poderio de negócio se traduz em uma realidade tão ou até mais concorrida que o varejo, com empresas que por vezes misturam sua atuação — os chamados atacarejos. Para ajudar a aumentar os negócios do seu comércio atacadista, reuni neste post algumas estratégias eficazes de marketing e vendas para você aplicar na sua empresa hoje mesmo.

No começo, o planejamento

Como qualquer segmento de mercado, os desafios de quem empreende no comércio atacadista são específicos e inerentes ao setor. Encontrar o posicionamento ideal de mercado, conquistar clientes corporativos e se diferenciar para além do preço são apenas alguns dos objetivos possíveis para uma estratégia de marketing B2B. Tudo isso parece natural para grandes players do segmento, mas e para os pequenos?

Conforme afirma o professor e palestrante Marcelo Esteves, mestre em Administração, o processo é mais difícil nestes casos mas não inacessível. O segredo, para ele, está na confecção de um planejamento antecipado que leve em conta, de forma cuidadosa, a hora certa para investir em cada ferramenta disponível. Neste caso a estratégia escolhida vai depender das características de cada empresa e da sua relação entre produto, mercado e compradores. Neste contexto, podemos destacar três ferramentas essenciais para este trabalho.

Análise SWOT

Conhecida por muitos profissionais de administração e negócios, a análise SWOT é quem conduz a empresa na avaliação dos aspectos negativos e positivos dos ambientes interno e externo da empresa. Reúne as potenciais forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que podem prejudicar a operação do negócio.

Benchmarking

O benchmarking nada mais é que o processo de comparação com a concorrência, e que consiste em entender suas melhores práticas para buscar trazê-las para a organização. Veja que não estamos falando simplesmente de uma cópia, mas sim uma compreensão das práticas para uma adaptação à realidade do seu negócio.

Segmentação de clientes

O entendimento do público-alvo é essencial para qualquer negócio. Por este motivo que este item é dos mais importantes, já que a segmentação de mercado nada mais é que o processo de reconhecimento dos distintos grupos de consumidores com potencial para se tornarem clientes da sua empresa. É esta segmentação que vai indicar como cada segmento de cliente da empresa deve ser abordado e contatado.

Integração entre marketing e vendas

Existem empresas que não conseguem compreender a relação entre estas duas áreas. Por conta disso, trabalham de forma independente, muitas vezes até acreditando que são concorrentes dentro da organização. No entanto, se o seu objetivo é o crescimento do negócio, na hora de colocar o planejamento em prática é importante atentar para uma boa integração entre os profissionais de ambas as áreas. Ou seja, as estratégias escolhidas por você podem variar, mas é importante que a empresa esteja preparada para aproveitar a implementação para atingir o crescimento.

Integrar marketing e vendas significa trabalhar a comunicação de forma integrada para que não só os profissionais de marketing compreendam a abordagem da marca, mas também aqueles dedicados às vendas. Isso significa alinhar os interesses dos envolvidos, de forma que o marketing trabalhe para tornar a marca conhecida entre o público-alvo, para que os vendedores possam ter uma base de prospects aquecidos e com potencial de compra para trabalhar.

Não importa qual a estratégia e quais iniciativas de marketing e vendas você vai escolher para investir no crescimento do seu negócio. Entender o mercado, seu segmento de atuação e o público-alvo é o primeiro passo. É este trabalho inicial que vai dar o norte que sua empresa precisa para se lançar em um caminho de crescimento e desenvolvimento.

Faça também o seu cadastro aqui no Clube Sebrae e compartilhe seu conhecimento com outros empreendedores. A comunidade agradece!

Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir