[editar artigo]

Quero organizar a minha empresa, por onde começar?

Olá,

Muitos empresários com os quais eu converso comentam que querem "dar uma organizada" na empresa, mas não sabem como, nem por onde começar.

Como aqui não tem enrolação, o negócio é o seguinte: para começar a organizar a sua empresa VOCÊ tem que ser bem organizado.

Você é desorganizado se:

-esquece reuniões que havia marcado (mesmo que tenha marcado há mais de um mês não existe desculpa para esquecer, afinal inventaram um negócio chamado agenda!)

-chega atrasado para compromissos (imprevistos acontecem, mas são raros, não dê desculpas para você mesmo)

-não tem seu dia já planejado ao acordar

-não tem suas prioridades bem definidas

- deixa a vida te levar

- dorme mal, se alimenta mal, etc.

Se você já é bem organizado na sua vida pessoal e profissional, pode para de ler aqui, muito em breve publicarei um outro post, o título provisório é: Sou um empresário organizado, agora que organizar minha empresa, como faço?

Agora se você ainda pode melhorar na sua organização pessoal continue lendo este post.

Ser um empresário organizado significa que você tem o controle sobre sua vida. Pode parecer que estou entrando num assunto um pouco fora da atividade empresarial, mas pode ter certeza que não estou! É impossível você querer organizar sua empresa se você não se organizar primeiro. Para que você seja organizado existem muitas dicas e ferramentas, para começar vou passar duas que são "matadoras": Agenda e Microplanejamento.

1) AGENDA: sei que é básico, mas vejo muita, realmente muita gente que não a usa de maneira adequada. Cada vez que ouço: Esqueci que havia me comprometido com isto; Esqueci que tinha esta reunião; Esqueci....Esqueci.... Claro que na correria que enfrentamos atualmente esquecer as coisas é muito fácil para qualquer um, mas se você colocar na sua agenda e usá-la da maneira correta não tem como esquecer.

Dicas:

-Use uma agenda que seja integrada com o seu e-mail e com seu celular, a agenda deve fazer parte da sua rotina,.

-Cada vez que se comprometer com alguma coisa coloque imediatamente na sua agenda, mesmo que não tenha uma data especifica, anote para alguns dias para a frente para que possa tomar as providências necessárias.

Eu uso a agenda do Google integrada com meu e-mail. Funciona muito bem e é grátis. Se você tiver alguma dica de aplicativo de agenda que também funcione bem, compartilhe conosco.

2) MICROPLANEJAMENTO

Estamos acostumados com grandes planejamentos, mas tudo começa com o microplanejamento. Eu chamo de microplanejamento aquele que envolve o dia seguinte. Funciona assim:

Na noite anterior você precisa ter o seu seguinte todo programado, deixando pequenos blocos de tempo reservados entre os compromissos, imprevistos acontecem e assim você terá um colchão de tempo para proteger seu planejamento. Procure deixar intervalos 1 ou dois intervalos de 15 minutos durante a amanha sua manha e mais dois durante a tarde para isto. Se nenhum imprevisto acontecer, excelente! Aproveite para meditar, isto também vai ajudá-lo a ser mais organizado.

-Regra de ouro: tudo o que for fazer amanhã deve ser planejado hoje, querer planejar durante a execução não é planejar (para planejar não esqueça de usar a sua agenda).

Esta dica não é minha, é do Obama, sério!

Se gostou deste artigo, de uma olhada também no meu site franqueador.com

Clube Sebrae
Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir

Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

Continue lendo
Indicados para você