[editar artigo]

Redução de custos para fabricação de tapetes voadores

Tem coisas que não tem como jogarmos para debaixo do tapete. Para a empresa Montreal Tapetes, saber exatamente o custo de produção de cada tipo de tapete era essencial para a rentabilidade do negócio. Todo pedido de orçamento, a primeira coisa que a empresa precisava fazer era calcular quanto essa demanda iria custar e para isso, lá se iam horas e horas extras para chegar na resposta. Sendo assim, a empresa decidiu que era hora de investir em um projeto de inovação que tornasse a área de custos mais eficaz.

Através do programa Sebraetec, a empresa contratou a consultoria da Innovation Office, empresa especializada em projetos de inovação, que auxiliaram nesse processo de transformação na área de custos.

Para iniciar o projeto, estudamos com muita atenção os produtos do cliente, para elaborar a Estrutura do Produto, ou seja, item a item, todos os elementos que compunham cada um dos tapetes produzidos.

Próximo passo: estruturar o Fluxo de Materiais e o fluxo de Informações.

O que isso quer dizer?

Entender quem faz pedido, de qual matéria-prima, entrega onde? quem recebe? Quem planeja a quantidade? Dá para imaginar a quantidade de matéria-prima e e-mails de um lado para o outro, né? Todo esse levantamento serviu de subsídio para a elaboração da ferramenta de controle de custos para cara tipo de produto. Uma vez que tínhamos todas essa informações do nosso cliente. elaborar a ferramenta que instrumentalizou o processo da gestão de custos foi quase uma consequência.

Com esse conhecimento em mãos, a Innovation Office desenvolveu uma ferramenta exclusiva capaz de calcular os custos unitários diretos e indiretos de produção de cada tipo de tapete, além de ser possível monitorar o orçado versus realizado para todos eles. Incrível, não?

Redução de Custos

Já no primeiro mês, o cliente percebeu que, com o controle e metas definidas, não havia mais necessidade da contratação de horas extras e o volume produzido havia aumentado.

"Antes do programa Sebraetec, nosso cliente controlava empiricamente apenas 10 tipos de produtos. Com a ferramenta desenvolvida pela Innovation Office, eles passaram a controlar 3.072 tipos de produtos em segundos. E, por consequência, a orçamentação da empresa passou de dias de duração para aproximadamente 1 hora." Agora você imagina a redução de custos com contratação de horas extras e desperdícios que a empresa Montreal obteve?

“Foi um excelente projeto que nos fez olhar para nossos processos de forma diferente”

Clube Sebrae
Roberto Luchini Perez
Roberto Luchini Perez Seguir

Diretor Executivo - Innovation Office

Continue lendo
Indicados para você