[ editar artigo]

Robôs montadores de cadeira

Robôs montadores de cadeira

Quantas vezes você se bateu para montar uma mesinha ou uma estante que você comprou pela internet? 

Eu vou ser sincero contigo. Semana passada comprei essa luminária nova para meu escritório, e confesso que precisei dar uma passada pelo manual.

Resultado de imagem para luminaria branca articulada

Agora vou te contar uma coisa que vai te deixar espantado com o futuro:

E se eu te dissesse que existe um robô que monta o seu novo armário ou escrivaninha? 

Não tão impressionado?

E se eu te dissesse que o robô, lê o manual, aprende, e depois monta para você?

Isso mesmo.

Estudantes da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura desenvolveu um robô que lê as instruções da loja de móveis pré-fabricados IKEA e monta em menos de 20 minutos. 

O conjunto de braços mecânicos, sensores e câmeras que já havia montado uma mesa de centro, agora é capaz de montar uma modelo conhecido de cadeira dessa loja. 

É só o começo:

Você pode até pensar:

- E aí ler um manual e montar uma cadeira?

Eu ainda estou estupefato com o vídeo que eu acabei de ver. Se você pensar, é um processo que além dos movimentos complexos e precisos que esta atividade exige, ainda tem a questão da cognição. Esta é um robô diferente das máquinas que montam carros há mais de 10 anos. Estas máquinas até então eram programadas para repetir uma série de movimentos, enquanto este robô é capaz de compreender as informações de um manual.

Segundo o professor que trabalhou neste projeto, este é um projeto que levou a capacidade dos alunos a um novo limite. E para mim, eles conseguiram. 

Um robô capaz de "aprender" a montar algo através de um manual, nos leva a uma infinidade de novas possibilidades, e possivelmente é uma descoberta que eleva a capacidades desses robôs em montar para um crescimento exponencial. 

Machine Learning:

Claramente, a diferença desse robô para outros está no machine learning. Percebam no vídeo que o robô não foi capaz de montar "logo de cara" e foram necessárias 4 tentativas até que finalmente o robô aprendesse a montar a cadeira em 8 minutos e 44 segundo - provavelmente mais rápido do que eu levaria para montar. 

Pode ser porque hoje pela manhã eu postei uma entrevista com o consultor e professor Jameson Moreira sobre indústria 4.0, ou porque eu adoro falar sobre tendências e futuro. Seja qual for a minha motivação, cá estou eu compartilhando esse avanço incrível. 

Gostaria de propor um desafio:

Nós já vimos aqui no Clube, o caso de robôs dinossauros que trabalham como recepcionistas em um hotel no Japão e o carro autônomo do Google.  Se você tiver outros casos de robôs fazendo atividades humanos, compartilhe conosco aqui no Clube. Vamos denunciar esses robôs malditos que estão tomando nossos empregos. (rsrsrs). Compartilhem outros cases que te deixaram estupefatos como eu fiquei com esses robôs montadores de cadeira. 

Um grande abraço

 

Clube Sebrae
Matheus Ferraz
Matheus Ferraz Seguir

Escritor e consultor de SEO @Upwell

Ler matéria completa
Indicados para você