ROI em Marketing Digital: saiba o que é e como calcular
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ROI em Marketing Digital: saiba o que é e como calcular

A mensuração de resultados nas estratégias de comunicação online é um assunto que ainda causa muitas dúvidas entre os profissionais que desejam investir. Calcular o ROI em Marketing Digital, por exemplo, é essencial para guiar o investimento, garantindo que você continue trabalhando com estratégias que realmente estão dando resultados na prática.

Se o seu objetivo é expandir e promover sua empresa por meio do Marketing Digital, descubra já como calcular seu ROI. Feito isso, basta colocar sua campanha em veiculação e ficar atento aos números. Vamos lá?

O que é ROI em Marketing Digital?

ROI,  significa Retorno Sobre Investimento (Return on Investment), e  é uma métrica que mostra o resultado que você conseguiu por meio de suas campanhas on-line.

Esse cálculo te mostra, de maneira específica, se seus investimentos estão no caminho correto e se as suas metas estão sendo atingidas. Ele apresenta, em valores reais, o quanto cada real investido está rendendo para você.

Como calcular o ROI?

Ok, já vimos na teoria o que é ROI, agora é necessário colocar esse conhecimento em prática. O cálculo é realizado usando uma fórmula bem simples:

• ROI = (Lucro - Investimento) / Investimento

Ou seja, você pega o faturamento gerado durante o tempo da campanha (lucro), diminui o valor de investimento total e depois divide o resultado também pelo valor gasto.

Se preferir visualizar o valor em porcentagem, é só multiplicar o resultado do cálculo final por 100. Quer um exemplo?

Vamos supor que um pequeno empresário decide investir R$ 500,00 em anúncios no Facebook por um período de 3 meses. Depois desse tempo, ele verifica seu faturamento foi de R$ 1.500 com os clientes que conquistou.

Sendo assim, calculamos o ROI da seguinte maneira:

ROI= R$ 1.500 (Lucro) – R$ 500 (Investimentos) / R$500 (Investimento)

ROI= R$ 1.000 / R$ 500

ROI= 2

Multiplicando por 100, podemos constatar então que esse empresário teve 200% de lucro com sua campanha no Facebook.

O que fazer depois de conseguir os resultados do ROI?

Imagino que você esteja pensando: "Entendi como se faz o cálculo do ROI em Marketing Digital, mas e agora?" Realmente, essa é uma pergunta muito importante.

Apesar de nosso exemplo ter sido fictício, na prática você pode passar por situações bem parecidas, pois é completamente possível atingir resultados relevantes com investimento em Marketing Digital, mesmo começando com um baixo investimento (até menor que no exemplo) e, à medida que suas campanhas forem funcionando de maneira positiva, com um ROI cada vez mais expressivo, o ideal é continuar investindo e, assim, otimizar gradativamente suas campanhas.

O resultado do ROI em Marketing digital não serve apenas para apresentar números. Ele é essencial para analisar os resultados, e a partir disso, pensar em outras estratégias de Marketing que possam, futuramente, expandir seu faturamento.

Agora que você já entendeu sobre o ROI, é só desenvolver as campanhas! Precisa de ajuda? O Elefante Verde é uma franquia de marketing digital que pode te ajudar :)

Buscamos facilitar o processo de divulgação online, fazendo com que até os leigos consigam trabalhar sem dificuldades. Estamos presentes nas principais cidades do Paraná, entre em contato:

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Thaís Verdério
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