[ editar artigo]

Rotina apertada? Veja sete aplicativos que ajudam a organizar o dia

Rotina apertada? Veja sete aplicativos que ajudam a organizar o dia

Já vem de longo tempo aquela frase de desabafo dita por mim, você e zilhões de outras pessoas no planeta de que o dia “deveria ter vinte e cinco horas”! Nas últimas décadas o tempo realmente pareceu encolher em virtude de drásticas mudanças de natureza econômica, social e tecnológica, elevando à enésima potência a frase anterior. Levando-nos a nos deparar com uma equação de, em muitas ocasiões, difícil, para não dizer impossível, solução: Como organizar nossas atividades diárias sem que nos esqueçamos de eventos importantes?

Curiosamente, ou não, o auxílio veio exatamente na forma de benesses tecnológicas chamadas aplicativos, ou simplesmente, app. Fáceis de serem encontrados e baixados em nossos dispositivos móveis, eles possuem uma infinidade de propósitos, inclusive, o de ajudar a organizar nosso dia. E é sobre eles que iremos falar em nosso artigo.

O contexto temporal

Atualmente, o acúmulo de situações e ambientes com o qual o homem se relaciona atingiu um número tão incomum, que se constitui em uma tarefa árdua organizá-los sem que isso gere ansiedade, estresse ou irritação, para dizer o mínimo.

Lidar com o companheiro/a, filhos, familiares, amigos, trabalho, educação, academia, eventos sociais, viagens, a casa, as contas, as redes sociais e tantos outros levou as pessoas a inundar suas agendas diárias fazendo com que o tempo diminuísse.

A memória também sofreu um impacto muito grande por ter de assimilar tantas informações simultaneamente, levando ao esquecimento de compromissos, inclusive, importantes. Como forma de defesa natural, ela foi se tornando mais seletiva, dividindo com outras pessoas ou com outras ferramentas, a dura tarefa de estar ciente quanto a todos os compromissos e tarefas resolver.

Aí aparecem os apps para nos socorrer. Vamos conhecê-los com mais detalhes:

1 - Wunderlist

Para começar a falar de app que ajuda na organização do dia a dia nada como começar com um dos mais respeitados. O Wunderlist tem como objetivo principal proporcionar a seu usuário uma organização completa e perfeita de uma lista de tarefas. Possibilita que se tenha um nível de controle completo sobre todos os pontos que ainda estão pendentes para a conclusão de seus afazeres.

Uma grande vantagem desse app é que a natureza das atividades que podem ser contempladas com seu uso varia desde coisas muito simples, como por exemplo, efetuar a compra de um ingresso para o cinema. Ele permite, também, a organização de coisas mais complexas como a organização de um jantar para 50 pessoas.

Por possuir uma natureza colaborativa é possível anexar arquivos em PDF para o compartilhamento de informações e experiências, iniciar conversas com outros usuários e, até mesmo, agilizar a consecução de um passo importante referente a uma tarefa de sua lista delegando tarefas.

Microsoft One Note

Aqui temos um app com a chancela de uma das maiores empresas do planeta, o que não é pouca coisa. Além do poder da marca, o Microsoft One Note conta com o aval de vários profissionais que o utilizam na organização de suas tarefas diárias. Ou seja, a credibilidade transmitida por ele aos usuários já é um grande diferencial.

Sua vantagem número um é o fato de ter uma integração com a suíte do Office, pacote de programas mais usados nos escritórios e empresas de todo o país. Sendo assim, qualquer arquivo gerado em Word, Excell ou Power Point é perfeitamente compartilhado.

Nele, ao inserir suas informações, você conta também com o benefício de anexar fotos e arquivos de áudio. Caso você tenha contatos que também o use, é possível fazer o compartilhamento desses arquivos em tempo real.

Mas apesar de todas as ferramentas do OneNote ser gratuitas, aqueles recursos que possibilitam tal compartilhamento online necessitam de uma assinatura da licença do pacote Office.

Trelllo

O Trello é reconhecido no mercado como um dos melhores apps para organização de tarefas e projetos por meio do uso da metodologia Kanban. Essa metodologia tem como característica a criação de uma série de cartões de organização de tarefas para que todos aqueles que estejam envolvidos nelas tenham noção de seu status.

Desenvolvedores, gerentes de projetos e profissionais de comunicação são verdadeiros entusiastas dessa metodologia. Sua versão para celular é quase tão poderosa quanto a versão online.

Possui um grande número de recursos e uma interface bastante simples e objetiva. Além de tudo o Trello é 100% gratuito.

Google Keep

Agora, se o que você busca na organização de suas tarefas é agilidade o Google Keep é uma das ótimas soluções disponíveis no mercado. Seu manuseio é bastante simples e se assemelha aos post-its aos quais tanto estamos acostumados no nosso dia a dia.

O conceito principal gira em torno de centralizar aqueles lembretes rápidos do cotidiano em um único lugar. Ele também permite ao usuário a edição de imagens e arquivos de áudio. Com uma conta Google, é possível fazer a sincronização dos dados para salvá-los na nuvem e assim poder acessá-los a qualquer hora e lugar.

Opttimize Me

O Optimize Me é um aplicativo bastante interessante. Seu objetivo é cuidar do bem estar de seu usuário, conhecendo integralmente o seu dia a dia. Para tal, ele divide as atividades da pessoa em quatro categorias: criatividade, rotina, saúde e prazer.

Para que o app possa fazer sua “mágica” é necessário gravar doze dias para todas as funções. Assim, com dados suficientes para que sejam analisado, ele gera gráficos e tabelas que relacionam as atividades em questão com o bem-estar do usuário. Com esse recurso é possível verificar quanto uma atividade específica afeta as áreas anteriormente citadas, ou seja, a criatividade, a saúde, o prazer e a rotina.

Outro recurso igualmente interessante é a possibilidade de marcar pessoas nas atividades do usuário mostrando quais são mais benéficas ao seu bem-estar. De posse de todas essas informações torna-se possível definir metas a serem atingidas.

HabitBull

A proposta do HabitBull é bem curiosa: Fazer o registro e realizar o acompanhamento de qualquer hábito que o usuário venha a cadastrar no app. À medida que o tempo vai passando torna-se possível, por meio da geração de gráficos pelo aplicativo, o acompanhamento da evolução dos hábitos.

E a natureza dos mesmos é absolutamente variável: você pode, por exemplo, acompanhar como seu hábito de limpar as lentes dos óculos evolui ao longo do tempo, bem como o hábito de pegar o celular para acessar alguma rede social.

Dentre vários recursos, o HabitBull permite programação de alarmes e exportação dos dados gerados.

O app está disponível para Android e iOS.

Evernote

Provavelmente o app que ganhou mais fama entre os profissionais que usam esse tipo de aplicativo, o Evernote permite que, ao fazer suas anotações, imagens, listas de verificação e de tarefas sejam adicionados a elas. Também é possível inserir arquivos de áudio, de vídeo, em PDF e, até mesmo, capturas de telas.

Aquelas notas que forem escritas à mão, cartões de visita e outros documentos podem facilmente ser digitalizados e integrados à tarefa, basta para isso que se aponte a câmera do celular para eles para que as respectivas imagens sejam salvas em seus arquivos. Algo muito interessante a respeito do Evernote é que todas as informações são sincronizadas e salvas na nuvem, podendo ser acessadas de qualquer ponto a qualquer momento.

As ferramentas mais simples são gratuitas, porém para que se tenha acesso aos recursos mais avançadas é necessário o pagamento de uma assinatura mensal.

Esperamos que a leitura tenha sido agradável e útil e que, de agora em diante, você não se atrase ou tão pouco se esqueça de compromissos importantes. Convidamos você a navegar pelo Clube Sebrae e embarcar em assuntos muito interessantes.

Clube Sebrae
Mário José Martins
Mário José Martins Seguir

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) e tenho um MBA Executivo em Marketing pela FGV. Tenho 25 anos de experiência profissional divididos em três campos de atividades: Educação, Serviços Linguísticos e Marketing.

Ler matéria completa
Indicados para você