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Saiba como avaliações, positivas e negativas, são importantes para sua empresa
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Saiba como avaliações, positivas e negativas, são importantes para sua empresa

Expor seus serviços e produtos na internet deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigação há um tempo. Qualquer empresa ou profissional que queira crescer, precisa incluir em sua rotina o hábito de trabalhar com redes sociais e se manter ativo e visível no ambiente online. Além de um site mostrando seu serviço, o profissional ainda tem que se preocupar em oferecer conteúdo relevante, conseguir avaliações positivas de clientes, estar bem posicionado nos mecanismos de busca, etc.

Neste texto vamos focar na importância de obter avaliações de seus clientes na sua fanpage no Facebook, seu site ou em guias colaborativos. Muitos empresários não se importam muito com o que estão falando sobre sua empresa na internet, mas isso tende a ser um grave erro que pode manchar sua imagem online.

Guias colaborativos são aqueles sites onde as pessoas dão nota para um estabelecimento ou serviço e comentam sobre a experiência que tiveram, como exemplo temos o Google Place, Yelp, Trip Advisor e Elefante Verde. Um comentário sobre você nesses guias pode ser responsável por fazer o cliente optar por comprar ou não.

Sendo assim, resolvi trazer alguns motivos para você não ignorar, e até começar a incentivar, esse tipo de avaliação sobre sua empresa. Confira!

Feedback fácil

Pessoalmente, muita gente se sente constrangida ao dizer sua opinião sincera sobre o estabelecimento, mesmo que você se mostre interessado e aberto à críticas. Por isso, acaba sendo complicado saber, de verdade, se o cliente gostou do seu serviço, se existe algo em que possa melhorar, se seu estabelecimento será indicado e se houve algum erro.

Mas, na internet, os usuários tendem a dar um feedback honesto de forma espontânea. Dessa maneira, fica mais fácil você identificar seus pontos positivos e negativos, e explorá-los como achar melhor.

Ajuda a resolver problema com clientes

Conforme as pessoas vão avaliando o serviço e apontando falhas, é possível ir corrigindo os problemas antes que outros clientes fiquem insatisfeitos. Dessa forma, quanto mais avaliações uma empresa recebe, mais chance ela tem de acertar.

O maior medo das empresas em se expor é a repercussão que uma avaliação negativa pode gerar. Quando algum cliente faz algum comentário ruim ou relata algum problema, não se desespere! Responder o comentário de maneira educada é uma chance de se redimir com o cliente, e ainda mostrar para as demais pessoas que você se preocupa com a opinião de quem frequenta seu estabelecimento e está disposto a corrigir o erro.

A primeira coisa a se fazer é conferir se a situação relatada realmente aconteceu, conversar com os funcionários se for preciso e garantir que isso não se repita. Depois, responda a avaliação se desculpando pelo ocorrido e, se for o caso, convide a pessoa a retornar ao seu estabelecimento (preferencialmente por conta da casa).

Assim, ela pode relatar uma nova experiência positiva, você acaba contornando a situação e transformando-a em algo a seu favor. Afinal, erros são comuns, e o consumidor entende isso. O segredo é não persistir no erro.

Interfere na tomada de decisão

Ao procurar por um serviço na internet, uma das primeiras coisas que os as pessoas olham é a avaliação de clientes. Esse costuma ser o diferencial entre utilizar ou não o serviço.

Já que na internet não é possível ver, tocar e testar o produto ou o serviço, as opiniões de quem já vivenciou essas experiências contam muito, mesmo que sejam desconhecidos, a ponto de convencer o usuário a formar uma imagem negativa.

E, mesmo se você tiver avaliações negativas, a maneira como você lidou com elas diz muito sobre você. Ver que a empresa reconheceu o erro, se desculpou e fez algo para mudar a má impressão, é muito importante.

Direciona uma possível propaganda

A partir do momento que sua empresa tiver um grande número de avaliações, você conseguirá identificar quais são os pontos mais elogiados pelos clientes. Muitas vezes, o que você acreditava ser seu ponto forte não causa tanto impacto, e pelos relatos você percebe o que agrada mais. Isso pode virar sua principal propaganda, seja o atendimento, o serviço prestado, a localização, qualidade do produto, etc.

Melhora o posicionamento no Google

Por meio das avaliações, o Google vai percebendo que o que você oferece é um serviço real e confiável. Isso aumenta as chances de sua página aparecer entre os primeiros lugares nas buscas. Como consequência, você é facilmente encontrado na internet e ganha destaque.

Se você ainda não trabalha para aumentar sua visibilidade online, e pretende começar, entre em contato com o Elefante Verde! Somos uma franquia focada em micro e pequenos empresários e podemos te ajudar ;)

Curitiba: Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 09740- 7051

Londrina: Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 6170 - Novo Centro | (44) 4141-5789

Marina Giombelli

Marina Giombelli

Marketing - Elefante Verde PR

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