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Saiba como usar cupons como estratégia de vendas

Saiba como usar cupons como estratégia de vendas

O uso de promoções como estratégia de vendas já é um recurso utilizado há muito tempo por comerciantes e empresários. Essa ferramenta de marketing sempre trouxe bons resultados, e por isso, é atemporal no mercado.

Esses retornos se dão devido ao poder de compra do consumidor, que são altamente atraídos por promoções, descontos ou outras vantagens que possam obter no momento da compra.

Com a internet funciona da mesma forma, os e-commerces passaram a oferecer cupons de descontos e de ofertas a fim de aumentar as vendas, faturamento e taxa de conversão. Por isso, a prática não beneficia somente os consumidores, mas quando utilizada de maneira correta, a estratégia é capaz de trazer respostas positivas diretamente às lojas e empresas.

Nesse post você verá como e quando usar os cupons como estratégia de vendas no seu negócio.

O que são cupons promocionais?

Muito famosos nos Estados Unidos, os cupons promocionais são uma espécie de anúncio de uma marca ou empresa que oferecem descontos, promoções e/ou brindes a partir de uma compra.

Geralmente, eles são oferecidos abertamente por meio do próprio site da loja ou redes sociais. No entanto, há também o envio selecionado por e-mail ou mensagens privadas, que podem ser encaminhados para clientes especiais ou para um grupo de clientes específico.

O controle para as lojas pode ser feito por meio de um código que pode ser digitado dentro do carrinho de compras ou de um link específico enviado para o cliente. Na maioria dos casos, os cupons promocionais são efetivados por meio de um código.

Como oferecer cupons promocionais de maneira estratégica?

Devemos ressaltar que os cupons de desconto e ofertas podem ser utilizados à vontade nas lojas online, no entanto, é necessário que seja realizado um planejamento estratégico com base no seu público e nos seus produtos.

Há inúmeras maneiras criativas de inserir os cupons promocionais nos canais de vendas online. Por isso, estude o seu público e defina quais tipos de promoções, ofertas ou descontos seriam mais interessantes para eles. No entanto, lembre-se que o seu público pode ter necessidades distintas, por isso, não hesite em lançar mais de um tipo de cupom ao mesmo tempo.

Veja abaixo como usá-los estrategicamente:

  • Use o poder da atração

A promoção possui alta capacidade de sensibilização e sedução. Logo, muitas pessoas acabam comprando por impulso, motivadas não só pela necessidade de um produto, mas, também, pelo preço baixo ou facilidade na compra. Dessa forma, os cupons são uma ótima estratégia para aumentar a influência e, também, a taxa de conversão dos anúncios.

  • Destaque os cupons de desconto na página inicial

A principal forma de inserir cupons em seu site é destacá-los na página principal. Assim, logo que o usuário acessar o site, ele será imediatamente atraído por eles.

  • Disponibilize cupons para mais de um produto

Recomenda-se que sejam disponibilizados cupons tanto para os produtos que possuem maior saída, quanto para aqueles que vendem menos.

No primeiro caso você consegue aumentar o número de compras, gerando mais vendas e lucro. No segundo, o cupom ajudará a divulgar um produto que tem pouca saída, fazendo com que o cliente conheça melhor o produto e tenha a oportunidade de comprá-lo por um preço mais acessível. Além disso, é uma boa forma de eliminar produtos que estão parados no estoque.

  • Associe descontos a compras em grande quantidade

Uma dica para aumentar o volume de vendas é oferecer descontos na compra de um produto adicional e relacionado. Por exemplo, caso o cliente já tenha comprado um produto anteriormente, você pode oferecer 15% de desconto na compra do segundo produto.

Ou, caso o consumidor tenha comprado um computador, você pode oferecer desconto na compra da mesa para computador ou mesa para escritório. São produtos relacionados e que, certamente, o cliente precisará em algum momento.

Quando devo oferecer cupons promocionais?

Saber quando oferecer cupons promocionais envolve não apenas escolher os motivos certos para o corte, mas também entender o momento certo e mais oportuno para oferecer esse tipo de promoção ao cliente.

Confira algumas dicas que o ajudarão nesse sentido:

1 - Ofereça desconto antes do processo de venda

O cupom de desconto deve ser uma ferramenta estratégica e não uma troca com o cliente. Por isso, ele deve ser oferecido antes do momento de compra.

Muitos vendedores têm o hábito de oferecer o desconto no meio do atendimento, depois que o cliente pede, ou ainda, antes mesmo de o cliente pedir para baixar o preço, o que soa muito mal.

Isso dá a impressão de que a loja estava cobrando a mais e utilizou esse desconto “na manga” para negociar com o consumidor. Isso pode prejudicar a credibilidade do negócio e ainda deixar o comprador mal acostumado. Por isso, procure evitar essa prática.

No entanto, quando a loja comunica o desconto de maneira antecipada, mostra que a ação foi planejada - e que o desconto não é algo comum, mas sim, uma condição especial oferecida aos clientes.

2 - Não abuse dos descontos

Outro ponto importante em relação ao momento certo de dar desconto tem a ver com o planejamento da estratégia.

Se você organizar, antecipadamente, todas as ações de descontos e ofertas que irá promover durante um período, conseguirá organizar melhor as finanças da loja.

Uma dica para planejar o momento certo para oferecer descontos aos clientes é focando no período que possui menos movimento. Por exemplo: suponhamos que você já sabe que setembro é o mês em que as vendas sempre diminuem. A partir disso, você pode oferecer descontos para a próxima compra dos clientes que já adquiriram algum produto nos meses anteriores, com validade até setembro.

Esse planejamento é importante, pois se os clientes sabem que o seu negócio oferece desconto todo mês ou toda semana, deixarão para comprar na loja somente nesses períodos, quando os preços estão mais baixos.

Aqui também vão algumas dicas de quando NÃO oferecer cupons promocionais:

  • Para atrair novos consumidores;
  • Para oferecer preço mais baixo que o do concorrente;
  • Para premiar a fidelidade dos consumidores;
  • Para driblar possíveis objeções.

Quando você dá descontos usando essas justificativas, você acaba esquecendo-se de levar em consideração o que realmente importa para o negócio, como:

  • Os diferenciais da sua loja;
  • Os objetivos específicos da empresa (que não devem ser vender e só);
  • O relacionamento em longo prazo com os clientes.

Desvantagens de oferecer cupons promocionais

Assim como toda estratégia de marketing, quando não realizada de maneira correta, a utilização dos cupons promocionais pode trazer mais desvantagens do que vantagens ao negócio. Quando não gerenciados de maneira correta, eles podem:

  • Afetar a credibilidade do negócio;
  • Deixar os clientes mal acostumados;
  • Dar a impressão de que o propósito é vender a qualquer custo;
  • Fazer com que os clientes comprem somente em períodos em que há descontos.

Vantagens de oferecer cupons promocionais

Se aplicada de maneira certa, a estratégia de oferecer cupons promocionais é capaz de trazer muitas vantagens ao negócio, como:

  • Aumento do volume de vendas;
  • Agilidade na venda de algum produto parado no estoque;
  • Fidelização de clientes;
  • Aumento do faturamento e do ticket-médio.

Os cupons promocionais são uma ótima opção para vender mais, aumentar o faturamento e alavancar a taxa de conversão de anúncios. No entanto, como qualquer outra estratégia de marketing, a ferramenta deve ser planejada e analisada de acordo com os objetivos do negócio.

Deve haver cuidado durante o planejamento de ações de cupons para que ninguém seja prejudicado - nem a empresa e nem os clientes. Isso porque, na verdade, a principal finalidade dos cupons promocionais é oferecer benefícios aos dois lados.

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