[ editar artigo]

Saiba mais sobre as Fintechs e como elas podem auxiliar a sua empresa

Saiba mais sobre as Fintechs e como elas podem auxiliar a sua empresa

O setor financeiro global tem sofrido transformações significativas nos últimos anos. O amplo acesso à internet e a mobilidade aliado à transformação digital, tem feito com que as agências bancárias tradicionais comecem a ficar obsoletas e busquem por renovação. E nesse cenário inovador, as fintechs surgem como as principais expoentes desse novo mundo.

Fintechs - o conceito e aplicação

As fintechs têm como base dois pontos muito específicos: o mercado financeiro e as aplicações tecnológicas. Aliás, o termo em si é a abreviação da expressão em inglês Financial Technology (Tecnologia Financeira).

Isso quer dizer que os serviços e produtos disponibilizados pelas fintechs abrangem diversos pontos do mercado financeiro, com o diferencial de que tudo é oferecido de forma mais rápida, prática e acessível, por meio de computadores, tablets e smartphones entre outros dispositivos.

As fintechs são empresas startups que fazem uso intensivo da tecnologia para oferecer aos clientes e usuários produtos e serviços do mercado financeiro de forma inovadora.

Essa inovação, na maior parte das vezes, parte de dois pontos: por meio da tecnologia ou do modelo de negócios - ou por ambos!

Atuação e importância das fintechs

Um dos pilares para o funcionamento e sucesso das fintechs é colocar a comodidade do cliente sempre em primeiro lugar. Isso quer dizer que muito daquele contato entre cliente e banco está ficando para trás.

As fintechs passaram a atuar exatamente onde os bancos tradicionais não atuavam e com isso, atraíram muitos interessados. Claro que tudo isso provocou um desequilíbrio nas instituições financeiras tradicionais.

As inovações trazidas pelas fintechs deixam claro como e porque a tecnologia deve ser usada como uma excelente ferramenta para tornar a vida dos clientes mais agradável.

Com isso, bancos tradicionais com seus serviços burocráticos começaram a pensar em soluções e investimentos em renovação para não perderem espaço ou ao menos conseguir concorrer com as fintechs.

Um exemplo dessa adaptação é o caso do Bradesco que desenvolveu e apresentou em 2017, o Next - um banco digital com opções de saques nas agências, descontos em serviços de aplicativos e sem anuidade.

Não dá para negar que as fintechs estão mudando profundamente todo o conceito e funcionamento do mercado financeiro, especialmente na relação entre empresa e cliente.

O que resta agora são as empresas tradicionais não perderem tempo e começarem a pensar em soluções cada vez mais alinhadas com as propostas das fintechs.

Serviços e produtos oferecidos pelas fintechs

A lista de serviços e produtos oferecidos pelas fintechs cresce a cada dia. A seguir, apontamos alguns dos principais disponíveis no mercado. Confira!

  • Contas digitais

Por meio das fintechs, pessoas físicas e jurídicas podem ter conta corrente digital. Ou seja, todos os recursos da versão tradicional, com o diferencial de ser muito mais prático e sem burocracia.

Basicamente, basta que usuário esteja conectado à internet para que possa fazer pagamentos, transferências, aplicações e consultas.

A titulo de curiosidade, esse tipo de serviço é o que mais tem preocupado as agências de bancos tradicionais.

Afinal, se tudo puder ser feito no conforto do sofá da casa, qual o seria o sentido das agências físicas?

  • Empréstimos

As fintechs oferecem a opção de análise e pedido de empréstimo 100% online.

O cliente consegue receber o dinheiro rapidamente com o diferencial de poder contar com taxas de juros atraentes e muito baixas.

  • Cartão de crédito

O sonho de muitas pessoas é poder contar com um cartão de crédito personalizado, com baixas taxas e sem anuidade.

Com as fintechs não apenas isso é possível com ainda o cliente pode fazer todo o gerenciamento pelo seu celular.

A ideia é que o cliente possa ter todo o controle de suas atividades financeiras como, por exemplo, aumentar ou diminuir seu próprio limite.

As baixas taxas de juros e melhores ofertas são possíveis porque as fintechs tem uma estrutura de funcionamento mais enxuta.

  • Seguros

Microsseguros para automóveis, viagens, vida e residência entre tantos outros também podem ser contratados digitalmente. Tudo feito de forma direta, sem burocracia ou intermediários.

  • Soluções em pagamentos

Um dos grandes diferenciais das fintechs são as soluções desenvolvidas para a faixa de público com renda mais baixa.

Por exemplo, mesmo que a pessoa não tenha acesso a internet ela pode confirmar determinada operação apenas recebendo uma senha via código SMS.

Outros modelos muitos interessantes em termos de soluções de pagamentos são os cartões pré-pagos e depósitos na conta digital por boletos.

  • Soluções empresariais

As empresas também se beneficiam com o crescimento das fintechs. Uma aplicação muito prática diz respeito às formas de pagamentos.

Há clientes que preferem pagar suas contas com boletos, outros com dinheiro e ainda há aqueles adeptos dos cartões.

Com as soluções oferecidas pelas fintechs, não importa muito qual a opção escolhida pelo cliente, ela estará disponível. E isso sem falar na economia gerada para a empresa.

Crescimento das fintechs

São vários os motivos que têm contribuído e possibilitado todo esse sucesso em torno das fintechs.

No caso do Brasil, uma das principais razões consiste no desenvolvimento e amadurecimento de todo o setor de inovação.

Além disso, empresas jovens estão surgindo todos os dias graças a mentalidade menos conservadora dos investidores.

Outro fator que teve muito peso no crescimento do setor no Brasil foi a regulamentação promovida em 2013, facilitando o uso e aquisição de serviços como cartões pré-pagos, operações e pagamentos via dispositivos móveis.

Maiores fintechs brasileiras

Como apontamos anteriormente, as fintechs são startups que atuam no mercado de soluções financeiras por meio da tecnologia e internet. A seguir, listamos três fintechs brasileiras:

Nubank - Essa fintech brasileira surgiu em 2013 e foi uma das pioneiras em termos de serviços financeiros.

Oferece algumas operações por meio do banco digital e atua como administradora de cartão de crédito.

Creditas - A Creditas atua no segmento de empréstimos oferecendo esse serviço com taxas menores quando comparadas com as praticadas pelos bancos tradicionais. Surgiu em 2012.

GuiaBolso - Também de 2012, o GuiaBolso parte da ideia de ajudar o cliente a gerenciar suas vida financeira.

Além de automatizar o orçamento, a plataforma ainda dá orientações que podem ser muito úteis na hora de tomar decisões financeiras

A dica na hora de escolher a fintech para contratação dos serviços é pesquisar um pouco sobre as opções no mercado.

Com certeza, será possível encontrar aquela que tenha soluções perfeitas para o perfil de quem procura.

Gostou do nosso post sobre fintechs? Então, aproveite e conheça as comunidades de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Clube Sebrae!

Comunidade Sebrae
Denisson Soares
Denisson Soares Seguir

Analista de Produção de Conteúdo. Atua no mercado de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Acompanha de perto tudo que acontece no mundo da tecnologia. Entusiasta de ideias inovadoras que ampliam os horizontes e as possibilidades das empresas.

Ler matéria completa
Indicados para você