[ editar artigo]

Torne-se relevante para seu público com o Marketing de Conteúdo

Torne-se relevante para seu público com o Marketing de Conteúdo

Uma das dúvidas mais comuns que ouvimos de empresários que estão começando a divulgação de seus negócios nesse mundo digital é: o que postar? Quais as informações meu site precisa ter, como fazer um post nas redes sociais que tenha um bom resultado, e, enfim, como chamar a atenção das pessoas para minha empresa? A resposta é simples: conteúdo.

O segredo é se imaginar no lugar do seu cliente. Em meio a tantas postagens e informações que vemos diariamente na internet, o que despertaria seu interesse? As pessoas não curtem uma página ou entram em um site somente para ver "propaganda", elas querem informações relevantes, entender melhor sobre certos assuntos e é isso que você precisa proporcionar a elas.

A seguir, vamos explicar o que é marketing de conteúdo, como ele funciona e de que forma você pode aplicá-lo em sua empresa para obter sucesso no meio digital. Confira!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia competitiva que visa atrair clientes para seu negócio e despertar o interesse deles pela sua marca, a fim de fidelizá-los por meio da criação de conteúdo relevante e bem elaborado, que gerem receita para sua empresa.

Com a publicação e divulgação de informações consistentes e valiosas para seu público-alvo, é muito mais fácil para uma empresa aumentar sua visibilidade e credibilidade em seu segmento, construir relacionamentos sólidos com seus consumidores e ganhar vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Como fazer isso?

Para fidelizar clientes, transformando potenciais compradores em consumidores assíduos, é necessário oferecer uma abordagem diferenciada e dinâmica para eles, tais como: textos relevantes para blogs, posts de conteúdo em redes sociais, tutoriais, vídeos demonstrativos, podcasts, newsletters e conteúdos explicativos detalhados de produtos e serviços.

A grande diferença se dá na forma como isso é feito. Antes de qualquer coisa, é necessário um planejamento de marketing, com objetivos bem definidos e conhecimento de seu público-alvo para conseguir aplicar com eficiência suas ações, como o tipo de conteúdo relevante que será produzido e onde ele será distribuído.

Como o marketing de conteúdo ajudará minha empresa?

Em vez de atingir diretamente seus clientes com propostas de vendas, promoções ou ofertas de serviço, através do marketing de conteúdo você envolverá seus potenciais compradores com uma série de temas e informações relevantes para ajudá-lo a tomar sua decisão de compra ou encontrar aquilo que busca.

Ou seja, por meio do conteúdo, sua empresa dialogará com seus consumidores, não somente com o intuito de vender, mas sim com um propósito maior e mais amplo. O objetivo é transmitir informações, fomentar conhecimento, tirar dúvidas, proporcionar entretenimento, despertar curiosidade e desejo para, por fim, promover sua marca, conquistar a confiança dos consumidores e um lugar em sua memória, alavancando suas vendas ou ampliando suas oportunidades de negócios.

Para se ter ideia, 78% dos usuários fazem pesquisas na internet diariamente, sendo 46% dessas consultas diárias por informações de produtos ou serviços. A partir daí, 60% deles procuram por empresas ou marcas após lerem conteúdo específico sobre eles.

Todos podem investir em marketing de conteúdo?

Sem dúvidas! Das grandes companhias às pequenas empresas, todos podem, e devem, investir nessa tendência que vem tomando conta do mundo digital.

De acordo com especialistas, o marketing de conteúdo é a forma mais eficiente e barata de para aumentar tráfego, gerar leads, impulsionar vendas e ajudar no crescimento de seu negócio. A lógica é: quanto mais interessante for seu conteúdo, mais as pessoas vão sentir vontade de compartilhar isso com amigos e conhecidos, e consequentemente, mais pessoas você atingir.

Além disso, segundo uma pesquisa da HubSpot, o marketing de conteúdo custa 62% menos por lead do que o marketing tradicional, oferecendo um Retorno sobre o Investimento (ROI) muito maior.

Basta produzir conteúdo criativo e diferenciado para ganhar destaque em seu mercado de origem de forma a proporcionar uma experiência de compra única e personalizada aos seus clientes.

Agora é só colocar a mão na massa! Ficou com dúvidas? Entre em contato com a Evolução Digital Consultoria que faremos o possível para te ajudar! Estamos presentes nas três maiores cidades do Paraná:

Curitiba: Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 

Londrina: Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou pelo WhatsApp clicando aqui (43) 99863-7485

Maringá: Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou pelo WhatsApp clicando aqui (44) 99963-8190

Acesse nosso site para mais informações!

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você