{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
A Empresária que decidiu
[editar artigo]

A Empresária que decidiu "arrumar a casa", com sucesso!

O programa 5S é conhecido por utilizar como base cinco palavras japonesas que começam com “S”.

  • Seiri, que significa utilização;
  • Seiton, que significa ordenação;
  • Seiso, cuja tradução é limpeza;
  • Seiketsu, que pode ser traduzida como higiene e
  • Shitsuke, que significa autodisciplina.

No universo corporativo, a proposta é utilizada para levar mais qualidade para as empresas por meio da organização e planejamento estratégico.Um sistema que busca deixar o empreendimento mais eficiente, independente do setor de atuação, aumentando a produtividade e reduzindo as despesas.

Na Be Litlle Confecção Infantil, instalada em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, a implantação do sistema foi fundamental para o crescimento, aumento da produção e organização sistemática do negócio.

hora de mudar alguma coisa

A empresária Luciana Bechara buscou a consultoria especializada do Sebraetec quando começou a perceber que, sem uma organização estratégica, poderia perder clientes. Além disso, ela notava que a falta de processo na produção estava atrapalhando o desenvolvimento da empresa.

“Uma empresa de confecção gera muitos resíduos. Eu precisava identificar um processo na produção para reduzir esses resíduos sem parar a produção”, conta. O programa 5S foi essencial para essa conquista. “Com a consultoria e a implantação do programa, a organização ficou melhor. Conseguimos identificar as paradas de produção, corrigir os erros e dar um treinamento melhor para os nossos funcionários”, diz Luciana. Para ela, a clareza de informação sobre cada processo ajudou a identificar e corrigir as falhas na produção.

resultados obtidos

O resultado foi a otimização do tempo e a melhora significativa no processo produtivo. A empresa produz aproximadamente 25 mil peças por mês e vende para a Região Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil, por isso precisava de mais profissionalização nos processos e a implementação do 5S foi fundamental.

A consultoria do Sebraetec, que adaptou o sistema para a realidade da empresa, também ajudou a descentralizar as operações, antes centralizadas nas mãos da empresária, a treinar funcionários e a realizar um planejamento mais estratégico.

A necessidade de buscar e reter talentos também foi identificada, criando mecanismos para estruturar melhor a produção e aumentar o faturamento.

“Se a empresa está bem organizada internamente, tem condições de vender melhor. É um crescimento natural”, considera a empresária.

Katia Michelle

Katia Michelle

Jornalista - freelancer

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar